sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A PRIMEIRA VEZ....

A primeira vez... A primeira vez que a se  vai a São Paulo -SP, a gente fica impressionado com a correria. Parece que todo mundo tomou um energético acelerador. Em todas as direções a gente vê gente correndo. É muito diferente, parece que a gente entra numa máquina do tempo e  vai para outra dimensão. O povo anda numa rapidez , com a cara fechada, tenso demais , com medo de ser atacado, assaltado. Motoqueiros corcoveiam no meio do carros buzinando para pedir passagem, tem um ônibus que tem uma sanfona para  ficar maior, e essa sanfona ''samba'' toda vez que o ônibus se mexe. São paulo é uma cidade  que convive com diversidades e adversidades,é uma babel,dependendo do lugar, a gente vê  coreanos , italianos, judeus, árabes , nigerianos , haitianos, chineses, e um monte de gente  de outros paises,cada qual com sua cultura se comunicando na sua língua.São paulo é diversidade de sotaques. Toda essa gente vem fazer a vida em São Paulo que é uma metrópole que não faz vergonha a nenhuma metrópole do mundo. Viver em São paulo, não quero, quero ir somente a passeio. Já fui tantas vezes que perdi essa sensação que as pessoas estão aceleradas, coisa que a gente só vive uma ou duas vezes e se acostuma. Vale a visita, vale a ida ao mercado, a rua 25 de março, ao bom retiro, ao Brás... vale ir a São paulo para conhecer e resolver coisas, e também para passear. Sei que todo mundo vai dizer que eu puxo sardinha para o meu lado., que eu sou muito bairrista... Capital para mim é Belo Horizonte, que desde a primeira vez que se vai,percebe um certo  charme, um jeito de interior, onde por mais corrida que seja a vida, ainda tem gente que sorri, conversa,pára para comer um ''paozin de queijo''  no Café Nice, um pastel na Pastelandia e puxa papo  com a gente. Belô, BH... Tantos apelidos para um lugar que  o por do sol no mirante vale o dia. A vida acontece em São paulo, mas, em BH  a vida floresce. Viva a  vida !!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

DAS ANTIGAS ...

Das antigas ... A gente sabe que está velho ,quando a gente recorda ou faz parte de um tempo que existiam certas coisas que se tornaram obsoletas. Eu acho que estou velha, porque vi a tecnologia tomar conta  e minimizar tudo. Outro dia fui a uma exposição, que mostrava ''antiguidades'' e quase me candidatei para ficar lá também. Tudo que estava exposto, um dia tinha sido novidade para mim ou um dia foi meu sonho de consumo. Dos sonhos de consumo, tinha telefone de tecla, máquina de escrever , video cassete e otras cosita mas... Das  Novidades, tinha enciclopédias,  televisão transistorizada, televisão com teclas e sem seletor, telex, fax, telefone de ficha de mesa. Tanta coisa que eu achava o máximo como um gravador , uma vitrola, um walkman(precursor de todos os portáteis em que se ouve música, inventado por um brasileiro e usado no mundo inteiro). Vi, um garoto achando  tudo esquisito demais, rindo de tudo , enquanto a mãe lia para ele a explicação, porque ela era novinha e  não conhecia aquelas trapizongas. Eu me senti uma anciã e me dei conta de que tudo que era tecnológico para mim , deixou de ser novidade e passou a ser antiguidade, relíquia, coisa obsoleta, coisa que caiu no desuso, peça de museu. Eu fiz parte de um mundo que agora não tem mais serventia., ao mesmo tempo que impulsionou toda tecnologia de agora. O mundo evoluiu, a tecnologia evoluiu, o tempo passou e coisas passaram com o tempo , eu de ''camarote'' assisti tudo. Que privilégio !! Que vida !! Vi o tempo passar e também passei no tempo , vivi. Ser das antigas é bom e ruim, como tudo na vida. Ser das antigas é ruim porque as rugas aparecem e o corpo já não corresponde a tudo que a gente quer fazer. Ser das antigas é bom porque a gente sabe viver sem tecnologia, sem tanta coisa eletrônica, mas, escolhe viver e conviver com tudo que invadiu o mundo, modernizou e  facilitou a vida.Ser das antigas é bom porque o que  para essa geração que acha tudo pronto,  e toda essa tecnologia faz parte dela, para a gente, é sempre  novidade,um espanto, uma descoberta. Ser das antigas é saber aproveitar o que a vida nos dá com maturidade e  se sentir sempre uma criança quando adquire um novo ''brinquedinho''. A vida é bela!!! O futuro já começou... hoje , agora, só nos resta  aproveitar a modernidade... só nos resta viver. Viva a vida!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PENSAMENTO PEQUENO...

Pensamento Pequeno..O ser humano infelizmente me surpreende negativamente. No supermercado, paguei minhas compras, estava embrulhando, e a moça do caixa começou a passar as compras de um casal. A mulher era jovem, falava ao celular, o homem também jovem, ficou olhando ao redor enquanto as compras passavam. Eu, continuei a embrulhar... De repente, a mulher , falando ao celular veio na minha direção, eu tirei a bolsa de perto dela para que ela pudesse ter espaço, fui pegar uma sacolinha perto da mulher e ela pôs a mão em cima para que eu não pudesse pegar. Fui esperta puxei a sacolinha e embrulhei o ultimo produto sem entender a atitude,sinalizou ao homem com um olhar  , para que ele viesse vigiar, como se eu quisesse roubar as compras dela. Num mundo em que se prega tanto o pensar grande , como tem gente que  pensa pequeno!! Gente que faz questão de se impor,  faz questão de  uma sacolinha... Era uma mulher até chique num supermercado chique.Acho que porque eu não estava pronta para uma festa como ela, a mulher desconfiou de mim.Que pensamento pequeno julgar as pessoas pela aparência .Eu ainda me impressiono com a capacidade que as pessoas tem de serem mesquinhas ,em plenos anos 2000, a  gente ainda tem que conviver com isso.A gente tem que seguir em frente, apesar de gente que se acha tão grande, que não percebe que com  más atitudes  se faz pequena. A gente tem que seguir na esperança que um dia isso acabe. A vida é agora e a gente tem que viver, fazendo a nossa parte, sendo gentil, tratando os outros como a gente quer ser tratado.A vida é tão mais que essas mesquinharias...  Ainda bem. A vida é para ser  bem vivida !! Viva  a vida!!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

FAÇA SOL OU FAÇA CHUVA...

