quinta-feira, 2 de outubro de 2014

OSPB...

OSPB...Organização Social e Política Brasileira, matéria de escola que pretendia dar ao aluno , noção  do regime  político do Brasil e do  respeito á pátria. Quem dava aula no rígido Colégio Batista Mineiro, era um homem um tanto diferente. Acho que ele era diferente porque a visão adolescente faz com que a gente ressalte o que não é comum. O professor era o único que usava guarda-pó, andava de lá pra cá com o tal, segurando uma montanha de livros nos braços. De vez em quando, eu pedia o guarda-pó dele emprestado, para as aulas de laboratório, e por isso peguei o apelido de noiva dele, isso não me ofendia. Na aula O professor, falava e fazia piadas sem graça nenhuma. Falava do respeito ao Brasil, contava de como o país tinha se desenvolvido até aqueles tempos.Tudo era muito irreal, para o universo adolescente, uma chatura só. O Duarte, professor de OSPB, era um cara cheio de peculiaridades e incoerências, sem deixar de ser competente como profissional. A aula dele era sempre um acontecimento, eu gostava, achava que ele era esforçado, um bom professor, os outros  o  achavam  bobo, ridículo. Ele sabia disso,mas, era esperto o bastante para não se abalar com isso. Talvez, o sotaque que ele pensava não ter , fazia com que ele tivesse a fama. Aprender OSPB com um professor estrangeiro é uma coisa estranha, ainda mais quando esse professor é português. Só sei que naqueles tempos a gente tinha mais noção dos deveres que a pátria nos cobrava, e mesmo obrigado a gente aprendia o hino, respeitava a bandeira e nas horas cívicas, a disciplina era lei.  Do Duarte, tenho saudades e a lembrança de um cara que sabia a que veio, que não precisava ganhar nada no grito, que não exigia respeito, respeitava as pessoas sempre. Tenho esse exemplo comigo e a memória boa sempre que vejo um guarda-pó. A vida é feita de  gente que marca a gente e que bom quando marca positivamente.Viva a vida !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário