sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SINCERIDADE

Sinceridade... A expressão do latim Sin cera, quer dizer sem cera. Dizem que nos tempos antigos , as pessoas compravam vasos de cerâmica, e para que a qualidade ser atestada os vendedores diziam que o vaso era perfeito,  o oleiro tinha usado cera, o vaso não tinha  recebido uma camada de cera para disfarçar as rachaduras que o fogo fez enquanto era cozido no forno. Não sei se essa história é verdade, sei que  a palavra sinceridade tem essa origem. Fico pensando na historinha e pensando que ser sincero é não disfarçar as imperfeições (nossas e das situaçoes que a vida apresenta), e ser verdadeiro. A gente é imperfeito e ás vezes a gente faz como o oleiro que disfarça as rachaduras do vaso, seguindo o fluxo do que a sociedade nos impõe. Muitas vezes a gente está ''maus'' e encontra alguém que pergunta se a gente está bem e a gente responde que está tudo bem. Outras vezes, a gente tem o impeto de dizer que a pessoa está bem vestida, bonita , quando a gente não está achando isso de verdade, a gente reage a um elogio ou simplesmente quer ser simpático.  Tem gente que usa do argumento que tem que ser sincero e franco e sai metralhando todo mundo , não faz questão nenhuma de ser agradável . Comportamentos extremos usando o mesmo argumento para justificar.  Sinceridade tem um preço. Fato é, que a gente precisa ser sincero com a gente mesmo em primeiro lugar e tratar todos como gostaria de ser tratado, porque  esse é o melhor termometro para atitudes com os outras pessoas . Sinceramente, se a gente agir assim, vai achar o meio termo e ainda ser sincero.Usar a sinceridade sempre para o bem... A vida é muito curta para que a gente não a curta...  Atitudes  sinceras transformam, marcam ... A vida é agora!! Ser sincero é uma forma de fazer a vida valer... Viva a vida!!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

MAIS UM NA MULTIDÃO...

Mais um na multidão... Gosto do exemplo  de vida da Madre Teresa de Calcutá. Uma pessoa comum, com todos os medos, dúvidas, sonhos, recalques, traumas, conquistas, alegrias, tristezas, vitórias, derrotas, fracassos, sucessos, que as pessoas comuns tem. Ela passaria despercebida em qualquer tumulto, ou mesmo no supermercado. Ela não era ''figurinha fácil'' nas revistas , não era ''arroz de festa'',, não era ''top'' do momento. Era uma pessoa como qualquer pessoa, uma senhorinha apagada,vestindo roupas brancas e véu com listra azul. Talvez, pelas roupas chamasse a atenção, mas, era tão franzina e simples que em meio a muitas pessoas era quase invisível.Ela poderia ter continuado assim, quietinha no seu canto, confortavelmente dentro do convento, frequentando a casa de suas alunas ricas, comendo bem, sem problema nenhum, quem a condenaria? A resposta seria ninguém, se não fosse seu senso de humanidade, seu senso de chamado,sua certeza de DEUS vê o que a gente faz, vê o que ninguém vê, ELE vê o coração , a intenção e ainda  seu senso de responsabilidade, que impeliram a quase invisível, a olhar quem o mundo fazia questão de não ver. A atitude dessa mulher que se a gente olhar, nem acredita que fez tanta coisa, faz  com que a gente se sinta impelido a ser melhor,  a servir. Diante da atitude dessa pessoa comum ,  a gente percebe que as pessoas comuns podem fazer diferença em outras pessoas. Coisas que nem mudam tanto a vida da gente podem transformar o mundo de alguém.A gente tem que se dar a chance e pensar que pode... A gente não pode pensar que por ser um ato  pequeno não vai adiantar. . A vida está ai, basta a gente querer , uma  pequena atitude pode fazer grande diferença., mesmo que nem a gente veja a diferença que faz/ fez. A gente é que escolhe a vida, a vida é a gente que faz.... Viva a vida!!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O LIVRO E A CAPA


O livro  e a capa.... A capa  é o  que chama a atenção num  livro. A gente olha a capa e tem uma primeira impressão, sobre o que pode ser lido. Sou  devoradora de livros e com o tempo aprendi que a capa é como bula de remédio, diz muita coisa  e na maioria das vezes a gente não entende nada. A capa faz parte do livro , mas, não é o livro. A gente não pode julgar um livro pela capa. Anda que na na capa, deixe em destaque  o conteúdo do  livro, quem vê a capa não vê o que está escrito dentro do livro. O que está escrito no livro, independente da capa,precisa ser lido para saber o que ele contém. A gente muitas vezes, na vida , olha as pessoas com um olhar de quem vendo a capa pode descobrir o que o livro tem. Mustas vezes, a gente é levado pelos comentários dos outros , e em outras a gente não vai com a cara da pessoa mesmo.  A primeira impressão não pode ser a que fica , se essa não for agradável a  nós. A gente tem que dar uma ''lidinha'' antes de achar algo de qualquer pessoa, se a gente se esforçar a gente consegue.A gente pode escolher nao se deixar levar pela primeira impressão. É mais sensato que   a gente se policie para não se precipitar em julgamentos, com a primeira impressão que a pessoa dá. Assim como quem lê a bula de um remédio tem uma noção do que o remédio faz, só tomando do remédio  para saber de verdade qual é o efeito que ele tem, com  gente tem que ser assim, a gente só sabe  quem a pessoa é , conhecendo.Gente é como livro se a gente não abre a capa e lê o que em dento não conhece de verdade. Quem vê cara não vê coração...   A vida é muito curta , a gente tem que remir o nosso tempo... A gente tem que cuidar para que a capa e o livro da nossa vida sejam coerentes e digam a verdade que a gente quer dizer... Afinal,  a gente só tem uma chance de escrever , só se vive uma vez . A vida a vale a pena .... Viva a vida !!!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