Faça sol ou faça chuva... Minha sobrinha, veio me contar que se fizesse sol teria excursão e se chovesse ia ter aula. Fiquei pensando na expectativa da criança e de como é lidar com isso. Fiquei pensando que seria muito bom , se a gente pudesse guiar a vida da gente pela chuva ou pelo sol. Seria mais fácil e imprevisivel, depender da meteriologia para fazer as coisas. A vida continua, aconteça o que acontecer. não depende do clima, infelizmente. A gente tem que continuar porque mesmo que o sol não apareça, ele nasce em algum lugar todo dia. A gente tem que fazer a nossa parte , fazer o que o dia nos pede, assim como o sol que nasce. A gente tem que viver a vida,faça chuva ou faça sol.A gente tem que fazer o sol nascer dentro da gente para ter animo  e fazer chover ideias  para vencer o dia, e tudo que a gente tem que realizar.    Por mais que a vida seja dura, trabalhosa, a gente não tem escolha , até morrer a gente tem que fazer a vida valer, todo dia... A vida  é para ser vivida!! Então só nos resta viver ... Viva a vida!!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DRAMA...

Drama... Coisa fácil é o ser humano fazer drama. Dramatizar é inerente ao gênero humano. Muitas vezes, é somente uma forma de se fazer de vítima, outras de chamar a atenção se fazendo de coitadinho. Para cada pessoa que faz um drama , ele é real. Tem gente que faz da vida uma novela mexicana e tem ibope. Acho perda de tempo, dar corda para os super dramáticos.Então, brinco, os faço rir e ver o quanto a vida deles pode ser normal,até ''melhorzinha'',sem o drama que eles fazem. O fato é que a vida é muito curta para que a gente aumente o triste, o ruim , o que foge ao controle. A vida é curta para que a gente fique parado esperando que as soluções caiam do céu. A gente tem o poder de escolher o que fazer da vida . Buscar ser mais ''alegrinho'' e menos macambuzio, faz todo sentido. A vida é dura , só para quem é mole .A vida é mais que qualquer dramalhão que a gente possa fazer . Descabelar, pedir para morrer, chorar, é bom , desabafa... Mas, depois de deixar  fluir, por para fora o que faz mal, o jeito é arregaçar as mangas e ...  mãos a obra, VIVER . A vida é agora!! Viva a vida!!

domingo, 26 de outubro de 2014

FORÇA MOTRIZ DO MUNDO ...

 Amor é um sentimento que permeia o coração e a mente dos seres humanos. Já disseram que era como um raio, um passo para armadilha, um lobo correndo em circulo para alimentar a matilha; que  é calor que aquece a alma; que  não é pecado. E mais um monte de poesias e canções que eu não lembro agora. Tem amor de pai e de mãe. Tem amor de Filho, amor de irmão, amor de amigo. Amor de um homem e uma mulher. Tem amor platônico, aquele que a gente só fica pensando e sabe que aquela pessoa nunca vai olhar para gente, amor de fã. Dizem que existe o amor bandido.O amor é mais que um tema para canções e poesias. O amor é atitude. O tempo todo, DEUS que é amor, age na nossa vida. JESUS é a maior prova disso, é DEUS se fazendo carne é DEUS tomando uma atitude. Já vi muita gente dizer que ama, mas, na hora da atitude tira o corpo fora.Já vi homem fazer uma declaração de amor e no outro minuto desrespeitar e desonrar a sua mulher.Já vi pais serem anjos na frente dos outros,e depois, quando as visitas se vão,viram monstros falando de maneira ríspida e/ou aos gritos sem nenhuma justificativa, simplesmente porque é o natural para eles agir assim. Quando a gente casa  a gente aprende que amor de verdade é o que sobrevive a rotina, ao cotidiano, ás interferencias das famílias, e a nós também. Esse amor de todo dia, é o amor que a gente exercita, é o amor que a gente constrói, é benigno , é muuuuito  paciente, tudo que Crê, Espera e Supera. Não é amor de príncipe encantado, não é amor de revista , de romance, de novela, é o amor real. Amor que pede muitas vezes atitudes de sacrifício, atitudes que demandam esforço. Esse amor real que faz a gente por o lixo para fora, cozinhar em qualquer horário os pratos que a família gosta. O amor real que cuida, que ajuda sem que o outro peça, que lava a louça de surpresa, que dá atenção , que se relaciona na saúde e na doença, na fartura e na escassez. Esse amor que perde muito do seu glamour, no dia a dia, é o mesmo amor que atrai a gente para o exercício diário para aprender a ser cada dia uma pessoa melhor, primeiro para gente, depois para o outro.Esse amor real que faz a gente não colocar no outro a responsabilidade de ser feliz, que faz a gente aprender todo dia que amor é sempre atitude e não um monte de palavras bonitas. Claro,que a expressão em palavras é sempre boa, ouvir é bom , desde que essas palavras não sejam apenas palavras, não seja o imenso vazio , ou que  na prática seja unilateral.Palavras sem atitudes não tem nenhuma validade,serventia, é pura enganação.É preciso amar as pessoas e usar as coisas e não, amar as coisas e usar as pessoas. Só o amor de DEUS é perfeito,  é pessoal ,intransferível, incondiconal, pleno e é tão imenso que a gente não consegue alcançar, ELE nos alcança. O amor exercita na gente todo dia o melhor de nós. E cada dia nesse aprendizado continuo, confirmo o que a musica do Renato Russo diz:- "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há." o amor nos leva a ser imediatistas, ter atitudes que mostrem o nosso amor , no cotidiano, no real, no dia a dia, se a gente pensar que a vida é agora, afinal, amanhã é apenas um hoje que não chegou, apenas um hoje distante.Isso não é fácil, todo dia é uma luta para que a gente faça sempre o melhor,que não cobre do outro nada, que aceite o outro como ele é,que se  coloque no lugar do outro. Todo dia a gente aprende a não manter  expectativas que são além daquilo que os outros possam realizar, aprende, que não existe ninguém perfeito e isso inclui a gente, rsrsr. Pensando bem, para muitos pode até ser o dinheiro que mova o mundo,mas ... o que faz a gente levantar da cama todo dia , praticar toda uma rotina, o que nos dá prazer , o que nos faz investir em tudo nessa vida , é o amor. Amor  que  a gente tem por DEUS,por  nós mesmos, pelos outros, pelo trabalho,(para muitos , pelo dinheiro) pela vida. O amor é que move o mundo, pelo menos o meu , rsrsr. Viva a vida!!

