quarta-feira, 30 de abril de 2014

GENTILEZA...

Gentileza... Gentileza é uma coisa que a gente deveria receber e dar para as pessoas , sem ter que exigir , forçar.Pena, que é raro a gente receber gentileza na rua, no ônibus, por onde a gente anda. Outro dia, fui ser gentil e cedi meu lugar a um senhor no ônibus e ele disse na maior altura que ele não precisava daquilo não, que ele ainda era capaz de ficar em pé para uma moça sentar .Agora, por isso , não faço mais , para ninguém. Gentileza, é uma necessidade, uma coisa que deveria ser priorizada, não somente para quem a gente ama , mas, a todas as pessoas. É fato que gentileza gera gentileza e também é fato que tem gente que não se deixa contagiar por ela. Sei, que o mundo está precisando de mais gentileza e menos gente que por qualquer coisinha estoura, briga, ofende , desrespeita. Apesar, de ter parado de ceder o lugar no ônibus , ainda sou pela gentileza , pelo sorriso e pelo  bom humor. Acredito que gentileza gera gente ilesa.Sempre é tempo de ser mais gentil. A vida é bela !! Viva a vida!!

terça-feira, 29 de abril de 2014

PELA COMPANHIA...

Pela companhia... Valorizo companhia. Sou capaz de fazer um monte de coisas por uma boa companhia, até porque nunca andei com as más. Já andei muito com muita gente, já fui a velório , já comi coisas diferentes e já fui a lugares que não faziam parte do meu roteiro, tudo por uma boa companhia. Detesto acordar cedo ,acordava cedo no sábado para ir de ônibus ao supermercado mais barato com a minha avó, para voltar carregando sacola pesada, simplesmente porque eu gostava da companhia dela. Gosto de gente, de movimento, de conversa boa, de conversa instigante e inteligente, por isso sou capaz de fazer muitas coisas que fogem do meu cotidiano, pela companhia. Não sei se sou boa companhia,tento ser, isso garanto. Com o tempo , eu aprendi a me fazer companhia e até gostei de mim. Fato é que a melhor companhia é DEUS, sem dúvida nenhuma . Diz o ditado, diz-me com quem anda e te direi quem és, nem sempre é assim. Eu, andava com pessoas que eram muito diferente de mim, só porque não eram do meu jeito, não  se podia dizer que eu era como elas. Muitas vezes , me abordaram e me julgaram pelas companhias que eu andava, eu sempre mostrava que não era igual.Aliás, talvez porque eu nunca fui igual ,que eu gostava e ainda gosto de boas companhias, elas sempre tem algo edificante, que faz a minha vida melhor. Escolher com quem andar,esperar o melhor das pessoas, está nas nossa mão. E se a companhia não agradar, fizer mal. a gente temsempre a opça, de  fazer o ''social ''e se possível se afastar dessas pessoas , porque para a paz da gente, fale outro ditado, antes só do que mal acompanhado. A vida vale a pena !!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

SIMPLIFICANDO A VIDA...

Simplificando a vida... Se a gente só pudesse ter o que coubesse em uma mochila, como seria a nossa vida? Tem gente que tem tanta coisa,um acumulo tão grande que não dá conta de usar tudo que tem. Eu acho que a vida seria mais simples, já que se teria somente o estritamente necessário. A gente sempre tem e carrega muito mais do que precisa. A gente tem que saber simplificar a vida , não carregar tanta coisa , não ter mais do que precisa usar.  Não só com as coisas , mas também com sentimento, lado emocional que ás vezes pesa tanto porque a gente se apega ao passado, as coisas que aconteceram.Se a gente pensar bem, a gente precisa de pouco para ser feliz, água, comida, ser querido,ser aceito, gente com quem contar, sorrisos, saúde,crescer como pessoa, bem-estar de quem a gente preza. Coisas que muitas vezes não se pode comprar,que fazem a vida melhor,fazem a gente se sentir mais gente. A vida não é acumular coisas, a vida é compartilhar o melhor que a gente tem, que passa longe de ter coisas e da conta bancária. Cada vez ,mais penso que DEUS é um cara muito democrático, porque isso qualquer um tem, de graça,é um dom. A vida é muito curta para que a gente não a curta, a vida é agora. A gente precisa urgente descomplicar a vida , priorizar as pessoas, valorizar o que importa de fato e de verdade, colocar o foco da  vida no que não é coisa e  faz toda  diferença.Se a gente quiser pode  enxergar nas pequenas coisas do cotidiano que a vida é simples e é a  gente  que a complica  demais. A gente tem que ver simples, porque  vida é o olhar que a gente põe nela. Viva a vida!!

domingo, 27 de abril de 2014

EQUILIBRIO ...

Equilíbrio...A gente só percebe que precisa do equilíbrio, quando a gente perde. A gente sempre fala da perda do equilíbrio, quase nunca fala do ganho. Equilibrar não é fácil, a gente só anda porque aprendeu a se equilibrar, a perder e recuperar o eixo a cada passo que a gente dá. É uma das primeiras coisas que a gente aprende quando está grandinho e deixa de ser um bebê. Andar, é equilibrar nas próprias pernas, é sinal de independência e crescimento. Crescer requer cada vez mais equilíbrio. A gente tem que saber tanta coisa e ainda escolher o que fazer com essa informação. A gente tem que ponderar, tem que decidir o que fazer  para gente e para os outros , já que tudo que a gente faz afeta o mundo. A gente tem que ser prudente o suficiente para não ser extremista, ser radical.Quanta coisa a gente tem que fazer para ser simplesmente. Equilibrar sobre as próprias pernas, equilibrar as emoções, equilibrar  para ser saudável. Acho que para isso é preciso que a gente faça as pazes com o passado, viva intensamente o presente e não se deixe intimidar/ansiar pelo futuro de forma que isso atrapalhe tudo.Em todos os tempos da nossa vida, a gente tem que escolher o equilíbrio, porque isso é o melhor a ser feito, faz a gente ficar de bem com a vida. Mesmo que a gente perca o equilíbrio, a gente tem que saber que  a escolha está na nossa mão. Cair faz parte do aprendizado, o jeito é  achar o eixo para se equilibrar, se por de novo em pé e caminhar, seguir em frente. É para frente que se anda, para frente que a vida segue seu rumo, um passo de cada vez ,num aprender  constante de achar e manter o equilíbrio. A lei  de compensação que a vida nos apresenta é a que  a gente tem que corrigir os nossos defeitos e balancear as nossas debilidades é isso que faz a gente saber que é imperfeito, mas sempre pode se superar e melhorar. A transformação que acontece dentro da gente nos impele a ter uma atitude para andar e se reequilibrar depois de cada queda. No caso do equilíbrio, o que não mata fortalece. A gente tem  que enfrentar o que aparece, não adianta desesperar, tem que respirar fundo ,sentir a presença de DEUS que  aquieta o coração e a mente ,dá força para seguir vida afora, livre , leve e sem culpa. A vida é muito curta para que a gente não a curta. Viva a vida!!

sábado, 26 de abril de 2014

EXPERIÊNCIA PESSOAL..