INCLUIDO NO PREÇO

 Incluído no Preço... Escutei uma história de um homem que no tempo dos pioneiros americanos , pegou um navio de imigrantes para os Estados Unidos, com um bilhete da classe mais baixa. O homem levou consigo uma bagagem pequena e um saco enorme de bolachas, suficiente para a viagem e ainda para os primeiros dias na América.. Como não era um navio de cruzeiro , as refeições eram servidas em horários determinados e se alguém descumprisse o  horário, ficava sem. O homem toda as as vezes que ouvia soar os alarme, saia correndo para onde estavam suas coisas , abria o saco e comia bolachas até se fartar, fazia isso em todas as refeições. Todos os dias, ele comia bolachas e sentia o cheiro da comida  do navio. O homem muitas vezes fingia que estava lá , com todo mundo, comendo algo diferentes das suas bolachas sem graça  e enjoativas. Um funcionário do navio se intrigou com isso e ficou vigiando o homem, até que descobriu que há dias o homem sobrevivia comendo bolachas. O funcionário, então, aproximou-se do homem e o convidou para almoçar com ele, mas o homem agradeceu e recusou o convite. No ultimo dia de viagem, homem  conversando com um passageiro do navio da mesma classe que ele , ouviu o quanto a comida do navio era  boa e que apesar de tudo ia  valer a pena a viagem. O passageiro perguntou,  então ,porque  ele nunca fazia as refeiçoes com todos. O homem disse que preferia bolachas, além do mais ,as refeições deveriam ser caras e ele não tinha como pagar. Espantado, o passageiro disse ao homem: - Não sai caro, nem barato, porque o bilhete que a gente comprou tem as refeiçoes incluídas no preço. O homem passou a viagem toda comendo bolachas, tendo o direito de comer três boas refeições por dia  Ás vezes na vida , a gente faz como o homem das bolachas, a gente tem o poder de mudar nosso destino, de fazer história, de tomar uma atitude, de comer á mesa e come bolachas. A vida tem um leque de oportunidades, um monte coisas para que a gente viva e muitas vezes, quando isso acontece a gente corre para o lugar em que a gente conhece, o lugar onde a gente guarda as bolachas e mesmo achando que não está bom, que está enjoativo e entediante, é o mais seguro e o mais sensato a fazer. A gente tem que viver tudo que tem para ser vivido... A vida está aí, para que a gente a curta , a viva plenamente, a gente não pode ficar comendo bolachas, a gente tem que viver  intensamente , com todas a nossas forças, por só se vive uma vez ... e viver ... faz parte da passagem , está incluído no preço. viva a vida !!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

IMPLICÂNCIA

Implicância...Hoje em dia, não sei o porquê, arrumam um nome  bonito para tudo. Há tempos atrás, se alguém ficava de marcação na gente, provocava, chacoteava, humilhava e fazia disso um hábito, uma constante, ele tinha implicância com a gente. Hoje, se isso acontece é bulling,é crime. Quem já sofreu com a implicância de alguém sabe que  pode até ter um nome bonito para denominar isso, mas o nó na garganta é o mesmo, o mal já está feito,  a sementinha do mal  foi laçada,no ambiente e no coração de quem é a bola da vez. Pior de tudo,que a gente está sujeito a isso sempre, no trabalho, na igreja, nos relacionamentos, na família.Implicância, muitas vezes, se disfarça de ''brincadeira'', em que somente o implicante se diverte, é muito triste para quem é o alvo delas. Tem sempre gente que ri, que mesmo desaprovando , entra na ''farra''', e dá corda para o implicante agir, e isso incentiva, apoia, motiva esse comportamento deplorável. Quem fica sempre na berlinda dos ''brincalhoões'',sabe o quanto é desagradável, o quanto isso marca e  maltrata. Bulling, implicância, seja lá o que for é  uma atitude que a gente não pode aceitar. Sinceramente, eu queria era inibir, coibir, proibir essa atitude nos ambientes que eu frequento,mas, eu não sei  como, aceito ideias, sugestões... Eu só consigo ignorar, sair de fininho, quando o implicante começa o seu show, diga-se de passagem, de horrores. O problema é que os implicantes não tem o tal do ''desconfiometro''' e o tal do ''semancou'' e mesmo a gente saindo de fino, mesmo a gente mostrando que não aprova, ele continua, porque sente  prazer de ''torrar a paciência'' dos outros, espezinhar a vida alheia e achar graça naquilo que não tem graça nenhuma. Descobri, com a maturidade, que a atitude dessas pessoas só ganha força se a gente der força deixando que nos atinja , ao ponto de ficar martelando na cabeça, os maus tratos, ''brincadeiras''. Quando isso me acontece, eu desfoco, eu penso em outras coisas que aconteceram durante dia que valeram a pena, peço a DEUS para me ajudar a ver o que realmente importa e me abrir os olhos para tudo de bom que o dia teve, isso funciona para que eu não fique remoendo, ruminando coisas ruins, que magoam, ferem e me poe para baixo. E, assim, a implicância, o bulling, perde o sentido, o valor, perde o poder, porque o poder de atingir a gente, está na nossa mão. A vida é tão maior que  a implicância,o bulling e as más atitudes das pessoas. A gente tem que ser prático e viver o melhor possível, se desviar dos que assediam os outros com as '' brincadeiras'', fazer o ''social'''com elas e seguir adiante. Afinal de contas, a vida continua... A vida é muito curta para que a gente não a curta... Bulling, implicância só tem  o poder que a gente dá. Viver bem, com uma atitude positiva,viver em paz, de bem com a gente e com a vida, é uma questão de escolha e atitude. A vida da gente é a gente que faz ... Viva a vida!!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

DESAFIO

Desafio...Dentro do teatro,a plateia esperava a peça começar. O grupo de amigos que foi comigo se acomodava nas cadeiras numeradas. De repente, chega um casal e diz que um casal meu  amigo estava no lugar deles.  Conferido os ingressos, percebemos que todos estavam certos e que tinham que resolver na bilheteria. O atendente da bilhereria, não sabia o que fazer, olha desconfiado para os dois casais e diz que não tem como resolver porque o sistema está fora do ar. Bendito sistema!! Qualquer erro humano ele é sempre o culpado. Para os dois casais , estresse no lugar do que deveria ser uma noite divertida. Então , lançam um desafio ao atendente: Como é que isso  pode se resolver ? Ele olha os tikets e diz que como o casal meu amigo tinha comprado primeiro, o lugar era deles e que ia arrumaR outro lugar para o outro casal. A gente é desafiado todo dia, a encontrar um lugar no mundo, um espaço no coração das pessoas , um lugar que mesmo marcado a gente tem que defender,manter, reivindicar. A toda hora a gente é posto a prova,para mostrar que o lugar é da gente, que a gente tem o ticket, que a gente  é dono por direito, ainda que seja um direito delegado por outro.A gente é desafiado, a sentar no lugar e assistir a peça em paz, a se divertir, a rir , chorar, se emocionar e  aproveitar o espetáculo. Cada dia que a gente vive, é uma conquista a mais, é um degrau que a gente sobe , é  parte cumprimento da missão para que a gente está destinado. A vida é  um desafio... Quando a gente nasce de '''prima'' a gente é desafiado a sair á luz e respirar. Isso para um bebê que tinha tudo coligado á mãe, é um desafio e tanto !! Depois tem que aprender o resto, sugar, comer, e tudo que precisa para continuar vivo. A vida é um desafio...Entrou na vida ,aceitou...Entrou no desafio , só tem uma opção, viver !! Uma vez, vivo, só resta aproveitar e usar a  adrenalina para encarar de frente , fazer valer. A vida vale a pena!!   Viva a vida!!