sábado, 25 de outubro de 2014

O PREÇO DE UM RESGATE...

O preço de um resgate... Resgatar é recuperar algo, salvar. A gente vê nos jornais , sequestradores querendo dinheiro por vida. E nem se toca que muitas vezes, a gente sequestra a gente mesmo. A gente se prende dentro de uma bolha de regras, pressões, de coisas que a gente se obriga a fazer, a realizar e perde o que que não tem preço, o impagável bem da vida . vejo tanta  gente que se  impõe uma correria tão grande que não consegue descansar, relaxar viver de fato. Carcereiros deles mesmos. De repente eles olham ao redor  e pensam que é tempo de fugir e dá uma fugida e volta para ''zona de conforto''. Isso, é o que assusta, que amedronta, que desafia, o fato das pessoas pagarem um preço tao alto e nem  ter uma vida... Quem dera dinheiro fosse solução para ter  a  vida de volta, com o mínimo de estresse que  se possa ter, com o máximo de saúde que se pode conseguir, com toda a leveza isso deve trazer. Resgatar a criança ,o sorriso, o bom humor, e ir em terras nunca Dantes navegadas, descobrir que um dia é um coisa legal. Tenho visto tanta gente assim, vivendo encarcerada... Presa no cativeiro que elas mesmas criaram , sem saber como sair. Pena, que a gente por mais que queira não pode pagar o preço deste resgate ... Pode pelo menos,  se soltar, pagar o nosso próprio resgate,não se deixar prender, envolver com tudo isso, ser livre para ser o que a gente é  e sonhar que a vida pode ser mais,  que a  prisão que querem trancafiar a gente oua  simples prisão que de vez em quando a gente se trancafia .Afinal, liberdade está dentro da gente ..Tudo é uma questão de escolha , eu escolhi SER .por mais alto que seja o preço ...Eu sou LIVRE!!  Viva a vida !!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MEXIDÃO, PRATO QUE AGREGA ...

Mexidão, prato que agrega ...Mexido é um prato que a gente poe aquilo que a gente tem na geladeira, junta a isso tempero, uma linguicinha, uma couve, ovos fritos e ''voilá'' faz uma iguaria dos deuses. Mexido une criatividade, sabor,praticidade e a capacidade de saber usar o que se tem no momento para causar um boa experiência em que vai comer. Tem gente que é como mexido, na vida da gente pega o que a gente é e valoriza, ensina, na coisa mais simples poe sabor a vida. e na praticidade faz do simples uma experiência para se levar a vida inteira. Gente que na verdade, na justiça, sendo o que é , ao se misturar com a gente faz da gente algo novo, aproveitando o que a gente tem, agregando sabor na gente, acrescentando , somando, compartilhando,  ''comendo com a gente um saco de sal'',aceitando a gente do jeito que a gente é . Gente que mesmo convivendo com os  nossos defeitos,enxega as qualidades, simplesmesnte faz da gente , uma pessoa melhor. Agradeço a DEUS, porque tenho vivido, esta experiência de ter gente e ficar  ''tudo junto e misturado'' (como dizem no Estado de S.Paulo),  e de ser parte do mexidão da vida com tudo que ele tem , traz, que faz a vida valer, quando a gente aprende a saborear. A vida é pra ser servida , saboreada, vivida!! Viva a vida !!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DOR E COMPAIXÃO...

 Dor e Compaixão... Quem tem dor sabe o quanto é doloroso, doído, dolorido. Quem tem dor sabe onde doí , onde machuca  e sempre a da gente , doí mais que a dos outros. A gente sabe o quanto a dor incomoda .Uma dor é uma coisa que limita, deprime. . Tenho dor crônica, sei muito bem do que eu falo.  Seja a dor física, da alma, ou provocada por um grande problema, não tem nada nesse mundo que DEUS não possa aliviar.pode olhar para os outros, escutar a dor deles, ficar ao lado, confortar, compadecer. Até JESUS se compadeceu de quem ao redor DELE sofria. Ter  compaixão,  é ver as pessoas como o apaixonado vê. O apaixonado sofre com o sofrimento do outro, o apaixonado se envolve com o outro, se entrega sem cobranças, apenas se doa. Ter compaixão é deixar de olhar para si e perceber que o outro precisa do apoio e força que a gente tiver para vencer a luta , para aliviar a dor. A gente quando escuta a dor do outro, mesmo quando a gente tem dor, vê que todo mundo tem sofrimento, que ás vezes a nossa  dorzinha é um grão de areia diante da montanha  dos outros. A gente consegue, se quiser, mesmo com dor, fazer  algo que possa confortar o outro e com isso concluir que a dor da gente pode ser intensa, mas, tem  sempre gente mais dolorida que a gente .Olhando a dor do outro a gente percebe que chora de barriga cheia. A vida é assim, um compartihar, compadecer, um relacionar continuo, um eterno condoer. E  mesmo deste jeito, doída e dolorida, ainda vale muuuuito a pena!!   Viva a vida!!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

VANTAGENS ... TODO MUNDO QUER...