 Experiência pessoal... Experiência é uma coisa que é como a vida . só vivendo para saber. O sabor do morango da Califórnia , só sabe quem já comeu. Mergulhar , a gente só sabe se gosta ou não depois que experimenta. Claro, que  tem coisa que a gente sabe que é ruim , mesmo sem experimentar. Eu não preciso comer veneno  para saber que vai fazer mal, que posso morrer. Tem coisas que a gente tem que aproveitar ou perde a oportunidade no meu caso,voar foi uma experiência incrível!! Antes de tudo acontecer , teve um processo de me permitir querer, de me permitir me mimar um pouco e pagar para isso sem sofrer. Quem me conhece sabe o quanto eu olho o preço das coisas e me preocupo com isso.  Sabe também o quanto eu tenho dificuldade para decidir.Mas, o ano que eu voei , eu merecia,  tinha tido crise de dor , trabalhado muito ,esperado para receber a  grana. e agora estava ali, defronte de um sonho que eu achava caríssimo e nem era. A escolha era minha... Estava em L.A. -Los Angeles , diante do IFLY, era pagar e aproveitar ao máximo. Confesso,que titubeei muito, depois que decidi, paguei e entrei no treino, o meu coração ainda estava 1000 por hora. O instrutor orientava que a gente precisa de relaxar para poder dar certo. E eu conseguia fazer isso? Não !! Depois de algumas tentativas frustradas, cheguei para DEUS  e disse a ELE, que estava ali, precisava voar, precisava relaxar para curtir, confiava que só nELE pra me ajudar. Tentei de novo e consegui!! Graças a DEUS!!! Foi uma emoção tao linda , que até  hoje quando estou diante de algo que eu preciso fazer , penso no quanto DEUS se importa comigo e peço a ELE que me ajude e de novo , eu sinto como se estivesse voando. Acho que morrer deve ser assim, voar nos braços de DEUS, andar nas nuvens , ser tão leve que a força da gravidade não me atinja.  Como bem disse , o Reverendo Ludgero no meu casamento, quando pássaro  voa a lei que impera sobre ele, alem da gravidade , é a lei da aerodinâmica e quanto mais leis imperam em um ser mais livre ele se torna . Livre!! Pude sentir a leveza ''aerodinamicamente ''fluir em mim e através de mim , rsrsr ,aí descansei em DEUS , aproveitei o presente, voei !!... Percebi com a  experiência,que a vida vale a pena e que a gente tem que viver para saber o quanto isso é maravilhoso e precisa levar uma vida mais leve, saborear a vida como se ela fosse os enormes ,doces e surpreendentes morangos da Califórnia. A vida é tão breve... A gente tem que  ser leve,antes que a vida nos leve. Viva a vida !!!


sexta-feira, 25 de abril de 2014

VINGANÇA

Vingança... Vingar dá trabalho. Tenho preguiça de vingança... Quem vinga é capaz de olhar no olho da gente e se fazer de sincero, injustiçado e ainda fazer todo mundo pensar que a vítima é ele. Eu, nunca me vinguei. Sinceramente, não tenho competência para bolar uma vingança infalível porque não tenho prazer no mal de ninguém e nem tempo para gastar no que não presta. Quem me conhece sabe o quanto sou  boba , sou capaz de nem perceber que a pessoa tem a intenção de me ofender. Um dia, me acusaram de ter feito uma vingança , passei 11 meses sem saber do caso, enquanto todo mundo que a pessoa conhecia que  me conhecia também sabia, menos eu,  até que uma pessoa que defendia  a pessoa que eu supostamente tinha vingado, veio me dizer que a pessoa estava chateada comigo porque eu tinha dado um presente que no embrulho tinha se quebrado sem eu saber . Puxa!! 11 meses depois fico sabendo e claro fui correr atrás do prejuízo e pedi desculpas, perdão e aí a pessoa veio me dizer que eu tinha me vingado, deu um B.O. danado porque eu disse que se ela tivesse me dito teria tempo pra trocar o presente por outro e que se ela me conhecesse de verdade saberia que eu não sei me vingar e nem passou pela minha cabeça isso. Mas... se passasse... Teria que ser das dramáticas dessas para novela das 9 nenhuma , botar defeito, sou dramática, rsrsr. Quer saber? Obrigação de agradar , não tenho, faço por gosto no bem de ver as pessoas felizes. Vingança faz mal para quem faz , mais do que para quem a recebe. Acho que quem se vinga é uma ''pessoinha'' muito mais ou menos', muito mesquinha e quem julga os outros é juiz injusto. A vida tem que continuar, apesar do mal. A vida tem que continuar para que a gente seja sempre  agente do bem, sempre verdadeiro. Não sou fã do Chaves, dou razão ao Seu Madruga,que  filosofa quando diz :'' A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.' Vingança é coisa para quem não tem amor  á vida... A vida é curta demais, para  que não seja sempre melhorada, celebrada, bem vivida. Viva a vida!!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

COSTUMES...

a
costumes... A gente se acostuma com coisas , que de tanto repetir viram hábito . Por exemplo , tomar café. Não tenho esse costume,conheço gente que toma depois de almoçar, e o costume vai á rua, quando a pessoa almoça na sua casa , fica esperando o café  e a gente não dá ,aí a pessoa pede. Costume é uma coisa que vira regra, tradição, ás vezes peso, ás vezes leveza. Sei , que tem muita gente mal acostumada, mimada e egoísta nesse mundo. Tem gente que tem o mal costume de ser mal humorado, amargurado e de estragar/pesar o ambiente. Eu não me acostumo com isso. Estou acostumada a ser bem humorada, a ver a vida colorida ,a ser feliz por estar viva. Devo ter milhões de maus costumes , mas, tento veementemente não os ter.  Hoje, as pessoas se acostumaram a não relacionar realmente , só no virtual. As crianças não brincam mais, foram acostumadas a ficar nos seus aparatos eletrônicos,isso as mantem quietas e entretidas e dão sossego para quem cuida delas. A vida é muito curta para que a gente se prive de ser a gente mesmo por costumes e tradições que não fazem nenhum sentido. A gente tem que se acostumar com a ideia que a vida vale a pena, que o amanhã pode não chegar.E, o hoje tem que ser vivido ao máximo com sensatez e responsabilidade , sem deixar de ser divertido. A gente tem que se acostumar a viver o melhor que a gente puder, porque só se vive uma vez e a gente só tem essa chance de fazer a vida valer . Viva a vida !!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

JEITO DE SER...

Jeito de ser... Penso que a gente é como os peixes, cada um tem seu encanto, suas caracteristicas, seu jeito. O problema é que a gente não vive nem no mar, nem no rio ou mesmo num aquário. A gente sempre é cobrado para ser uma pessoa ideal. Se a pessoa é introvertida , é cobrado para ser mais solto, se é extrovertido é cobrado para ser mais contido. Agradar as pessoas não é fácil, por isso a gente tem que se libertar e ser a gente do jeito da  gente, doa a quem doer. Isso, não é fácil de ser feito, ser do nosso próprio jeito demanda coragem de não ser o que planejaram ,não ser o que as expectativas impõem sobre a gente. Respeito e liberdade são conquistados, apartir da hora em que a gente deixa de pensar nos outros e começa a não se preocupar se encaixa ou não naquilo que esperam, naquilo que querem ou cobram , mesmo que sempre as pessoas perguntem  se a gente está bem ou se a gente não consegue ser diferente, a gente tem que ter segurança e coragem de ser o que a gente é . A vida é muito curta para que a gente seja um personagem da gente mesmo.  Cada um tem o direito de ser o que é , do jeito que é. Cada um tem o direto de ser do seu jeito.  A vida é agora e demanda que a gente viva o mais verdadeira e intensa  possível, porque a gente só vive uma vez. Viva a vida !!

terça-feira, 22 de abril de 2014

REBELDIA...

Rebeldia ...Ser rebelde é transgredir as regras?Ser rebelde é não cumprir o combinado? É ir contra e ser do contra? Pensando bem,é ser tudo isso e mais um pouco . Rebelde é alguém que não aceita autoridade de ninguém, nem obedece a ninguém. A rebeldia quase nunca é uma coisa boa, quem a pratica, sofre consequencias , represálias. Acho que a rebeldia que luta por algo, por uma filosofia de vida , um ideal, pode até dar certo , mas, tenho minhas reservas, acho que não tenho vocação para rebeldia política.Pensar diferente torna a gente  perigoso para aqueles que pensam igual. Meu maior ato rebelde se deu porque frequentei uma escola em que pensar era a maior transgressão, pensar era ser rebelde. Se pensar diferente do todo é ser rebelde...Então, sou rebelde total.  Nunca pensei como os outros, nunca fui ''vaquinha de presépio'' exerci a liberdade de expressar o meu pensamento, paguei e ainda pago um preço caro por isso.Sem problemas, sou eu verdadeira, real, um ser pensante consciente da responsabilidade, que tem a humildade de não achar que está certa sempre, tem a humildade de não achar que tudo que pensa é correto.Ser assim me aprisiona em mim , ao mesmo tempo que liberta para ser o que sou,uma Che Guevara das ideias. A rebeldia, na maioria das vezes, é a única saída, uma defesa, um grito, um pedido de ajuda. A rebeldia ensina, e com a maturidade ela fica cada dia mais distante . Não precisa ser rebelde , se a gente sabe como lutar sem contestar,se a gente aprendeu com a vida que os fatos são os maiores argumentos, que os atos falam mais que as palavras. A gente não está só, sempre tem gente que encampa nossas causas. O importante é manter  distante a rebeldia que prejudica e manter perto a que faz a gente caminhar para frente, que motiva e traz esperança. A vida vale a pena!! Viva a vida!!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

A ÚLTIMA SESSÃO...

A última sessão.... Triste é assistir um cinema morrer, ver o filme Tootsie, achar tudo maravilhoso e no final sair com um nó na garganta , por ter sido a úlltima oportunidade, mesmo sendo a primeira vez. Foi a primeira vez que eu fui ao Cine Metrópole e no outro dia o cinema foi posto abaixo.Com ele, parte da história de Belo Horizonte se foi . O Cine metrópole era imponente, bonito,não merecia o fim que teve.Triste. Acho que depois disso,aos poucos os cimenas da cidade, nas ruas , foram morrendo para renascer dentro dos Shoppings . Os cinemas foram perdendo o charme para ser apenas cinema. A vida da gente tem sempre dessas coisas que a gente não entende direito, derruba coisas que a gente tem como sólidas e reconstrói de outra forma, de um jeito parecido, que deixa saudade do velho, ao mesmo tempo que saúda o novo. A gente tem que ter na memória as coisas antigas , que não existem mais, que são história, e celebrar o novo que traz algo a mais, algo diferente.  A gente tem que ter em mente que tudo se renova, os ciclos se fecham. A vida é assim, continua sempre , e é a gente que faz com que ela seja mais que uma lembrança/ uma nostalgia renovada.A hora é agora, da gente encarar o novo e aproveitar o bom do  antes e do depois.A gente é que faz a historia continuar, valer , a gente que faz a vida reviver ... Viva a vida!!

domingo, 20 de abril de 2014

BALÃO...

Balão... Balão é coisa que fascina criança e gente grande. Quando meu bisavô morreu, ouví pela casa uma conversa que o balão não estava funcionando. Tinha apenas quatro anos de idade, e fiquei com uma má impressão por causa do que tinha escutado, do que seria um balão. Eu olhava ao redor no quarto dele  e me perguntava em pensamento , o que o balão tinha com a falta de ar do meu vô Tancredo, que  respirava com muita dificuldade, quase sufocando em busca de ar, isso eu vi, não foi coisa que eu ouvi .Procurava em vão o balão colorido com  oxigenio e não achava em lugar nenhum.Depois, descobri que o balão não era balão do jeito que eu conhecia, era um cilindro de ferro,parecido com um botijão de gas de predio. Talvez ,por causa dos desenhos sempre pensei que se eu pegasse um monte de balões de gas, eu subiria aos céus  e poderia viajar , como o velhinho do filme  Up . Teve até um padre que tentou fazer isso e não deu certo , até hoje não acharam o corpo dele. Balão que viaja deve ser bom , eu nunca vi um de perto, vi no ar , no céu e era muito lindo. A vida da gente é como um balão que quando o ar acaba, não dá para voar mais, não dá mais para ser pleno. A vida da gente é muito breve e muito passageira , a gente tem que se encher de ar , de tudo que faz diferença ,  se encher de tudo que dê a noção de que a gente está no ar, no céu, na vida, Antes que o ar acabe, a gente só tem uma missão: - Aproveitar a viagem. Viva a vida !!.

sábado, 19 de abril de 2014

FESTA...

Festa...Tem gente que se comporta como se a vida fosse uma festa sempre. Não se preocupa com dívidas , com as contas, com nada que o faça lembrar que a vida não é só farra. Gente que aje com irresponsabilidade, que ignora o que é preciso para ser maduro. Vivem apenas o hoje de uma maneira veemente e insensata. Então, quando a realidade nua e crua os defronta e confronta , a vida virou um rolo tão grande, que o  jeito é  acabar com a festa ou seguir enrolando e enrolado vida a fora. A vida pode ser uma festa, para que a gente a olhe como uma celebração, algo que valha pelo seu sentido maior , as pessoas e os momentos que a gente tem com elas. Impressionante, como na hora da festa,é mais fácil ter amigos.Na hora da ajuda,só os amigos verdadeiros permanecem.Na hora da dureza é que a gente descobre quem é amigo de fato. Ter amigos verdadeiros, daqueles que até debaixo d'água estão com a gente, é um motivo bom para festejar, celebrar. Uma festa não faz sentido sem gente para celebrar com a gente. O bom da vida é ter gente para compartilhar, partilhar a vida da gente e com a gente, para fazer valer a vida, para fazer da vida uma festa. Viva a vida!!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

OUSADIA...

Ousadia... A covardia é o contrario da ousadia. Muita gente pode achar que ser ousado é fazer coisas mirabolantes, coisas que ninguém faz. Escalar o monte Everest, nadar no Canal da mancha, enfrentar o metrô de SP, no horário de pico, lotado. A verdade é que a palavra mesmo nos leva a pensar sobre o cotidiano, sobre coisas que a gente faz todo dia e que todo mundo faz, que tornam a vida da gente uma batalha diária. Ousadia é ousar todo dia, fazendo melhor que a gente puder, encarar o batente sem medo, fazer o certo , pelo certo. Ousadia é viver um dia de cada vez, resolvendo os embrolhos que a vida apresenta e cumprir a missão, fazer bem feito.  Arranjar tempo para servir , desapegar , olhar para o outro e ter empatia.Encarar a realidade, ser a gente mesmo, sem máscaras , sem barreiras , sem preconceitos ,de peito aberto, cabeça erguida, coração a larga , com toda fome de vida. Isso é ousadia... ousar viver todo dia ,o hoje como se amanhã já fosse agora .  Viva a vida!!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

CURIOSIDADE

Curiosidade ... Diz que a curiosidade matou o gato... Sei que a curiosidade aguçada pode encrencar muita gente e também pode beneficiar toda a humanidade. Curiosidade tem seu lado ruim e seu lado bom. Fofoca, por exemplo é ruim, é bizarrice que aguça a curiosidade . Se não fosse gente curiosa tentando descobrir  as coisas, tentando achar respostas para problemas que afligem a vida, muita coisa não estaria aí, prontinha para gente usar.Talvez, se não fosse os curiosos , a gente não teria toda a tecnologia. Curiosidade pode ter matado o gato , mas se não fosse curiosos como pesquisadores que descobrem tantos medicamentos e procedimentos , muita gente não estaria viva para contar história.A curiosidade satisfeita é descoberta... A vida está ai, para que a gente veja cada vez mais os detalhes e descubra que  o  quanto vale essa aventura de viver ... Viva a vida !!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

SORRISO...

Sorriso ... Sorriso é uma coisa que só pode ser sincero. Sorriso fingido é coisa que não tem cabimento e quem tem o mínimo de vivência percebe.Diz a biblia, que um sorriso aformoseia o rosto, e eu acho isso também. Tem coisa mais lindinha que um sorriso de uma criança? Ah... A gente é capaz de fazer proezas para conseguir um. As vezes não precisa de nada ,um chicletes , um chocolate ou um pouquinho de atenção, o sorriso aparece. A gente com o tempo vai desaprendendo de sorrir, coisas que a correria da vida acaba roubando da gente. Mas, sempre é tempo da gente sorrir, pelo simples, pelo bom da vida. Um sorriso largo, sincero ,verdadeiro que faça bem ao coração e a alma da gente e de quem o recebe. Tem horas que tudo que a gente precisa para ser feliz é de um sorriso... A vida é simples, a gente é quem a complica... Viva a vida!!

terça-feira, 15 de abril de 2014

AMANHÃ...

Amanhã...Por mais que a gente saiba que amanhã é um hoje que nunca chega,  a gente faz planos para o futuro.Dizem que o futuro a DEUS pertence , como se não fosse ELE o dono do tempo. O amanhã é o desconhecido mais planejado. Não estou dizendo que a gente não possa fazer planos  e nem que ser previdente é ruim ou errado. O que eu quero dizer é que o amanhã  por mais que a gente planeje, faça o que precisa para que ele seja melhor  e crie uma expectativa, é apenas um pensamento,uma possibilidade. Conheci uma pessoa que desprezou um conselho,e ainda disse que só faria o recomendado,quando fosse velho,bem velho mesmo,porque queria aproveitar a vida , e se fizesse o aconselhado, não poderia viver do jeito que queria. Tudo bem, cada um faz da vida o que quer, a gente é livre. Mas, para essa pessoa, a vida acabou em 15 dias, ele não ficou velho,não pode fazer tudo que planejou para o futuro e a chance de ser uma pessoa diferente se tivesse seguido o conselho, ele não se deu, pensando que era eterno. Eu gosto de resolver logo,sou imediatista, gosto da sensação do dever cumprido.Há um ditado que diz, que a gente não pode deixar para amanhã o que pode fazer hoje, como um alerta, uma lembrança  de que o futuro pode nunca chegar.Deixar para amanhã nem sempre é o mais prudente, mas, tem coisa que pode ser resolvida, se não deu para ser feita num dia só. Adiar problema não o resolve, só aumenta o estresse, se bem que tem gente que não se estressa ao fazer isso.A vida é urgente, por isso,a gente tem que fazer o que é importante, priorizar as coisas que valoriza, investir o tempo no que não pode ser adiado, no que não pode ser deixado de lado, a gente  não pode empurrar a vida com a barriga. Se a gente não pode  viver o futuro, a gente tem que viver o hoje no máximo, porque muitas vezes, a gente não terá outra chance. Então, o jeito é se agarrar a vida com unhas e dentes , viver o hoje com prudência e plenitude . A vida é uma só e só se vive uma vez. A vida é para viver ... Viva a vida!!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

VIAGEM NA INTERPRIZE

Viagem na Interprize... Há muito tempo atrás, na TV passava um série,chamada Jornada nas estrelas. A série se passava no espaço e Interprize era o nome da nave espacial que viajava levando uma tripulação mista de indivíduos muitos planetas. Os indivíduos que moravam na nave tinham a missão de salvar o espaço do mal. Cada episódio era uma aventura.Eu achava fascinante uma máquina que teletransportava pessoas e seres tanto para lugares fora ,quanto para dentro da nave. Sonhava e ainda sonho com a tal máquina.Por falar em sonho... Eu tinha muitos pesadelos com a tripulação da interprize. Um dia sonhei que os tripulantes estavam no meu quarto e tinham vindo me buscar, sensação desagradável. Pior foi acordar todo mundo e levar da minha mãe, um sermão daqueles, proibindo de ver a tal série. Desde então , só depois de grande que eu assisti uns pedaços,  para ver a máquina de teletransporte e sonhar que isso podia ser verdade. Percebi que na vida a gente até para viajar no teletransporte precisa de pagar o preço de vencer o medo de ver o filme. Na realidade não tem teletransporte, por isso a gente tem que andar com as próprias pernas e fazer isso, é munto bom. Seria bom um teletransporte , pouparia muitas horas de avião. Mas como não tem... O jeito é a gente seguir em frente, com as pernas da gente e ser grato por tudo. A vida é bela !! Viva a vida!!