sábado, 22 de fevereiro de 2014

TATUAGEM

Tatuagem ... Tatuagem é uma marca definitiva, pelo menos as que sao feitas com perfuraçao da pele. As tatuagens de henna não perfuram, não são definitivas, duram pouco , uns 15 dias ,  o pouco que duram criam polemica. Um dia, fui á praia em Natal-RN, lá, uma moça passou oferecendo para tatuar com henna. Eu resolvi , escrever o nome da minha avó no pé, porque ela é uma das pessoas que eu mais amo no mundo. Fiquei toda feliz com o resultado, fotografei e enviei a foto pra ser mostrada para minha musa inspiradora. Minha avó chorou de desgosto porque ela acredita que marcar o corpo é pecado, ainda mais,o nome dela. Expliquei que foi somente um teste e que se ela não queria, vou  respeitar a vontade dela.  Tatoos são marcas , que mesmo quando são retiradas com lazer, fica a cicatriz. Tem coisas na vida que sao como  as tatuagens definitivas, uma vez que marcam a gente, por mais que a gente trabalhe para que isso se cure , ficam as cicatrizes, marcas, a lembrança de que aconteceu algo marcante. A gente tem o poder de marcar as pessoas definitivamente, e a gente espera que seja de forma positiva. Fatos que deixam marcas são parte da nossa historia. As marcas negativas também cooperam para o bem se a gente tirar lições delas e todas as vezes que a gente olhar a cicatriz serve para lembrar que a gente  melhorou , chegou onde está por que passou por elas, ou  elas passaram pela gente . O que a gente não pode permitir  é que essa tatoos emocionais que foram ruins, dominem as atitudes e façam da gente uma pessoa  amarga, rancorosa,sem alegria , sem brilho , sem graça, A vida é curta demais para que as marcas ruins possam tirar o colorido de tudo que a vida tem. A vida é bela se a gente resolver perceber as cores , e tudo de melhor que se a gente quiser enxergar a gente vê. A vida é colorida  e nao uma mancha , um borrão... A vida é  como uma tatoo definitiva, e cabe a gente fazer dela uma imagem bonita ... A vida só pode ser o que a gente deixar que  ela seja . A vida é colorida ( pelo menos a minha, eu pinto o 7 para que ela sseja , rsrsrr)...  A gente pode ser uma marca  boa  para a gente e para os outros , a gente pode ser uma  tatoo cheia de vida ... A vida é agora !! Viva a vida !!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

NA TRILHA DO SUCESSO...

Na trilha do sucesso...Quem nunca fracassou não sabe o que é ter sucesso. Fracasso e sucesso são relativos, porque o fracasso de uns pode ser o sucesso para outros. Ao longo da vida a gente traça planos, que dependem das nossas escolhas para serem realizados. Livros já foram escritos para dar a receita do sucesso ou o antidoto para o fracasso. Mas, por mais prático e pessoal  que isso seja, nunca será prático e pessoal suficiente para que sirva perfeitamente para a gente. O sucesso passa pelo fracasso , assim como o fracasso passa pelo sucesso. Infelizmente na vida, gente aprende por tentativas e erros.O que se planta colhe, o que eu vejo por ai, é gente plantar melancia e se frustrar porque esperava colher morango. Não adianta plantar melancia, se quer colher morango. Plantou melancia , colhe melancia. O sucesso é um caminho árduo, duro, mas gratificante. Muitas vezes a gente paga um preço por escolher algo diferente do que esperam de nós. Muitas vezes a gente planta uma coisa e quando vai colher o que plantou torce para que tenha acontecido algo diferente que mude a colheita , que faça dar outra coisa por que a gente mudou de ideia. Quando a gente muda de ideia tem que começar a plantação de novo, é o jeito, porque não tem outro jeito. O sucesso é conseguir fazer o que se propôs, conquistar aquilo que plantou, é colocar a felicidade naquilo que tem e ser grato a DEUS por isso.Sucesso é  não ser frustrado pelo plano ter saído de outro jeito na prática.É ''bancar'' as escolhas feitas, arcar com as consequências com tudo de bom e de ruim que elas trazem. Encarar a vida como uma oportunidade, como alguém que não é perfeito e que não deixa nada a desejar para nenhum ser humano. Pensando bem , ter mais do que precisa, enfrentar a vida de cabeça erguida, fazer o bem pelo  bem e o certo pelo certo, conseguir fazer o que se propôs a fazer por mais simples que isso seja ,vencer os desafios , sobreviver aos fracassos, aprender com tudo e fazer sempre o melhor buscando ser cada vez mais gente ,é estar na trilha do sucesso com os dois pés, de corpo inteiro, de coração e cérebro. Avida é agora, a gente tem que curtir a nossa curta vida ... A gente só tem uma chance de viver , porque a vida é uma só e só se vive uma vez... Viva a vida!!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

EXPOSIÇÃO

Exposição... O mundo é um grande museu. Um museu em que as obras de DEUS estão expostas. A gente faz parte dessa exposição. Nós somos obras vivas, pensantes, independentes, que nem sempre é o que o autor propôs, porque o mestre /autor deu os pincéis e   poder de interferir na obra, de se recriar, de ser, de fazer a gente , de ser autor humano  e obra ao mesmo tempo. Como toda obra de arte em exposição, está sujeita a críticas, a má interpretação, sujeita ao olhar do outro e a imagem que o outro vê. Ao olhar uma obra de arte , a maioria das vezes a gente não entende, não sabe o que quer dizer , não vê a intenção do autor e toda complexidade e significado da obra. A gente vê , o que exposto está, sem profundidade, sem maiores conhecimentos. Então,diante da obra, a gente , julga , faz conjecturas e recria uma imagem , cheia de conclusões baseados na bagagem emocional que a gente carrega.  Quando a gente conhece a obra, o autor humano, a gente faz uma imagem baseada no que transparece, nas reações e ações das pessoas e de novo, a gente não consegue ver com profundidade,como de fato o outro é, infelizmente. Tem gente que cria uma expectativa diante da obra, e se a obra não satisfaz essas expetativas,acha que o autor humano é medíocre, é ruim. Não percebe que o problema está nas expectativas criadas , naquilo que se espera de uma obra , de um autor humano. Aí, o que essa gente faz é cobrar, criticar, e manipular, afim de interferir na obra e para fazer com que obra fique mais agradável a elas. Tem gente que não quer que o outro seja , quer tira do outro o direito de ser,  não quer que o outro crie , quer que o mundo seja do gosto dela e se não for assim, não presta.  Pensando sobre isso tudo,  tiro várias lições,a gente é uma obra prima, a gente tem o poder e a permissão de interferir na obra porque DEUS deu isso para a gente. DEUS deu a gente o poder de ser  obra e autor ao mesmo tempo, e somente ELE  e a gente pode fazer da gente o que a gente é. Se alguém interfere na gente, na obra, é porque a gente deixa, a gente permite. A gente não pode permitir que qualquer um interfira  e influencie na obra da gente. A gente não tem obrigação de atender ás expectativas que os outros tem da gente, mesmo quando elas vem em forma de cobrança, crítica ou de uma atitude sutil de chantagem emocional.Só a gente pode fazer a gente !!! Se a gente cede ás pressões, o problema é nosso, se a gente é interpretado injustamente ou não é o que  outros querem  que a gente seja, o problema é dos outros. A gente tem que ter  firmeza de carácter, certeza do que a gente é, do que precisa melhorar, do esforço que a gente faz para ser. A gente se esforça todo dia para ser uma obra bonita, uma obra que seja digna do MESTRE, digna de DEUS, que vê na profundidade do nosso íntimo , sabe todas as coisas e é o justo juiz. Quando a gente se expõe diante do Mestre , com o coração á larga, com sinceridade e verdade, ELE ouve de verdade , nos entende, consola, redime , nos justifica, mostra onde a obra pode ficar melhor.A gente independente dos outros, tem que ter noção de quem a gente é e com isso ter a consciência limpa de que faz o melhor.Se o melhor da gente , não serve para os  outros, fazer o que ? Paciência!!Cada um dá o que tem. A vida é agora... A gente está exposto e pode fazer valer e melhor ...A vida da gente é a gente que faz ...  Viva a vida!!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

COMPLICAÇÃO...

Complicação... Quanto mais a gente vive , mais a vida devia não se complicar. A gente devia ser como a margarida, uma flor que simplesmente é flor. A margarida não tem perfume, não tem quase cor, e mesmo assim se destaca. É uma flor simples, uma flor que alegra, que sabe florir e encantar.Ela é bonita, por ser singela. A Margarida parece sempre estar sorrindo para vida.  Se tudo na vida fosse como a margarida... simples, verdadeira, singela...Talvez a vida fosse bem mais simples, menos complicada. Acho que a gente complica muito a vida , o simples vira um caus tão grande... A gente vai se enrolando, e a vida vira um buquet de flores que não combinam entre si,  em que se convencionou ser  mais bonito desse jeito. A gente está sempre complicando tudo... Complica sem querer complicar, complica até quando quer simplificar ... A gente tem mania de achar que a felicidade está onde o sucesso está... E o que é o sucesso, senão ter felicidade? O sucesso é um monte coisas que a gente acha que conquistando vai ser feliz. Quando na verdade a gente fica feliz com saúde, paz, e um monte de coisas que a gente não precisa conquistar, está do no lado, na nossa frente. Fato é que a vida é como a Margarida, uma simplicidade tão absurda, uma singeleza tão grande que a gente se recusa a aceitar. A gente pode ser feliz com o que se tem , e ainda ter o sucesso, que ninguém pode comprar.  O que fazer da vida é a gente quem decide ... A verdade é, que a  gente complica a vida , mas, a felicidade está nas coisinhas mais simples...  A felicidade está nas margaridas... Viva a vida!!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

VESTIDA PARA MATAR...

Vestida para matar... Toda mulher sabe quando se veste para matar. Veste a roupa mais bonita, maquiagem, coloca  o sapato dos sonhos... Não é fácil estar vestida para matar sempre. Mas, tem dias que se faz mais que  necessário vestir para matar,sair ás ruas , parar o trânsito, chamar atenção, ser o mais ''fashion''' possível e  não ser vulgar de jeito nenhum. Mesmo a mulher que não liga para moda e aparência, um dia vai ter que se vestir para matar. Particularmente, acho que toda pessoa nota quando a mulher se veste para matar. Eu não sou o tipo de mulher que anda ''empetecada'', toda ''barbizinha'', sou mais prática e simples. Acredito que a roupa não faz a pessoa, que aparência não importa.Moda para mim, é uma coisa completamente inútil, apesar de retratar o pensamento e o estilo da sua época, do seu tempo.  Sei,que uma coisa não anula outra, mas sou muito mais um filme bom do que uma roupa cara. Meu conceito de vestir para matar é diferente da maioria das pessoas... Primeiro a gente tem que ter na cabeça o que/quem se quer matar. Acho que quando se veste para matar , a gente se veste para dar um pontapé na monotonia, um tapa na tristeza, um tiro na depressão e para isso não precisa roupa chic , basta um banho , uma roupa confortável, um sapato que combine com esse conceito, e o melhor sorriso...Assim,se mata 2 coelhos com uma só cajadada, já que se a gente vê a vida diferente , tudo ao redor muda e ainda fica mais bonita se tem um sorriso no rosto... Um sorriso,mata qualquer cara fechada. Para se vestir para matar, o melhor vestido é o sorriso!! Viva a vida!!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VISITA...

 Visita.. Visitas são bem vindas , desde que tenha afinidade com os visitados. Receber uma visita, se é de um amigo, é um prazer, um gosto. As vezes, a gente recebe visitas indesejáveis... Um dia recebi uma dessas á noite. Era uma visita que não foi convidada, que chegou de surpresa, que não queria nada de bom, que não veio na paz. Entrou no apartamento sorrateiramente, de madrugada, na esperança de pegar tudo que com o trabalho árduo minha família tinha conquistado. Não foi uma visita amigável, pelo contrário, foi uma visita para extrair tudo que pudesse e mais um pouco. A gente nunca está preparado para uma visita dessas. Na verdade, a gente sempre pensa que só acontece em novela, no jornal, numa realidade distante.Não é uma visita de insetos ou animais que a gente , passa um inseticida ou retira o animal da casa, não dá para fazer isso com gente que não tem nada a perder, agride por nada e usa violência para subjugar o outro. Fato é que a gente tem que obedecer o visitante e entregar o que ele pede,para preservar a vida da gente,sobreviver. Eu pensei que fosse morrer e assim, só queria gritar para avisar os outros que estavam em seus quartos dormindo, que a gente tinha visita em casa e não era boa gente. Não saia grito,não saia voz, somente saiu um urro como se alguem tivesse apertando o meu pescoço. DEUS, me ajudou, assustei com o meu urro a visita, acordei o meu pai e ao ouvir o barulho , a visita saiu por onde veio. Quando a gente recebe uma visita dessas, ela não leva somente bens materiais, ela leva a paz, a confiança, a segurança , auto estima, a insignificancia dos barulhos, e deixa a expectativa de que qualquer momento outra visita como ela vai chegar.... Como um papel noel ás avessas. A gente depois que passa uns dias, começa a se libertar disso, mas, nunca mais é o mesmo, nunca mais é igual, por mais que o tempo passe, a gente  não esquece, somente supera, sobrevive.  A gente tem que seguir em frente, apesar das coisas ruins. A gente tem mais visitas boas que visitas ruins, ainda bem!!  E são nessas visitas que a gente deve focar para espantar a solidão, o medo e tudo que o visitante ruim deixou, para  seguir em frente, porque a vida da gente só tem sentido se a gente recebe gente nela e se deixa envolver por elas . A vida vale a pena!! A vida é curta demais!! Todo dia a gente recebe a chance da vida de deixar que a simplicidade, a beleza, a leveza e tudo mais que a gente quiser de bom venha visitar a gente... Taí... Só depende que a gente abra uma porta e deixe o bem , o bom, o melhor  da vida entrar . Viva a vida!!



domingo, 16 de fevereiro de 2014

PELO CAMINHO...

Pelo caminho... A gente pode encontrar muita coisa pelo caminho, a gente também pode perder muita coisa pelo caminho.O que a gente encontra pelo caminho, a gente pode apanhar e carregar com a gente ou simplesmente ignorar. Pelo caminho a gente encontra amigos, daqueles que valem ter e gente interesseira que só aparece na hora boa. A gente encontra tristezas e sorrisos, momentos bons e ruins, que marcam a gente, que fazem a gente andar ou ficar parado olhando a vida passar. Pelo caminho  se encontra um monte de interogações, um monte de questões... Escolhas e decisões que interferem diretamente na minha vida da gente e dos outros. Pelo caminho , há dificuldades , obstáculos , pedras, que fazem a gente pensar, crescer . Não é fácil seguir pelo caminho, a gente complica o itinerário, erra o percurso,mas, o caminho está lá e a gente, uma vez dentro do caminho, tem que continuar andando. O caminho é a vida... A vida é o caminho... Não dá para não viver estando vivo, apesar de que tem gente que tenta fazer isso com muito afinco. O jeito é a gente caminhar ... Olhar a paisagem, aproveitar para aprender ... Fazer valer . Viva a vida!!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

BOLA DE NEVE...


Bola de neve... Neve é uma coisa que a gente só entende depois que toca. Dizem que se rolar uma bola de neve de uma montanha ela cresce e na medida que vai rolando e ninguém mais a controla. Tem situações na vida que são assim, uma bola de neve que vai crescendo e sai do nosso controle. Nessas horas, a gente tem que ser fiel  ao que acredita, precisa reconhecer que não pode tudo,que precisa de ajuda, que não é uma ilha. Quando a bola de neve começa a rolar, a gente tem que ter atitude de enfrentar e se preciso for entrar na frente dela e segurar as pontas e isso , na maioria das vezes precisa de suporte, de ajuda. Tem vezes que a gente , só deixa rolar e a bola pára, quando for a hora de parar.Outras vezes, a gente se deixar levar com a bola de neve e uma vez dentro dela a gente vai rolando montanha abaixo sem forças para sair ou sem ter a visão além do problema, de tão envolvido nele que a gente está.A gente quando está dentro de um problema só enxerga o problema, a vida vira de cabeça para baixo, e a gente perde qualidade de vida . Aí, a saúde vai embora, paz o sossego, e sem isso, vem ansiedade, estresse , uma ''desalegria'', um desconforto, uma sensação de impotência total, e muitas vezes de fracasso. Tudo na vida serve para ensinar algo para gente, se a gente estiver disposto a aprender. O importante, quando os problemas aparecem é respirar fundo, dar um tempo, fazer algo que  saia da rotina, para sair do problema, e aí pensar  com a cabeça fria. A vida é muito curta pra que a gente seja consumido pelas bolas de neve. Eu sei que se a gente quiser,a gente pode ,( confiar em DEUS, entregar para ELE o problema, funciona para mim)  tomar a atitude de usar toda a sensatez na hora de decidir uma estratégia rumo a solução. Como diria o ex jogador Dario, o Dadá Maravilha:- '' Pra toda problemática tem uma solucionática ''. Por mais, que a coisa (vida)esteja mal, sempre tem uma solucionática . A gente sobrevive...continua... A vida é para viver , a vida é "prá " valer ... Viva a vida !!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PRODUÇÃO

Produção... Trabalhar com produção em arte, TV ou jornalismo, não é fácil. Para começo de história, a produção tem que servir de escada para que a criação de outros chegue ao topo.O produtor tem que ser equilibrista e malabarista ao mesmo tempo, lidar com egos, vaidades, e com um mundo fascinante, que compensa o esforço, quando a gente vê que a gente fez parte de um trabalho e que colaborou para que tudo saisse bem feito. Produzir, requer ter  raciocínio rápido, ter criatividade, ter um abecedário de planos para que nada saia fora do plano original, antecipar os desejos de quem  confiou trazer a existência o trabalho ,correr em busca do que for  preciso para que o trabalho se dê. Pensando bem,a vida é a super produção que DEUS entregou na mão da gente, e a gente tem sempre a oportunidade de escolher fazer o melhor. Nessa produção a gente tem que  imprimir identidade e originalidade, imitar e copiar desvaloriza o trabalho. DEUS fez a gente único, para que a gente SEJA em todos os sentidos. Confesso que prefiro ser autêntica,do que ser uma imitação barata do que eu deveria ser, acho melhor fracassar na originalidade, do que ter êxito na imitação. Na produção da vida, a gente tem viver de verdade. A vida é para valer... É agora ... Viva a vida!!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ORÇAMENTO...

Orçamento...Não sou boa em matemática. Sou boa em seguir regras. Tem uma regra que o meu pai ensinou sobre a matemática das finanças,  nunca se pode gastar mais do que se tem. Para sobreviver no mundo do meu pai , isso é uma lei, um preceito irrevogável. Orçamento é uma palavra indispensável, para alguém, que como ele é contador . Aprendi que pra sobreviver , mesmo sem ser boa em matemática, é bom que se tenha um orçamento e nunca se deve extrapolar o orçamento para mais , ou seja ficar no vermelho. O tempo passa e cada vez mais, esse conceito fica arraigado em mim. O problema é quando a gente fica neurótico com essa lei e deixa de viver, começa a fazer conta de tudo e suar frio por qualquer comprinha.Orçamento é bom, mas... ser escravo dele não. A verdade é que eu sempre suava por não ser boa em matemática e sempre pensar que algo vai dar errado na minha conta,mesmo quando fazia  com calculadora.  Regras não podem ser motivo de estresse ao ponto de ser pesado. A maturidade faz a gente ser mais condenscendente com a gente e respirar fundo para encarar com mais leveza a coisas. Economia é uma necessidade, não pode ser um fardo. Sinceramente é mais fácil economizar do que gastar, quando a gente faz disso um hábito, o que dói é não ter a certeza se calculou certo. Uma vez, conferido com quem sabe, o orçamento é não é penoso. A vida é urgente!! A vida é hoje... Com dinheiro, a gente tem que ser  controlada, econômica, não ser ''pão dura'' , sovina ou muquirana. Tem coisa que não se pode economizar... Na vida a gente, tem que ir  fundo, para  viver intensamente, como se fosse a última vez. A gente é quem decide a vida que vai ter, se o sossego apertado do orçamento ou a agonia das dívidas... Se viver de forma mais positiva ou amargando por aí ... A vida é a gente que faz . Viva a vida!!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BOLA DE CRISTAL

Bola de cristal... Um objeto que nas fantasias encanta  toda a gente, pelos poderes que tem de mostrar o futuro, o passado das pessoas. Na realidade, a bola de cristal não funciona, se funcionasse, seria muito mais vendida que os eletrônicos e toda tecnologia de hoje.Conversando com muitas pessoas sobre relacionamentos, elas sempre reclamam que o outro não escuta, que o outro se abre e também que muitas vezes, as reações dos outros são baseadas em conclusões que não fazem parte da realidade. Tem gente que pensa que o outro pensou e  age como se o pensamento fosse real.As pessoas não tem bola de cristal, mas, algumas agem como se tivessem uma dentro da cabeça. A melhor solução para os relacionamentos além de DEUS,e do respeito, chama-se comunicação.Não existe mágica, solucão fácil, para resolver relação,só um esforço conjunto, dialogo e uma vontade de acertar com o outro. A vida é agora, é curta e tudo é passageiro e urgente. Relacionamentos são importantes, mesmo com todas as consequências que trazem, valem a pena.. Sempre é tempo da gente expor as ideias para melhorar.A vida é real, a gente não  pode fazer dela algo além da imaginação. A gente tem que  se relacionar de maneira verdadeira, é conversando que a gente se entende. Bola de cristal não existe ,afinal de contas, a vida não é um conto de fadas.  A vida é para viver ... Quando a gente se comunica e se entende , é aí, que  a "mágica" acontece...Viva a vida !!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

REPETIÇÃO...

Repetição... Quando eu era pequena tive professores que me fizeram repetir conteúdos a exaustão, porque isso era o conceito deles de aprendizado. Se eu repetia, decorava, logo para muitos professores, estava aprendendo. O porquê das coisas não era exposto, não sei se por preguiça ,por falta de capacitação, prazer de reter o conhecimento, ou impossíbiblidade didática do professor de repassar para o aluno,o muito saber. Fato é que a minha geração decorou regras de acentuação, fórmulas matemáticas, um monte de coisas que nunca usou na prática. Se perguntar, a gente responde "na ponta da língua'', sem saber a razão, fomos vencidos( pelo cansaço) pela repetição. Muitas vezes a vida da gente é um dia que se repete.Como se a gente fosse refém de um feitiço do tempo. Os dias parecem iguais só que diferentes, a vida é somente mesmice.  A gente trabalha , a gente faz as obrigações e tudo acontece como sempre aconteceu. A gente parece que fica no automático, no automaticamente repetitivo. Ás vezes, a gente se acomoda dentro dessa repetição porque é o que a gente conhece, é o que faz a gente se sentir seguro, confortável. Tem uma hora que a gente tem que decidir se quer o confortavelmente repetitivo e seguro ou se vai ousar e fazer alguma coisa para que a rotina não acabe com a capacidade da gente ver coisas coloridas na vida. Se a gente decidir ousar é bom começar com algo pequeno , algo que dê para fazer gradualmente , senão  a gente vai voltar a repetir por se sentir desanimado. A gente acaba que é a repetição genética dos nossos ancestrais, e tem a tendencia a repetir atitudes, perpetuar comportamentos,mas, se a gente percebe que pode mudar isso, aos poucos, sair da zona de conforto para  se aprimorar como pessoa, por que não, pelo menos tentar? A vida é para a gente viver ... Repetir boas emoções de tempos em tempos... A vida é curta e é preciso curtir ... Apesar de se repetir a vida é como na música que diz que a gente é um eterno aprendiz e isso não impede que a gente  repita,  que a vida é bonita é bonita , é bonita !!! Viva a vida!!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

LUXO... LIXO...

Luxo.. Lixo... Existe uma linha tênue entre o luxo e o lixo. O que diferencia um do outro é o valor que se dá para as coisas e o que se investe nelas. Tem gente que vive do lixo e para gente assim, quase tudo que não vem do lixo é um luxo. E tem gente que vive no luxo e muitas vezes o que é normal para a maioria, para quem vive assim é lixo. Fato é que o que é lixo pode ser luxo. Certa vez, minha tia achou um vaso quando uma prima dela foi limpar o jardim. O vaso era velho,devia ter mais de 30 anos, estava desgastado e ia ser colocado no lixo. Minha tia pediu o vaso e o levou para casa,  limpou, deu um trato no vaso. O vaso passou de velho para antigo, a partir do trato que a minha tia  deu a ele. O vaso passou de lixo para luxo, a partir do trabalho que a minha tinha fez nele.A diferença entre lixo e luxo  no caso do vaso, não está no vaso, mas o que foi feito nele. Minha tia disse que a antiga dona passou por ele várias vezes e não o reconheceu. Se luxo é algo melhor ,lixo é o pior, coisas podem ser transformadas tanto em um, quanto em outro.Se a um trabalho bem feito  pode transformar um vaso roto, mofado, carcomido pelo tempo, e se a gente pode ver potencial no lixo, DEUS pode fazer muito mais na gente, se a gente deixar  se influenciar por ELE. Se a gente for influenciado pelo melhor das pessoas e influenciar as pessoas com o nosso melhor, muitas coisas podem ser melhoradas, inclusive a gente . A vida é muito curta... A gente tem que se dar ao luxo  de receber de DEUS  a influencia e ser tocado por ELE ,  ser tocado pelas pessoas.. A gente tem que todo dia melhorar,  desprezar o lixo do coração, da alma e de tudo que faz a gente ser pior e se dar ao luxo de ser o melhor que a gente puder . A gente tem que se dar ao luxo de ser... A vida é agora e só nos resta viver. Viva a vida!!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA...

Memória Fotográfica... As lembranças que a gente tem com o tempo vão virando um filme antigo ou pequenos flashes, fotos que a mente fez  para que a gente lembre das coisas. Muitas vezes,eu queria um projetor de memória, para que eu pudesse provar que  o aconteceu de forma fidedigna. Queria um projetor de memórias para mostrar a verdade dos fatos que aconteceram comigo. Seria bom, se existisse um projetor para que a gente poupasse tempo mostrando  o que a gente lembra, as ideias que  a gente tem que as pessoas não entendem . Mas, enquanto não existe o projetor de imagens cerebral para projetar memórias e tudo mais, o jeito é a gente continuar colecionando fotos e filmes mentais dos momentos que marcam a gente.A gente é um álbum, é um acumulado de memórias fotográficas. Tem gente que coleciona fotos dos momentos ruins, e vivem por aí amargando a vida. Fato é que a vida é feita de momentos, ás vezes são bons e ás vezes são ruins e a gente tem que guardar tudo que vale a pena, que edifica , o que aprendeu, nas memórias fotografadas dentro da gente.A vida é muito curta para que a gente não a curta e fotografe na memória boas lembranças , lições e tudo aquilo que faz a gente ser o que é. O passado, o presente e o futuro, não existem, são apenas convenções, formas de marcar o tempo. O tempo é infinito, é eterno... A gente,   arquiva o passado, vive o presente trabalhando, correndo atrás do sustento,  prevenindo o futuro. Tudo que a  gente faz é tirar do que tem na memória, vislumbrando alguma coisa  no futuro,ao fim de cada etapa da vida, a gente vê que é uma correria cansativa , mas, necessária. O futuro é hoje, porque a vida é agora, a gente não sabe quando vai acabar aqui. A gente não é eterno, a gente é finito. Então diante da finitude, só nos resta viver plena e intensamente, fotografando gente,  criando filmes,fotografando fatos dentro da cabeça e do coração. Isso ninguém pode roubar, ninguém pode deletar, é o que a gente leva com a gente , sempre e para sempre... E como diria um amigo , Anderson Clementino :-"O que leva dessa vidá, é a vida que se leva" A vida é curta e é preciso que a gente a curta ... Viva a vida!!!  

sábado, 8 de fevereiro de 2014

CRÍTICAS...