Vantagens...Todo mundo quer...Infelizmente, nem relógio trabalha mais de graça. Eu acho que todo mundo tem a idéia que se não sair no lucro, não ganha. O ganho de se fazer o bem não pode ser pesado, não pode ser cobrado. Quem faz o bem, ou até faz o que  tem que ser feito não deve fazer nada por uma vantagem. Conheci uma pessoa que não acreditava que alguém pudesse fazer nada pelo outro a não ser que esse outro fosse escravo dele. Fazia isso, sem perceber.Um dia, essa pessoa, me disse que ninguém fazia nada de graça, ainda mais por ela. Gente que não sabe fazer e nem receber o favor dos outros, de coração. Vejo gente que se voluntaria , gente que nesse sacerdócio , trabalha em prol do outro. Aprendo sempre com essas pessoas que fazem sem cobrar , simplesmente fazem, porque isso é o que acreditam. A verdade é que o bem que a gente faz para o outro sem querer nada, sem ter que lucrar , sem que alguma vantagem advinda disso, é o bem que a  a gente faz e realmente faz o bem , porque o bem só  faz sentido se fizer bem ao outro e fizer o  melhor para gente . A vida só é verdade e de verdade se a gente for  agente, se a gente  a fizer valer... Viva a vida!!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

RISCOS E RABISCOS...

Riscos e rabiscos...Muita coisa nessa vida  começa com um risco  no papel,  um  simples rabisco. As coisas vão tomando forma, um traçado daquilo que a gente precisa, deseja , planeja . Nas coisas mais práticas riscos e rabiscos fazem sentido: lista do supermercado, o orçamento, a receita do bolo, a receita medica... As vezes, a gente tem que planejar e arriscar ... Correr o risco de fazer algo novo,  algo que nos amedronta , nos desafia. E o que é correr o risco senão ir rabiscando na vida o que a gente quer, até que se concretize e forme um belo desenho? A gente precisa de assumir as consequencias das escolhas ,se dar a chance e ao luxo  de  riscar, rabiscar , arriscar , viver ... Hoje, agora,  sempre . A vida é pra valer !! Viva a vida!! 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

APLAUSO...

Aplauso... Aplauso é um reconhecimento. Todo mundo quer ser reconhecido, valorizado.Ninguém quer ser desprezado , deixado de lado. A intensidade do aplauso, diz ao artista , o quanto o público gostou de seu trabalho, assim como os elogios e os estímulos positivos fazem a quem não está em um palco. Mesmo as pessoas mais reservadas, querem ser elogiadas , reconhecidas, aplaudidas. Na correria da vida a gente faz tanta coisa que não vê o que o outro faz , não elogia, não reconhece o esforço do outro.Mas, a gente quer que o outro nos veja, nos elogie. Pensando bem , se a gente começar a ver os outros , a motivar elogiar, aplaudir, quem sabe os outros nos enxergue. Quem sabe a gente com isso sinta tão gratificado em motivar que o maior aplauso seja ver o outro bem sucedido. Aplauso não é somente  um bater de  mãos sem sentido, é uma forma de dizer bom trabalho!! Valeu. A vida da gente é para motivar as pessoas, ver o outro  para que a gente seja um instrumento de  sucesso, e muito mais , é  para  plantar pequenas sementes que façam diferença, que mude o mundo...A mudança Começa com a gente,  porque nessa vida , a gente é somente agente. Viva a vida !!

domingo, 19 de outubro de 2014

CHAPÉUS..

Chapéus... Acho que os chapéus me encantam sem motivos. Cada lugar que fui no mundo, trouxe um de lá. Gosto de ver as pessoas usando chapéus. Acho elegante, chique. Tem gente que não gosta. Acho que chapéus são como coisas boas que a gente mete na cabeça, coisas que a gente mete na cabeça e depois toma uma atitude. Muita gente vai criticar, vai achar inútil, ridículo, uns vão usar, outros vão ficar só na vontade.O certo é, que se a gente é dono da gente, a gente pode ousar sair de chapéu, ousar tomar uma atitude .Tudo  é uma questão de escolha, decisão e de assumir consequencias que elas tem . A vida da gente é para que a gente use e abuse das escolhas que faz A vida é para ser vivida. Viva a vida!!

sábado, 18 de outubro de 2014

IMPERFEIÇÀO...

Imperfeição... Imperfeição é uma coisa que a gente tem que conviver. Ninguém é perfeito, grande verdade da vida. Eu tenho um monte  de coisas que me provam que sou uma pessoa que precisa melhorar muito. Uma coisa que eu luto para melhorar, sem muito êxito é a minha dificuldade com números, meu raciocínio lógico matemático é de uma criancinha. Cálculos, os mais simples, mais fundamentais , são difíceis e complicados para mim. Me recrimino por isso, porque apesar do meu esforço, sempre tem algo errado , mesmo que conte e reconte, calcule e  recalcule. Tenho que pagar por isso , ás vezes , pago em dinheiro, ás vezes pago com a vergonha de ser sempre cobrada, a vergonha de não calcular bem . Saber que a imperfeição é uma faceta que eu vou ter que conviver , não me faz bem. Queria que a discalculia , nome bonito para quem tem os meus sintomas, não fosse uma coisa que me atrapalhasse, não fosse a prova viva da imperfeição que todo mundo tem e tenta sempre esconder. Me chateia, toda vez que passo vergonha por causa dela, me culpo... Depois, de amargar uma ''deprê'' momentânea , lembro que todo mundo é assim, tem dificuldades. Claro, que tem uns que tem mais que os outros, rsrsr , no meu caso rsrsr. O jeito é a gente respirar fundo e seguir a vida ...  Acontece com todo mundo, mais comigo , mas, e daí,?Eu aguento, depois de sofrer horrores , rsrsr, faz parte da vida .A gente sabe que a vida continua, perfeitamente imperfeita . Viva a vida!!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

DESCOBRINDO COM A DESILUSÃO...