domingo, 13 de abril de 2014

INVESTIMENTO

Investimento... Investir é um risco sempre . Tem quem invista seu dinheiro, aplique no mercado financeiro .  Quem investe seu dinheiro no mercado financeiro ou num negocio corre o risco de nada dar certo e perder o dinheiro ao invés de ganhar. Quem investe, o faz para ter um retorno positivo, um ganho. Há os que investem em gente , isso também é um risco.  Pessoas, podem não corresponder ás expectativas que são impostas a elas. Pessoas podem mudar de ideia.  Pessoas podem responder bem e até superar ao investimentos feito nelas. Tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, investir em gente também tem.Mas, investir em gente, apesar do alto risco, vale a pena porque se aprende muito quando se anda , se acompanha alguém. Investir dinheiro, tempo , atenção, demanda esforço e disponibilidade. Tem uma parábola na bíblia, que conta a história de um homem que foi assaltado no caminho de Jerusalém para Jericó. O homem foi espancado e tiraram a roupa dele e ele ficou quase morto jogado no chão. Um sacerdote que passava nesse caminho ,viu o homem e passou para o outro lado. Passou também um levita, um cara que era responsável pelo louvor e adoração  e fez o mesmo que o sacerdote . E aí, passou um homem que tinha nascido na cidade de Samaria, que não era ligado a religião, aproximou-se do homem , enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: 'Cuide dele. Quando eu voltar, pagarei todas as despesas que você tiver. O bom samaritano, investiu seu tempo , seu esforço seu dinheiro em alguém que ele nem conhecia. Investiu, sem querer nada em troca, investiu porque a compaixão o impeliu. , Investir em gente é investir na vida. A vida é curta demais para que a gente não invista nas pessoas na esperança de fazer diferença nelas e  no mundo. Investir em gente é acreditar na vida e a vida sempre vale a pena. Viva a vida !!

sábado, 12 de abril de 2014

TECNOLOGIA CELESTIAL... CÉU NO CORAÇÃO

Tecnologia Celestial...Céu no  coração...Quando eu era pequena,a televisão era a coisa mais tecnológica na casa das pessoas e nem todo mundo tinha,nem colorida era, a TV tinha imagens somente em preto e branco . Como sobreviver ao mundo sem tecnologia, sem 3D, sem flash, sem programas gráficos que fazem da vida da gente uma fantasia virtualmente  real? Existia uma coisa , antigamente, que se chamava imaginação, para conectar a gente não dependia de eletricidade, de modem, de Wi-Fi. A gente só precisava achar algo que fizesse a gente pensar e voar dentro da cabeça para um mundo colorido ,3d , cheio de possibilidades e de liberdade.Eu , as vezes encontrava isso, olhando para o céu, achando um formato nas nuvens, que me fizesse ir até onde a velha e boa imaginação me levasse.  Surfei no mar de nuvens, pastoreei carneirinhos fofos, achei ursos polares, me deliciei e mergulhei no chantilly.Tecnologia Celestial, que não se compara aos aparatos de hoje, achar nas nuvens tesouros, histórias, seres alados e viajar com eles. É impossível olhar o céu e não lembrar DEUS, mesmo quem não acredita, acha que é lá que ELE mora.Acho que olhar o céu, usar a imaginação, faz a gente se sentir bem, mas ,a gente só se sente leve , bem de verdade, na vida real, se tiver o céu no coração.  Confesso, que mesmo adulta muitas vezes fiz isso, e nas nuvens encontrei mundos que faziam a vida terrena mais leve, por hora desestressava. A vida é agora, a gente precisa  olhar mais para o céu,para o simples, oque enleva.Quem sabe,diminuindo a correria, a gente sorria mais, foque e enfoque naquilo que importa de verdade, naquilo que faz a gente se sentir mais leve, mais gente, mais vivo. E assim,  a gente veja com clareza que DEUS está perto da gente e que esse céu que a gente vê é um cinema 3D,com sessão única, filme sempre inédito ,acessível, fascinante, grátis. A vida vale a pena , se a gente fizer valer... Viva a vida!!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

DESAPEEEEEGAAAAA!!

Desapeeegaaaa!!! Hoje fiquei me peguei pensando nas coisas que pela vida a gente segura com a gente. Coisas essas que nem fazem bem, que nem tem necessidade,que a gente tem só por apego. Será que a gente cria vinculo com sentimento?Será que a gente acumula tanto sentimento desnecessário que acaba doente? Acho que é como aquelas pessoas que acumulam tanta coisa material que nem percebe que está morando no meio do caus, no meio do lixo, no meio das coisas que ajuntou vida afora e que não consegue se desapegar. Sentimento ruim acumulado adoece, chega uma hora que a gente some no meio de tanta coisa .São as cobranças, as pressões, expectativas que a gente tem de agradar a todos.... Uma montanha de sentimentos totalmente desnecessários que a gente segura com a gente, até que adoece e se dá conta que não dá conta mais de nada. A gente só sente o efeito, a consequência,um peso... Quando a gente  percebe que está pesando,  tem que tomar a atitude de libertar alma e gritar para gente mesmo DESAPEEEGAAAA A!!!A gente tem que se desapegar da ideia de que  não pode frustrar expectativas que fazem para gente e da gente . Desapegar requer  o esforço de deixar coisas que estão arraigadas para traz. Desapegar requer assinar a carta de alforria das coisas que prendem a gente . Desapegar é se despir do peso e levitar .E quando a gente se desapega das coisas que  adoecem até a alma ,a gente se sente tão livre, tão leve, tão em harmonia  com a gente, com mundo, com DEUS... Como  que se  tivesse  feito as pazes com a vida. E assim,sem peso a gente se apega a coisas que nos fazem bem, e que nos libertam , mesmo quando gente passa tempestade na vida , a gente enfrenta, a gente encara de frente ,com bom humor, galhardia,com esperança. Quando a gente desapega, a gente  muda ,o mundo todo se transforma. Aí, a gente pode  viver aproveitando os momentos,porque  a vida é curta, não dá para  controlar nada , um dia a gente está, no outro ... A gente já era . Então ... o jeito é a gente ser o melhor que der para ser, dar o máximo sempre em tudo e nesse meio tempo, fazer a vida valer, sofrer, aprender, sorrir , viver de fato e de verdade!! Viva a vida!!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

FERAS... SOLTAR ... ENFRENTAR ...