Críticas... Ser criticado faz parte da vida. Ser escravo das críticas é que não é saudável. Saber lidar com as críticas é saber lidar com o pensamento dos outros e com que os outros pensam da gente. Não é agradável receber críticas, a gente precisa ter consciência de quem é , filtrar com humildade, o que os outros pensam e dizem da gente. A verdade é que tem gente que só sabe criticar, falar mal do serviço feito, sem estar disposto a fazer o serviço do melhor jeito. Tem gente que critica porque é crítico de plantão e gosta de implicar com os outros. Tem gente que é crítico, por mania, mesmo. Tem críticas e críticas.Críticas que são apenas por maldade e críticas para que a gente evolua. A forma como a crítica é feita diferencia se ela é maldosa ou construtiva. A maneira como a gente  encara a crítica é que faz toda diferença. Fazer de algo estressante, algo produtivo é a maneira mais sensata de enfrentar tudo na vida. A gente tem o poder de escolher o que fazer com tudo que acontece com a gente e com as críticas também.Ser refém das críticas e cobranças não faz bem para ninguém. A gente tem que crescer, usar as críticas, mesmo as maldosas a nosso favor, reter o bom de uma crítica e aprender com isso. Aprender a não criticar os outros , se não for para se dispor a ajudar.Aprender que  a gente vai sempre ser criticado e não pode se deixar abater por isso. A vida é curta e a gente não pode perder tempo com aquilo que não vale a pena. A gente tem uma vida para viver... Só se vive uma vez... A vida é agora!!  Só nos resta viver... Viva a vida!! 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O LADO BOM DE VER AS COISAS ...

O lado bom de ver as coisas... Basicamente, a gente tem duas formas de encarar os acontecimentos da vida , positiva ou negativamente, como num imã, a maneira que a gente encara de certa forma escolhe o que a gente vai atrair. Se a gente resolve ver as coisas de maneira positiva, a forma como a gente encara , nos faz ser atraídos pela positividade, do mesmo modo se a gente encara de forma negativa. Conversando com amigos um deles contou que tinha um problema de saúde e que tinha ido a 2 médicos que tinham dado a mesma opinião, cirurgia e no segundo tinha marcado já a operação. Então indicado por alguem tinha ido a outro médico que apesar de ter constatado que ele precisava de cirurgia, quis tentar por hora outras terapias. Esse médico explicou que era especialista no problema e que o outro anterior não era, e o hospital também não era grande, o que dificultaria se depois da operação precisasse de cuidados maiores. Durante o relato do meu amigo, percebi que ele não tinha se dado conta que ele tinha se livrado de uma, fazer a cirurgia num lugar não equipado e ainda com que não era especialista em seu mal. Quando eu disse a ele , que ao se livrar da operação por enquanto, ele já saiu no lucro, ele se deu conta que tinha sido abençoado. Como é bom a gente poder numa conversa perceber o olhar do outro e compartilhar o que a gente vê.Até eu me surpreendi, com isso , porque só quando falei e com a reação dele que eu me dei conta do que eu tinha visto. Ás vezes, a gente só consegue ver o lado ruim , por estar dentro da situação.Noutra conversa, uma pessoa me disse do seu trabalho, que apesar do esforço e do desgaste tinha achado um erro. E eu perguntei, se o erro tinha solução. A resposta foi sim, mas... Mas, pode ter mais erros. Então eu enfaticamente disse:- ''Perai''', você descobre o erro, já tem a solução e ainda fica pensando coisa ruim. Pior seria , descobrir o erro e não ter solução e ter que começar tudo de novo para corrigir , sem saber onde está o erro. Veja as coisas pelo lado bom!!! Quando aparecer outros erros, você pensa neles... Pra que tanto estresse, desnecessário, se os outros erros podem nem aparecer?Curta o momento!! E ainda acrescentei, que era super clichê dizer isso,porém não tinha outra coisa a ser dita. Percebi com essas conversas que tem gente que não tem hábito de ver o lado bom da vida , vê somente o que acontece , o fato. Percebi, que é um exercício, que depois que é muitas vezes praticado, se torna algo cada mais normal, ver as coisas pelo lado bom e a fé ajuda demais a gente perseverar nisso.  A vida é agora!! A vida é para ser vivida... O lado bom de ver a vida é ver a vida pelo lado bom ... Viva a vida!!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ÓTICA ...

ótica... Recentemente fui ao oftalmologista, lá fiquei sabendo que mais uma vez , reprovei no exame de vista e que daqui para frente , vai ser assim ...  Coisas que acontecem depois dos 40 . A gente começa a enxergar mais aos 40, só que por outra ótica, a ótica da maturidade. Coisas que aos vinte a gente faria um estardalhaço, aos 40, a gente descobre que não vale a pena tanta coisa por coisa tão pequena. A ótica muda tanto que  a gente vê com grandeza  muitas coisas que a gente nem dava valor ou não fazia sentido nenhum, por exemplo ,risadinhas de crianças, o fuzuê que as sobrinhas fazem e as ''tiradas'' que elas dão para cada situação. A gente vê que a vida passa rápido e a gente é levado , na levada dela, na correria... A gente aprende dar mais valor para as amizades, que ficaram com a gente mesmo distantes no tempo e no espaço e para as  as novas amizades que fazem questão de permanecer com a gente depois de ''criar'' intimidade. A ótica da gente muda com relação a tudo.... A gente percebe que tem que viver ao máximo, mesmo tendo o mínimo de vida. A gente acaba por constatar que a juventude está nos deixando e com isso vem um monte de coisas ruins e boas , como sempre acontece na vida ... Tem lá suas compensações ... Tomara!! A ótica muda , a visão fica cada menos nítida, mais embaçada, em contrapartida a gente vê a vida com a ótica de quem já viu muita coisa , certo é que a visão diminuiu, mas, a gente  pode enxergar, de fato ,a vida com mais clareza. A vida é agora e continua ...Ainda que por outras óticas . Viva a vida!!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

FATO...

Fato... Existem muitas versões do mesmo fato. Exemplo disso são os quatro evangelhos da bíblia que retratam basicamente os mesmos fatos sob óticas diferentes. Ainda bem, que existe essas muitas maneiras de relatar um fato, jornais e a mídia são prova contundente que é bom que seja assim, para que se forme uma opinião. Tem gente que conta uma história e  mesmo que seja um momento super legal, a coisa Vira um dramalhão mexicano. Outros mesmo que seja uma história super triste a coisa ganha ares de humor e vira um motivo para sorrir. Como diria a minha avó... Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Depende da forma como a pessoa que conta encara o fato para a gente recriar na mente a imagem do que aconteceu. Quem conta fatos, conta a história e como um pintor pode dar um colorido ou não ao seu quadro. O importante quando se conta um fato é ser verdadeiro ao máximo, mesmo que a gente acabe contando do nosso jeito. Tem coisas que não dá para colorir, tem coisas tão tristes que não dá para dar ares de humor. Tem coisas que a gente usa o humor quando conta para disfarçar a nossa dor. Fato é que fato é fato... A gente tem que documentar os fatos que acontecem com a gente , guardá-los na memória para que a gente tenha sempre assunto e também para que aprenda com eles. Tudo que a gente vive , um dia a gente vai precisar , ainda que  seja através de um fato contado por alguém. A vida é um conjunto infinito de fatos ... A vida continua sempre,ainda que a gente não esteja mais nela. Fatos são partes integrantes da  vida... Quem pode argumentar contra a vida? Eu não me atrevo, apenas vivo do melhor jeito que posso. Afinal, contra fatos não há argumentos ...  Viva a vida!!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

FOGO...

Fogo... Dizem que a humanidade nunca mais foi a mesma depois da descoberta do fogo... Não sei se isso é verdade mesmo, sei que muita gente já teve a vida incendiada e do que era sobrou somente cinzas. Na cidade onde nasci, tinha um casarão que teimava sobreviver em meio a prédios e avenidas largas, que cresciam ao redor dele. O prédio era uma casa de balas tradicional da cidade, e foi tombado pelo patrimônio histórico. Sei lá o que deu nele, sei lá o que aconteceu, só sei que um dia, do nada , pegou fogo. No fogo, o prédio velho se consumiu e com ele um pouco do pouco restante da memória da cidade, um pouco da história de tanta gente... Interessante, como o fogo aceso pode apagar tanta coisa... Do prédio, nem as cinzas restam mais , porque as cidades não tem urnas para guardar cinzas dos seus monumentos. Passar pelo lugar em que antes o prédio estava é ter uma presença fantasma da cidade no seu começo, é aguçar a memória  para um doce lugar que não existe mais. Muitas vezes, pequenos gestos, ateiam fogo em coisas , tanto do bem , quanto do mal. Quem dera a gente pudesse incendiar o coração das pessoas para que elas se lembrassem somente do bem que lhes foi feito. Tem gente que se deixa incendiar pelo fogo do rancor e faz com que essa chama fique cada vez mais ardente na vida delas. Há quem se deixa incendiar pela gentileza que recebe e forma uma corrente do bem  que  contagia as pessoas, mantendo a chama da gentileza acesa.
A gente é quem atiça a chama,  é quem escolhe se vai se deixar consumir pelo fogo do bem ou pelo fogo do mal. Sei que sempre haverá cinzas, daquilo que a gente não quer mais. Como uma fênix, a gente vai sempre renascer das cinzas, ao passar pelo fogo,porque as dificuldades sempre vão existir e com elas lições aprendidas. A vida é muito curta para que não arda na gente a chama de tudo que é bom, sincero, simples, verdadeiro ... A vida é curta demais para que a gente não mantenha viva a chama da vida... A vida continua ... A vida é agora!! Viva a vida !!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VERDADE...

Verdade... A verdade não é somente o contrário da mentira.A verdade é uma forma de viver. Quem é verdadeiro,não faz de suas atitudes instrumentos de uma falsa imagem. Quem vive na verdade assume o que é.Ser verdadeiro implica em fazer escolhas que não agradam a maioria das pessoas.Ser verdadeiro é  ser mal compreendido,é pagar um preço alto por ser transparente, é ser críticado, e não ser popular tanto quanto  deveria. Mas, as vantagens compensam as desvantagens, porque a plenitude de ser a gente mesmo, a liberdade de jogar limpo com as pessoas e com a vida , dá uma sensação de não estar em dívida com ninguém. Para as pessoas que criticam, que passam rasteiras, armam para que os verdadeiros se contradigam, a melhor paga é a conduta humilde de quem tem compromisso com a verdade.Quem vive pela  verdade , é o que é, e por não mentir para si, sabe que pode ser feliz com que tem. Quem tem a verdade por forma de vida, percebe que  sempre pode sorrir para vida e nem sempre a vida vai sorrir para ele .  A verdade vale á pena !!Sempre é tempo de viver de fato... A vida é agora!! A verdade quando atinge a gente, liberta totalmente  e só quem é livre ,sabe o que é viver  de verdade . Viva a vida !!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

CONSUMISMO...

Consumismo... Outro dia fiquei pensando que não sou consumista. Não gosto de fazer compras, compro por necessidade. Então pensei que se consumista é o cara que consome , de uma maneira ou outra sou consumista. Se vejo a nova série da TV, se assisto o último capítulo da novela... Se tenho vontade de ter  o iogurte que a propaganda me seduz, se eu nem gosto muito de iorgute ... Sou consumista de ideias..Mas, antes, de consumir uma ideia, preciso me convencer de que ela é boa. Saber que posso selecionar o que consumo, me faz ver que tudo que eu faço posso escolher ,decidir Quem consome ideias, tem que saber desprezar ideias tolas, aprendi isso também. Se eu ''compro'', acredito na ideia, pago o preço por ela. Muitas das ideias que compro, nem tem preço, apesar de ter valor. Sou consumista  de ideias boas... Talvez, pelos valores que recebi. Ideias não gastam dinheiro, gastam o pensamento. Quero consumir cada vez mais, o que tem valor , o que importa nessa vida, relacionamentos, pessoas, momentos, risadas, coisas que fazem a gente ser melhor.Coisas simples, que trazem á tona a forma mais leve da gente ser e viver. A vida é agora!! Ainda é tempo da gente consumir boas ideias e ideias boas... ainda é tempo da gente ser. Viva a vida!!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

PERFIL...

Perfil... Á gente tem que ter perfil... Perfil que se encaixe na empresa, perfil na rede social... Perfil que toque as pessoas .. perfil.. Perfil é o retrato moral de uma pessoa. Qual é o perfil certo para a gente ter diante das necessidades da vida. Acho que o perfil certo é o que preza o certo , o que prioriza o que tem valor, que é verdadeiro acima de tudo.O perfil de quem erra, aprende com erro para não errar de novo, para se aperfeiçoar como pessoa, que tem humildade, no ponto certo para que não deixe as pessoas se colocarem com superioridade, que tenha dignidade e seja simples. Talvez,  seja esse o perfil que seja para mim, o certo , da pessoa que eu tento ser.Diante de  tantas necessidades, diante dos muitos papéis que a gente tem que ter na vida , cada um traça um perfil, cada um tem um perfil para ser. Fato é que o que importa é que que a gente seja fiel áquilo que acredita, senão nada que se faça vai ser bem feito. é difícil ser sempre correto, a gente tenta e é certo que a gente vai falhar , porque não há perfeição na gente A gente é humano e tudo que a gente faz gera uma consequência.A gente tem que fazer o certo porque é o certo a ser feito. A vida é muito curta para que a gente se envolva tanto em preencher o perfil que esperam que a gente tenha, seja. A gente tem que seguir a vida, fazendo o que tem que ser feito para ser uma pessoa melhor e terá por consequência um perfil mais próximo do  que a gente quer ter.  A vida é agora , hoje, não espera... A gente está na vida , e enquanto vida estiver na gente, o jeito é continuar vivendo um dia de cada vez, procurando melhorar sempre. Afinal, a gente depois que nasce não tem opção a não ser tentar cada vez mais ser gente. Viva a vida !!