Sempre que penso em descoberta , sinto o gosto da juventude , o cheiro de coisa nova , um entusiasmo na batida do meu coração. A gente vai perdendo isso com o tempo se não ficar esperto . Vejo uma criança quando abre um pacote de presente , mesmo quando sabe o que é , é sempre uma descoberta , uma coisa que não tem igual . Um adolescente quando sai sozinho pela primeira vez e resolve o grande mistério de enfrentar o mundo , contra tudo e todos e vence ... que sensação maravilhosa , descobrir que já é gente grande para fazer certas coisas . Tento manter esse sabor de descobrir o mundo sempre comigo , ás vezes é difícil , porque ás vezes a gente descobre que a barba do Papai Noel é falsa e era melhor ficar na ilusão .Não vale a pena deixar a  Desilusão, fazer da gente um zumbi, uma pessoa amarga. Tem que encarar a desilusão de frente e se perguntar : E agora, como vai ser, como é que eu saio bem dessa?  Desilusão é cair na real faz parte da vida. Desilusão ensina a gente que nem tudo que reluz é ouro e que a vida segue sempre em frente Cada dia tento descobrir uma coisa nova em mim , algo meio adolescente , desta sensação de ganhar do mundo , de me sentir grande , descobrir que posso fazer o que quiser , ninguém me manda , liberdade total . Já sou bem grandinha , quarentona para dizer a verdade. Guardo comigo a vontade de sempre descobrir , de ter um  entusiasmo bobo e ao mesmo tempo surpreendente de saborear o novo , de curtir o momento . Descobrir em cada situação uma coisa nova , um novo aprendizado . Descobri que não estou morta e sim, que estou bem VIVA!!. E já que eu estou na vida e ela em mim, o jeito é fazer valer , viver o melhor que der para viver . Viva a vida!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

LUZ NO FIM DO TUNEL

Luz no fim do túnel... A vida é assim, se a gente está na vida e ela na gente, é porque ainda existe esperança. Esperança , nada mais é que a Luz no fim do túnel, que nos faz levantar de manhã e ir a luta. Carlos Drummond de Andrade, escreveu dentre muitas coisas , que achava  o mundo besta e  que perdeu o bonde e a esperança. Por mais que ele  tenha perdido o bonde, a esperança mesmo que tenha ido com o bonde, sempre acha a gente , se a gente quiser encontrar. Talvez, seja por isso que a gente sempre espera que haja um novo dia,  espera viver para sempre.A gente sempre se surpreende com as coisas ruins , porque sempre tem esperança que aconteça coisas boas. A vida é para se viver!! Afinal de contas ,a esperança é a ultima que morre. Viva a vida!!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O QUE A VIDA PROVOCA...

 O que a vida provoca...Provocação, como tudo na vida, tem muitos lados. Tem gente que é provocadora por natureza, usa isso para o bem, provoca reações positivas nas pessoas. Professores tem que ser provocadores , para instigar a aprendizagem. Palestrantes também podem ser provocadores, porque eles em seu discurso podem desafiar os ouvintes a uma reação que produza mais motivação. Tem gente que usa a provocação para o mal. Essas pessoas tem o prazer de provocar uma reação negativa nos outros. Elas tentam fazer com que os outros se sintam deslocados no ambiente. Elas querem que a gente aceite a provocação e faça algo do qual a gente vai se arrepender.Covardes, os provocadores do mal, querem que ao redor as pessoas aceitem a provocação e depois reajam inconvenientemente. Cabe escolher aceitar ou ignorar a provocação.Tem gente especialista nisso, provocar para o mal. Quem aceita dá o controle da sua vida a outra, quem resolve ignorar, tem o controle da situação e deixa o provocador frustrado. Na vida a gente precisa fazer da provocação boa ou má um desafio, isto é ser motivado quando provocado. Na provocação boa, a gente é instigado a crescer. Na ruim , naõ aceitar  e ser estrategista , fazer que o feitiço caia contra o feiticeiro. Hoje é tempo da gente viver melhor, porque a vida provoca as maiores experiências. E todo dia convida a gente a aceitar um novo desafio. Entrou na vida, é para viver !! Viva a vida!!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

QUE HISTÓRIA É ESSA?

Que história é essa? Todo mundo tem História. E bota história nesse mundo !! Se a gente pensar que além da história mundial, existe a história de cada país, de cada estado,  de cada cidade , de cada família, cada  pessoa... a gente nem tem como contar em números tanta história. Por mais que vida da gente seja entrelaçada de histórias, cada um conta de um jeito, do seu jeito de contar cada história. Ainda que se chegue a um final em comum cada um tem uma historia para contar.Quando se nasce é que cada história começa, o mundo passa a ser efetivamente mundo e faz todo sentido, até que sem aviso ou explicação a história chega ao fim e aí sem poder saber que fim levou a história, se sai da vida e vira-se história. Enquanto a gente está na vida, a história tem três tempos, nos tempos da história, passado, presente, futuro.Quando se sai, a gente virou passado e vai habitar nas memórias. A história é sem futuro e sem presente para  quem saiu da vida. história da gente é um emaranhado de outras histórias emaranhadas com outras gentes. A vida da gente é feita de história!!Somente a gente pode fazer que a  nossa  história  valha para a gente mesmo e para quem criou toda história, desde que o mundo é mundo.  A vida é agora !!Cabe a nós, fazer da nossa vida, um livro aberto, uma verdade e contar a história da nossa história da melhor jeito que der. A vida é mais que a uma história, é história de vida !! Viva avida!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

VIDA DE GIRINA /CRISÁLIDA OU DE CRISÁLIDA /GIRINA?