Feras...Soltar... Enfrentar... A gente está sempre diante das feras, daquilo que nos chateia, de pessoas que não motivam a gente . A gente tem que ser inteligente, esperto , aprender a usar o que a gente acha ruim para fazer a gente crescer. A gente precisa canalizar o que é ruim para o nosso bem. A indignação que faz a gente sentir a adrenalina, pode ser a força motriz para gente fazer melhor e bem feito. Comecei a trabalhar numa instituição financeira, e quem me passou o serviço, apesar de competente, não foi com a minha cara, explicava uma vez e com má vontade. Eu, quando não entendia, pedia uma nova explicação, e a má vontade era demais. A moça tinha antipatia gratuita, vivia me vigiando, ralhando comigo e nem era minha chefe , a gente tinha a mesma função. Com o tempo, aprendi tudo e  me fiz necessária, nunca revidei as ofensas , as faltas de educação, a rispidez e a rudeza. Eu resolvi que ia canalizar a rejeição para ser cada vez melhor, isso irritava , fazia a moça  e seus aliados, porque ela conseguiu arrebanhar gente para me perseguir e rir da minha cara . Sem problema, eu seguia minha vida , e tudo quanto de ruim que me acontecia, eu canalizava o sentimento para me motivar a ser melhor , porque não queria me entristecer ou enlouquecer com a neura dos outros. Resultado: A moça pediu para sair,na despedida, ela chorando me contou as pirraças e as coisas que ela fazia para eu me dar mal, chorando me pediu perdão e disse que era impossível me vencer porque eu nem percebia que as pessoas faziam maldade comigo . Até me elogiando a moça me chamou de boba e burra, rsrsr, deixa prá lá. Avida para mim não era uma competição, um ringue de box, um lugar em que eu tenha que ser superior ao outro como era para essa moça, que m encarava como uma ameça ao seu território. A gente tem que matar um leão por dia, as feras estão aí, mal sabe aquela moça o quanto eu , muitas vezes me assustei, corri, me amedrontei , as vezes que eu enfraquecida recorri a minha fé, pedi forças a DEUS e todas as vezes ELE me socorreu, me protegeu e me fez burra e boba ,cega para enxergar as maldades, para que eu pudesse seguir em frente em paz, contente, cheia de bom humor.Na fraqueza , a gente descobre que tem uma força maior do que a gente pensa ter, a gente nessas horas solta as feras da gente e urra/ruge  mais forte. Urro/rugido que a gente dá, com as boas atitudes, pagando o mal com o bem , relevando o que pode ser relevado, superando limites. O urro que mais amedronta gente ruim é o que vem com o bom humor , sorriso,leveza, e seguir a vida ,apesar dos pesares. A gente tem que se motivar com as adversidades, aprender a tirar do mal que fazem com a gente, algo que  faça bem para que a gente cresça como pessoa. Isso que faz a gente seguir em frente, não dar trela para quem não merece atenção. A vida continua, é  muito passageira e rápida para que a gente se atenha ou se detenha com o mal ou as maldades . A gente tem mais que  vencer pelo bem!!! Mesmo que muitas vezes , a gente pense que está perdendo , os nossos urros também amedrontam, o que a gente tem que fazer é enfrentar as feras, seguir a nossa vida sem se preocupara com a dos outros, fazer a nossa parte com o nosso máximo, com o nosso melhor. Quando a gente encara de frente a gente vê que o leão é um leão , mas, a gente pode conviver com ele , que ele só engole a gente se a gente deixar. Na selva da vida, quem se deixa ser cardápio de leão, é porque ainda não aprendeu a exercer a força que tem para urrar/rugir. A vida é bela!!! UUUUUUUUUUUUURR.. Viva a vida !!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

DAS HISTORINHAS QUE EU LI... LIÇÕES ..

Das historinhas que eu li... Lições.. Há tempos penso nisso, nas historinhas que eu li e as lições que eu aprendi vida afora:
 Patinho Feio não vira cisne.
Sapo não vira príncipe, nem precisa gastar beijo.
Tartaruga não vence lebre.
Tem fera que nem Bela amansa.
Lobo mal vence vovó.
Gato de botas  não aparece para saldar dividas
A historinha da galinha ruiva estava certa.Na hora do bolo pronto,vem todo mundo sentar á mesa.
Fada madrinhas não existem
Mesmo que a gente seja Peter Pan, um dia a gente tem que sair da terra do nunca
Porquinhos sempre viram Bacon
Não adianta marcar o caminho com migalhas de pão, a gente tem que achar o caminho  de volta , a casa dos doces também é da bruxa.
A gente só sai do borralho se a gente quiser
Dormir demais Atrasa a vida
Cachinhos dourados era super gulosa
Chapeuzinho vermelho era desobediente
Não existe príncipe encantado
Espelhos não respondem e não levam a gente a lugar nenhum
A vida da gente não pode ser  baseada nos contos de fada, a gente tem que enfrentar a realidade, mesmo que ela seja dura.. A gente em que crescer por mais difícil que isso seja. A vida é agora!! A vida é curta e breve ... Tudo que a gente faz , é decisão da gente, escolha nossa. A historia real, verdadeira da vida da gente é a gente que faz .




terça-feira, 8 de abril de 2014

BOM HUMOR

Bom humor ... Ser bem humorado é uma questão de circunstância? Acho que não , quem é bem humorado consegue manter a positividade e faz disso uma constante. O bom humor faz bem ao coraçao , a pele , a vida. O bom humor contagia, desopila o fígado, faz bem a quem está ao redor. Claro, que irrita aos maus humorados, que acham a vida cinzenta e sem cor e que tudo tem que ser ''sinistro'' demais. O bom humor é remédio para curar muitas doenças, a força motriz para sair da fossa ,para ver a vida com positividade. O bom humor é um exercício , que se a gente quiser pode ter na vida. Rir é uma boa terapia para encarar o que acontece com a gente. Mesmo com dor, a gente pode rir, sempre tem algo na vida para gente achar engraçado. Rir faz a gente ver as coisas diferentes.O bom humor faz  a vida e a gente mais bonita, está na bíblia que o sorriso aformoseia o rosto.A gente tem que rir mais,por uma questão de sanidade e de saúde. Rir faz bem a alma e ao coração.Se a gente entrou nessa vida com passagem só de ida para a morte, nada melhor que achar graça na vida. A gente precisa  resgatar  pelo  menos  um instante por dia , o prazer das coisas, sem a obrigação de fazer  sentido,  gargalhar , cantarolar, ser apenas gente, superar o medo de brincar, do ridículo ,  de aventurar , de viver. A gente precisa  de uma vida mais leve antes que a morte nos leve.  É de graça  achar graça,bom humor,é uma a terapia que  só depende da gente querer. Amargar a vida não faz bem para ninguém.A vida é agora!! A vida não espera , simplesmente segue o seu curso e hoje é o tempo  de  resgatar  dentro da gente ,no fundo da alma aquilo que nos faz pulsar forte o coraçao e faz a gente mais feliz.A vida é para ser vivida, a vida é para viver.   Viva a vida !!!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

LUZINHAS NA MEMÓRIA...