Vida de girina/crisálida ou de crisalida/girina ?Mudar é minha vida .Parece que quando engreno, algo acontece e eu tenho que mudar radicalmente. Recomeço sempre , sem reclamar, apesar de ser cansativo, Muitas vezes acho que tudo vai ser diferente demais, confio que DEUS me guia. Me aborreço, um pouco porque sair do confortável, é sempre desconfortável. Agradeço, converso, me coloco no divã divino e em pouco tempo, vejo que a mudança foi feita dentro do meu coração, da minha cabeça, aceito que tudo foi e será melhor. Não é fácil, essa minha vida de girina crisálida, sempre em transformação. Quem sabe caminho mesmo para ser uma sapa com asas ou uma borboleta verde? Sei que  com todas as minha mudanças,eu percebo que quando a gente quer se adapta, ainda que isso seja estranho no começo. A vida é movimento, ciclos... Vida que segue... A  gente vai seguindo a vida ...A gente precisa saber que não é eterno ,  tem que valorizar os momentos para não se perder diante da mudança, do novo, do fora do comum, do desconhecido . Precisa   saber que no meio de tudo,  a gente  cresce,  transforma, muda, começa, finda... Precisa saber viver ... A vida é agora !! Viva a vida!!

domingo, 12 de outubro de 2014

COISA DE CRIANÇA ...HISTÓRIA PARA BOI DORMIR ...

Coisa de criança... História para boi dormir... As crianças do meu tempo, não tinham tantas preocupações, atividades e eletrônicos. As crianças do meu tempo brincavam de um monte de coisas que hoje só se brinca nas gincanas dos colégios na semana das crianças. Se bem que eu não gostava da brincadeiras mais esportivas, sempre detestei correr, contar para brincar de esconde -esconde, contar e depois achar o outro achava super chato.Detestava chicotim queimado, brincadeira  que as pessoas escondem um objeto e uma criança tinha que achar , se chegava perto ficava quente , estava longe do objeto ficava frio. PERDA DE TEMPO!! Gostava mesmo de escrever,  de brincar com as palavras, com as letras, fazer perguntas que ninguém sabia responder. Fui uma criança nerd, rsrsr Acho que ainda sou uma criança nerd, agora , presa num corpo de senhora. A Gente tem que ser criança sempre. Nem sempre é ruim ser criança, usar  isso com bom senso que a maturidade traz, é super saudável . A gente tem que ser mais a gente , relembrar a infância, imaginar, e fazer aquilo que no simples faz a gente feliz. Essa coisa que a gente tem de se policiar o tempo todo porque pessoas que nem valem a pena, querem que a gente se encaixe num padrão maluco delas, é crueldade demais.. A gente cresce e percebe que o universo não gira em torno da gente e que  essa história que a gente tem que ser feliz o tempo  todo, que tem que ser rico, que tem que Ter, é história para boi dormir. Eu aprendi e ainda aprendo com as crianças que a gente tem que viver o agora e ser feliz do jeito que dá , com o que tem , ser simples e simplesmente ser. A vida é  para se viver sem vergonha de ser ...sem vergonha de ser até  feliz, porque a gente é apenas aprendiz... Afinal de contas, a Vida é bonita , é bonita  e é bonita ... Viva a vida !!

sábado, 11 de outubro de 2014

FAZER VALER

Fazer valer... Madre Teresa de Calcutá , uma mulher que viu uma grande problema, se dispôs  a ser solução. Ela  pode ter visto toda a dificuldade de cuidar de gente que vivia num lugar que só bicho poderia viver. Um lugar sujo, com doenças e gente mais do que carente, fome, sede, falta de higiene, um cenário horroroso, realidade de tanta gente. Ela foi lá com sua fé e fez,  orou e foi e se dispôs a ser resposta da oração. Quanto as vezes, a gente pede as coisas , pede a DEUS para solucionar um problema , consertar uma situação e parece que nada acontece... Parece que as coisas não saem daquele ponto. Muitas vezes, a oração da gente já está respondida , desde o dia em que a gente nasceu. Muitas vezes a gente é a própria resposta de oração. A gente que ir lá e fazer valer. A gente tem que ver o que a gente pode fazer , porque essa parte  é da gente , DEUS dá forças e meios para que a gente faça. Acho que ser Madre Teresa, fazer uma coisa tão grande,é quase impossível. Ser a gente mesmo, fazer boas escolhas, fazer o que tem para ser feito, isso a gente pode fazer.    Então,  a gente tem que tomar coragem e atitude , fazer valer, só depende da gente. A vida é uma só, só se vive uma vez e é  bem melhor quando se  vive plenamente.Viva a vida!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DE OLHO...

De olho... Quem já assistiu um Reality show, já viu um luar onde engaiolam seres humanos e os deixam monitorados dia e noite, sempre e sempre gente observando gente. A gente esquece que DEUS vê a gente o tempo todo, como um pai zeloso. A gente precisa agir bem , fazer o que é bom e correto , não só por isso, mas porque é o que tem que ser feito.Tem gente que só  faz o certo , quando todos estão olhando. O que a gente tem que ficar de olho é para  não ter um comportamento que seja ruim aos nossos olhos. A gente tem que te um comportamento que quando a gente olhar a nossa imagem no espelho,fique bem consigo mesmo. A gente tem que ter a consciência limpa, deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo como um bebê. A gente tem que olhar as pessoas com mais misericórdia, compaixão, todo mundo erra. A vida da gente só tem sentido se a gente fica de olho na gente sempre , cuida mais  da vida da gente e se dispõe a ser mais solidário. A gente tem que ficar de olho  na vida, afinal, a gente está nela e ela na gente para ser vivida. Viva a vida!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

DESCANSO ...

Descanso... Descansar é relaxar, repor as energias  e também ficar tranquilo., despreocupado. Tem gente que não consegue fazer isso. Descansar demanda encontrar a tranquilidade e uma oportunidade de fazer como os italianos, um dolce far niente. Descansar é aproveitar o fazer nada . Dormir , descansa o corpo, um bom banho quente relaxa. Descansar o corpo é fácil. Descansar a mente ... Isso é difícil demais.!! O que a gente tem que lembrar é que descansar é saudável. A vida é muito curta para que a gente não a curta plenamente. Gente que não descansa tem uma vida muito ruim , desgastada.  Quem não descansa não tem vida .A vida é agora . A vida é  para ser vivida. Viva a vida!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

SOLIDARIEDADE


Solidariedade... Uma palavrinha complicada de dizer e muito difícil de ver na prática ultimamente.Não sei  onde a d. solidariedade anda. Parece que todo mundo está preocupado  com o que o seu aparelho eletrônico portátil, como um bebe se preocupa com sua chupeta. Pode tirar tudo dele, não tirando a chupeta que ele sente e chora.Ajudar o outro está cada vez mais raro, ainda tem uns lampejos de esperança quando as pessoas me dão lugar no ônibus porque estou com colar cervical ou na fila do banco, gente que me dá a senha porque outra pessoa pagou o que ela tinha para pagar e a senha sobrou. Gente que deixa seu aparelho eletrônico para bater papo, para conversar, para interagir com o real.Acho que é esse o atual significado para solidariedade , interação com o real, compartilhar off line. A gente precisa se ligar na vida  real, em tempo real ,de vez em quando... Ainda bem, que ainda tem gente que gosta de gente e interage com o mundo,vê o outro, se compadece, e toma uma atitude em favor do outro, além do seu próprio umbigo. Alguma coisa tem que ser feita... Tem que começar com a gente... A vida é para ser vivida, de fato ,de verdade , só se vive uma vez. Afinal, quem não vive para servir , não serve para viver . Viva a vida!!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

CHUVEIRO...

Chuveiro... Coisa boa é um bom banho de chuveiro, melhor quando é bem quente.Como devia ser , antes de se ter o chuveiro, nem imagino. É difícil imaginar a vida antes do chuveiro elétrico, e tem gente que em plenos anos 2000, que não tem eletricidade e nem chuveiro. Acho que quando Santos Dummont inventou o chuveiro, ele não tinha  a noção de quanto bem ele faria a humanidade. E ele é conhecido por ter inventado o avião... Um chuveiro é bem mais próximo que um avião. Muitas pessoas podem nunca  viajar de avião , mas, um  banho de chuveiro é bem mais provável que pelo menos um banho todos tomem .  O inventor do chuveiro , é um anônimo , apesar de ter feito e ainda fazer tanto pela humanidade. Pelo menos, da humanidade carcomida e cansada,que chega de um dia de trabalho doida para relaxar com bom banho. A vida é assim, as coisas mais valiosas, são coisas anônimas, são quase imperceptíveis até que a gente fique sem elas e sinta falta do que a coisa faz e é no cotidiano. Em dias complicados, que a gente não consegue entender como ficaram desse jeito, a gente segue e tem outros dias bons e difíceis e no meio desse turbilhão o conforto de uma ducha.   Quem dera  vida fosse sempre simples, como uma boa chuveirada quente... Viva a vida!1

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

OBRIGAÇÕES ...

Obrigações... Tem um monte de coisas que a gente tem obrigação . Fazer coisas obrigadas são desgastantes, desagradáveis , apesar de muitas vezes ser impresindíveis de serem feitas. Uma vez fui obrigada a ler o livros o Barão de muchausen , livro horrível e chato. Gosto de ler, mas, esse detestei, assim como  gato malhado e a andorinha sinhá, fui obrigada a ler também  achei chato. A obrigação tira o prazer. Se a gente faz a obrigação com prazer, a obrigação deixa de ser um peso,e quase deixa de ser obrigação.Cada um sabe o que tem a fazer, enfrentar, encarar. O importante é não deixar que o peso da obrigações, tire o brilho, de tudo que a vida tem. A gente tem que ser grato em tudo,até pelas obrigaçóes quando a gente agradece encontra leveza. A vida é agora, tem que fazer, o que tem que ser feito, é o jeito. A vida  está ai, para ser vivida !! Viva a vida !!

domingo, 5 de outubro de 2014

PINOCCHIO ,O APRENDIZ DE GENTE E A SINDROME DE GEPETTO...

Pinocchio, o aprendiz de gente e a síndrome de Gepetto... Quem nunca ouviu a história do velho Gepetto que um dia sonhou em ter um filho e uma fada resolve fazer isso, dando vida a um dos bonecos que ele fazia,  dá ao boneco como consciência um grilo falante,prometendo  que se o boneco de pino, Pinocchio, fosse bom, viraria gente? Daí para frente , o boneco apronta, mente e como castigo o nariz dele cresce quando ele fala mentira e só volta normal quando ele fala a verdade. Gepetto sempre acredita que o seu filho tem conserto e fica investindo nele até que um dia, o boneco vira gente .A gente é um pouco Pinocchio  e um pouco Gepetto. Pinocchio , porque na vida a gente tem que aprender a ser gente todo dia. Gepetto , porque tem sempre alguém em quem a gente investe acredita, mesmo que todas as atitudes da pessoa indiquem que não há perspetiva de conserto. A gente como Gepetto está sempre lá,na hora que a pessoa precisa para apoiar , incentivar , pagando um preço somente para que a pessoa tenha um momento feliz. Muitas vezes a gente , vira o grilo falante e como na história, os Pinocchios da vida , nunca escutam o que a gente fala e fazem do jeito deles. Quem sofre da Sindrome de Gepetto, não liga para isso, vai lá e enfrenta as consequencias, de novo paga o preço, ama. Pena que na realidade , muitos Pinocchios nunca caem em si, e mesmo que isso aconteça não mudam de atitude. Uma historinha singela e de moral tão simples, faz a gente refletir e ver o quanto a gente ainda tem que aprender e o quanto a gente pode  amar, ao ponto de acreditar sempre e querer o bem  do outro acima do da gente. A vida é curta demais...Entre Pinocchio e Gepetto, fico com o bom dos dois,ser uma velha que ainda acredita,tem esperança  de que dias melhores virão. Acredito no bem, nas pessoas , na vida ,porque isso faz parte de aprender a ser gente. Ser uma pessoa que mesmo com um monte de defeitos ,tenta todo dia virar gente... Gente melhor. Viva a vida!!

sábado, 4 de outubro de 2014

TEMPO QUE PASSA...

Tempo que passa... Não sei ao certo se o tempo que passa ou se a gente que passa no tempo. Vai ver são as duas coisas, juntas e misturadas. Sei que nessa passagem, a gente nem consegue perceber um monte de coisas a nossa volta seguindo seu curso. Um dia , de repente, seus amigos já não são tão jovens, e os filhos deles estão mais velhos do que a gente era quando os conheceu. Aquela menininha que  a gente carregava no colo, já é uma moça e está de mãos dadas com um cara desconhecido , no maior ''love''. O menininho que a gente viu nascer está falando grosso.Um dia, de repente a gente vê os amigos  na rede social e eles parecem tão velhos... Um dia , de repente a gente olha no espelho e se pergunta:- Quem é esta pessoa no espelho? Quem é essa  pessoinha velhinha que olha para mim  todo dia? A responta vem e  a gente sabe bem: Eu!!! Parece que a gente  acelerou no tempo e vê todo mundo envelhecido, como num sonho , só o espelho conta o que aconteceu com a gente. Eta, espelho!! Ele que mostra a imagem da gente invertida , mostra a verdade do tempo que passa e que a gente passou no tempo. A gente cresceu, envelheceu, fez história... A imagem do espelho, mostra a verdade vertida,  certa, mesmo que virada, é um retrato da gente diariamente... Tão a gente e tão real, presente ...  Vida  que segue ... A gente que segue a vida ... Viva vida!!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

RITMO

Ritmo... Tudo na vida tem ritmo. O coração, a respiração e um monte de outras coisas, além da música. A gente também tem um ritmo. O ritmo com que a gente segue pela vida, não é igual para todo mundo, tem gente que é rock'n roll, tem gente que é valsa, tem gente que é marchinha. A gente tem um ritmo para aprender e fazer as coisas. Tem coisas que  gente faz mais rápido que os outros, tem coisa que a gente faz igual e tem outras coisas, que a gente é mais lento.O que é preciso é a gente respeitar o ritmo da gente e dos outros para não ter um estresse desnecessário e  para conviver bem . Cada um é cada um e tem seu ritmo para viver. A vida é muito curta para que a gente não respeite a gente e o nosso ritmo, e também os dos outros. Afinal de contas ,ninguém é perfeito, e é  preciso saber viver no ritmo que o  equilíbrio tem. A vida é agora!! Viva a vida!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

OSPB...

OSPB...Organização Social e Política Brasileira, matéria de escola que pretendia dar ao aluno , noção  do regime  político do Brasil e do  respeito á pátria. Quem dava aula no rígido Colégio Batista Mineiro, era um homem um tanto diferente. Acho que ele era diferente porque a visão adolescente faz com que a gente ressalte o que não é comum. O professor era o único que usava guarda-pó, andava de lá pra cá com o tal, segurando uma montanha de livros nos braços. De vez em quando, eu pedia o guarda-pó dele emprestado, para as aulas de laboratório, e por isso peguei o apelido de noiva dele, isso não me ofendia. Na aula O professor, falava e fazia piadas sem graça nenhuma. Falava do respeito ao Brasil, contava de como o país tinha se desenvolvido até aqueles tempos.Tudo era muito irreal, para o universo adolescente, uma chatura só. O Duarte, professor de OSPB, era um cara cheio de peculiaridades e incoerências, sem deixar de ser competente como profissional. A aula dele era sempre um acontecimento, eu gostava, achava que ele era esforçado, um bom professor, os outros  o  achavam  bobo, ridículo. Ele sabia disso,mas, era esperto o bastante para não se abalar com isso. Talvez, o sotaque que ele pensava não ter , fazia com que ele tivesse a fama. Aprender OSPB com um professor estrangeiro é uma coisa estranha, ainda mais quando esse professor é português. Só sei que naqueles tempos a gente tinha mais noção dos deveres que a pátria nos cobrava, e mesmo obrigado a gente aprendia o hino, respeitava a bandeira e nas horas cívicas, a disciplina era lei.  Do Duarte, tenho saudades e a lembrança de um cara que sabia a que veio, que não precisava ganhar nada no grito, que não exigia respeito, respeitava as pessoas sempre. Tenho esse exemplo comigo e a memória boa sempre que vejo um guarda-pó. A vida é feita de  gente que marca a gente e que bom quando marca positivamente.Viva a vida !!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

NASCEU GENTE É INTELIGENTE...

Nasceu gente é inteligente... Não existe gente burra,Jean Piaget , já dizia, nasceu gente é inteligente. Por mais que as pessoas digam e ajam como se a gente fosse bobo, por não saber das coisas ou não ter assimilado algum conceito, a gente tem esperança. Aprender é um processo, tem que se descobrir as ferramentas para que  a aprendizagem se dê. Todo mundo tem mais facilidade em uma área ou outra, gênios não nascem todo dia. Mesmo os gênios , tem suas dificuldades, eles podem se destacar em uma área e ser um fracasso total em outra. A gente tem que descobrir os mecanismos que fazem a gente aprender mais rápido. Pedir ajuda, buscar a solução para as dificuldades, não faz a gente menor ou maior, só mostra consciência, maturidade, vontade de dar certo. Aprender, sempre é bom, faz a gente crescer e por menos valor que as pessoas dêem a isso, quem busca o conhecimento sabe o valor que isso tem.Aprender liberta, satisfaz, aumenta a auto estima, faz parte da vida de quem quer crescer. Quem para de aprender , para no tempo, emburrece, aliena, deixa de ter o prazer da descoberta e de se aventurar pelos caminhos do conhecimento. A vida é um eterno aprender .Todo dia, a gente aprende alguma coisa , mesmo sem perceber. Afinal, querendo ou não, a gente é aprendiz de gente!!!  Viva a vida !