Luzinhas na memória... De vez em quando a gente é levado a lugares no fundo memória. Lembranças boas, lembranças de um algo que foi importante. Muitas vezes a gente , quando passa por determinadas situações que fazem a gente se desanimar acende uma luzinha lá dentro da gente, que nos motiva a seguir em frente. Outras vezes, essa luzinha acende do nada e a gente viaja no passado e isso acaba afetando o presente. Um dia desses, lembrei da bala puxa-puxa, que já não existe mais, cheguei até a sentir o gosto. Coisas que fazem a gente se esquivar da correria da vida. A vida vale a pena.. É passageira , curta ...A gente tem que viver ao máximo , para que a gente seja mais leve e tenha luzinhas na memória, cada vez mais . A gente tem que ver a vida com positividade para criar lembranças boas , momentos que marcam para o bem. A gente tem que trazer a memória o que nos traz esperança . A vida é beleza, se a gente quiser ver a beleza dela . Viva a vida!!

domingo, 6 de abril de 2014

BEM QUE PODE FAZER MAL

Bem que pode fazer mal ... Água é feita para hidratar, limpar alimentar e para os fins que se destina, dá vida .Água é coisa boa, água é para o bem, se fizer mal algo a contaminou. Água contaminada não faz bem, pode matar.  Se a gente pensar bem são as influencias externas que contribuem para que  água, faça  mal. Agua limpa não mata. A água que a gente tem hoje precisa de tratamento para ser limpa e potável. Seria bom que a gente pudesse fazer isso com os seres humanos , que nascem inocentes e vão como a água se deixando  contaminar vida a fora . Seria bom se a gente pudesse tratar o ser humano e ter certeza que ele estaria livre daquilo que faz com que ele faça mal aos outros e a ele. Seria bom se tivesse algo químico que pudesse tratar as pessoas como se faz com a água. A água não tem escolha,ela se deixa contaminar porque não pode se defender do que a contamina. O ser humano, tem escolha e pode decidir o que fazer com a sua vida. O ser humano pode escolher ser tratado, ser melhor, não se deixar contaminar. Isso me lembra a História verídica da mulher que entrou num concurso, e para ganhar , tinha que beber mais agua do que os outros concorrentes, valendo um videogame. A mulher bebeu mais de 8 litros, ganhou o concurso. Chegou em casa e começou a se  sentir mal, não deu importância, depois de duas horas morreu por ingestão de água em excesso. Uma coisa boa ,  a água,um bem, fez mal, por não ser usado com sensatez. Tudo na vida pode fazer bem ou mal, dependendo do uso que a gente faz dele.A escolha do bem e do mal, do uso  das coisas ,está nas nossas mãos. A vida é muito curta , para que a gente não a curta. Agora é o tempo de escolher o bem para o bem, com sensatez, com equilíbrio, com sabedoria. A vida é para ser vivida... Simples assim... Viva a vida!!

sábado, 5 de abril de 2014

VIOLÃO

Violão...O  dia que ganhei um violão, foi o dia que eu ganhei um companheiro além do livro. Gente solitária se apega ao que interage com ela, gente solitária se apega a tudo que ajude  a expressar.No fim da infância, começo da adolescência, era um pouco Vinícius de Morais,"Eu não ando só. Só ando em boa companhia. Com meu violão, minha canção e a poesia.'' Um dia, meu irmão atazanou tanto o meu pai, tocando meu  violão que meu pai, pegou o violão e o espatifou em vários pedaços. Quem levou o prejuízo fui eu porque perdi meu companheiro. Então,o jeito foi  arranjar um violão emprestado, andava com ele pra baixo e pra cima, tomando cuidado para não estragar. Um Violão populariza as pessoas. Nunca toquei bem, sempre emprestei para quem tocava e era a alegria do lugar , porque  não teria ''show'' se o violão não tivesse lá.  Na linguagem do futebol, era a dona da bola, do campo, do juiz e dos 2 times . Na escola eu e o violão eramos grudados um no outro, e nunca foi problema porque sabia respeitar a hora certa de espalhar a musica. Mesmo sem tocar bem, tocava no colégio, no meu quarto, nas madrugadas ... Se aquele violão falasse... O pouco que eu sei  tocar é pela misericórdia das pessoas que me ensinavam acordes. Fiz um mês de aula com um professor profissional, só que eu não desenvolvi muito, porque esse professor era gênio demais e tocava piano, violino e um monte de outros instrumentos, eu ficava pedindo para ele tocar e o tempo da aula vencia . O violão é um instrumento que quando a gente toca parece que é uma extensão da gente, a gente o abraça e ele abraça a gente. Ficou popular por ser fácil de ser levado, ter uma sonoridade que se aplica a todos os tipos de musica. Em orquestra ou roda de samba, o violão não faz distinção de musica, nem de gente , simplesmente cumpre seu papel espalha o som e toca alma. Teve uma época que a mulher para ser bonita tinha que ter um corpo violão,não sei bem o que quer dizer isso, só sei que era assim. A vida com um violão é mais descomplicada, mais feliz , mais cantante, mais leve e mais bonita.  A gente o  toca e ele toca a gente, impulsiona, encoraja a cantarolar, a balançar o corpo acompanhando o som. Na vida a gente tem que ser um pouco violão, ser alguém  tocante, simples, descomplicado,leve ,  popular, que não faz distinção de gente , pratica o bem, é sensível, cheio de emoção e  sentimento, cheio do som que anima, encoraja contagia,entusiasma,  faz valer , faz a vida ser mais viva. A vida toca a musica que a gente faz . Viva a vida!!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

VARRENDO A IGNORÂNCIA...

Varrendo a Ignorância... D. Adelina Apolinário, é uma mulher que varre as ruas de domingo a domingo. Varrendo sustentou seus filhos, varrendo pôs comida na mesa. Seus filhos todos formados pelo menos no ensino médio. Depois de criar os filhos, com mais de 60 anos voltou a estudar, tinha parado no terceiro ano primário. Aprendeu a escrever , descobriu um mundo com a leitura,deu asas a imaginação e virou poeta . A vida nunca foi fácil , ela nunca deixou de sonhar, nunca se deixou esmorecer, para conquistar. Uma  pessoa simples , que escreve poesia e sonha em publicar um livro e continuar a estudar.Sua primeira poesia , apesar de ter sido muito difícil ,saiu assim:

O SABIÁ

Por Adelina Apolinário

Certo dia eu estava para acima olhar

Lá no alto da palmeira , vi um sabiá a cantar.

Quem me dera ser você , eu disse para o sabiá,

E como se ele me respondesse, vem para cá me ajudar.

Tanta alegria que tenho, com você vou dividir,

Se você for bem esperta e poder aqui subir

Certa noite eu passava naquela pequena rua,

As luzes estavam apagadas, só xistia a claridade da lua,

De repente, apareceu uma criança e tão logo me chamou ,

estava com medo do escuro e tão forte ela me abraçou .

E eu logo imaginei:- Que mãe desnaturada, deixando seu filho sozinho abandonado naquela casa!

Mas, foi grande o meu engano, não podia assim imaginar.

Para sustentar aquela criança a mãe tinha ido trabalhar .

Pois no outro dia bem cedo, antes do romper da aurora,

Ela chegava contente ,preparava os alimentos

e mandava seu filho para a escola.

Nesse corre-corre a nossa vida se torna uma rotina ,

Nem tudo que se escreve aconteceu de verdade,

são apenas as palavras que se rima.

("Fiz esta poesia porque muita gente julga as mães que trabalham , quando os filhos fazem coisas erradas a culpa do erro é da mãe e isso é muito injusto." Adelina Apolinário)

A vida está ai... A gente tem que enfrentar o que vier e tirar poesia das coisas. A vida é bela, e se a gente parar para conhecer um pouco os outros , a gente , vai descobrir que a vida não é fácil para ninguém , mas mesmo assim vale a pena .  Viva a vida !!

 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

EM DEFESA DOS MUROS ...

Em defesa dos muros... Há quem diga que não se deve construir muros, deve construir pontes.Muros são tão necessários quanto as pontes. Mas, a gente tem alguma ponte em casa? Não, a gente tem muros. Uma casa sem muros é uma casa desprotegida, uma casa que qualquer um pode entrar no quintal. Tem uma história na bíblia, que é sobre um cara chamado Neemias,nesse tempo o povo de Israel era Escravo. Neemias, fazia parte do povo de Israel, trabalhava para o rei.Ele viu a cidade de Jerusalém  sem muros, pediu ao rei para construir um muro ao redor da cidade de Jerusalém, porque a cidade estava desprotegida . O rei deixou que ele fizesse o muro.Neemias, fez um bom trabalho , apesar de ter suscitado inveja, ira, insatisfação de um monte de gente que  queria que a cidade ficasse a mercê dos malfeitores e inimigos do povo de Israel. Fica a lição que a gente tem que construir muros, sim. Neemias não foi lá para construir pontes. Ele foi  construir um  muro ao redor da cidade para que a cidade não ficasse a mercê daqueles que não queriam o bem dela. Para construir muros , a gente precisa de conhecimento, a gente precisa de força de vontade , a gente precisa de perseverança, exige aprendizado. Construir muros para que não aconteçam mais coisas que fazem a gente errar ou sofrer. Muros não são para a gente se isolar ou impedir que a gente interaja com o mundo, com os outras pessoas. Muros são para que a gente se imponha, para que a gente delimite , para que a gente mostre até onde as pessoas podem ir. Muros são para que a gente mostre aos outros que tem limites, que tem que respeitar a gente . Muros não são para que a gente crie uma barreira para que as pessoas não cheguem até a gente, são para mostrar que a gente tem que ter o próprio espaço, que a gente tem que ter um lugar da gente, para que a gente seja um indivíduo.  Tudo com equilíbrio , tudo com ordem. Uma casa sem muros,é terra de ninguém e terra de todo mundo, a alma e o coração também. A vida é agora!! O tempo para construir é hoje, a vida passa rápido demais ... A vida é urgente!! A gente tem que fazer o que tem que ser feito , priorizar o que importa, se isso for construir muros , que assim seja. A vida é para ser vivida... Viva a vida!!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

COR

Cor... Quando eu era pequena, o sonho de toda criança não era ter um tablet, um celular, era ter uma caixa de lápis de cor 36 cores. Confesso, que me sinto um tanto velha ao revelar isso, porque na época que eu era criança TV em cores era uma novidade. Quando era criança a cor era a grande ''tecnologia'', já que a TV a cores era o sonho de consumo da maioria dos adultos. Num mundo em que os  computadores eram coisa de filme, de seriado americano, a vida era mais racional,mais  braçal, as brincadeiras  eram mais movimentadas, menos tecnológicas. A cor era a grande atração na época preta e branca no cinema e na TV.O adulto que tivesse uma TV ainda que fosse de 14 polegas a cores, era chique demais.  A cor era a atração na escola porque quem tinha uma caixa de lápis de 6 e 12 era a ralé, de 24 cores era rei , se  tinha uma de 36 era o soberano total. Agora, quem tivesse uma caixa de lápis de cor 36 cores e uma caixinha de canetinhas de 12 cores da Silvapen, nooooossa!! Nem tenho palavras para falar a categoria em que era colocado. A cor exercia um fascínio muito grande numa época em que  as cores não podiam ser  bem reproduzidas, eram somente as  cores básicas sobrepostas  que misturadas entre si, apareciam na tela.Eram lindas porque eram tudo que a gente tinha para ver. A cor dá graça á vida preto e branco, o mar deixa de ser cinza, o cabelo tem uma cor parecida com cabelo, gente tem cor de pele ... Sem cor era apenas 50 tons de cinza variando na tela . Como seria a vida sem cor ? Nem sei ,apesar de ter vivido o finzinho da era preto e branco, eu nem percebia que  era preto e branco até ver a TV a cores. A cor está dentro da gente , não importa se a gente tem todos os eletrônicos que existem, o colorido da vida, está no olhar que a gente lança a ela. Acho que  vida é um grande arco-íris, lembra sempre que o CRIADOR não se afasta da gente . A vida da gente é cheia de cor , cabe a gente ver a cor da vida .Todo dia é uma tela em branco para que a gente pinte algo novo, interessante e retoque as telas que com o tempo precisam ser reparadas,restauradas.Isso faz a gente crescer , perceber as nuances das cores , faz a gente ver que  a gente é somente agente do colorido que faz  fazer o bem e viver pelo que se  acredita  .  A vida é agora!! O arco- íris nos espera... Viva a vida!!

terça-feira, 1 de abril de 2014

DESTRANCAR DO CORAÇÃO

Destrancar o coração... Tudo que ofende , humilha , rebaixa , só acontece dentro da gente se a gente permitir. Tudo que a gente permite que machuque , magoe, deprima, faz mal para gente. A  gente  é cobrado em todo lugar, todo mundo quer que a gente se encaixe dentro de padrões estabelecidos por gente que não sabe a luta da gente, não sabe o quanto é duro equilibrar tudo. É muito cansativo tentar ser o que todo mundo quer, agradar  a todos. Cada um com seus problemas. É tão cansativo ser para raio do mundo, o saco de pagadas da galera,ter que  conviver com as desculpas esfarrapadas das pessoas... Fácil criticar, difícil é ser. A maturidade dá a gente uma percepção das coisas com mais sensatez. Ela faz com que a gente crie bloqueios para que certas coisas não tenham uma dimensão exagerada, com isso , a gente tem a oportunidade de destrancar o coração, ser leve , livre de culpa, ao ver que a felicidade não depende dos outros, depende só da gente. Só a gente pode depois de ser ofendido, humilhado , manter a dignidade, erguer a cabeça e seguir em frente, sendo a gente mesmo, enfrentando o que for preciso. Uma atitude  que faz toda a diferença é tomar conta da própria vida e tratar de ser , o melhor que puder ,de coração aberto, sem ter a obrigação de satisfazer o que todo mundo quer. A gente dá o que pode . Milagre? Só JESUS!! A gente tem que tocar a vida e ser tocado por ela. Encarar a vida de coração destrancado, escancarado, sem culpa, sem peso, faz a gente mais bonito , mais leve , mais feliz, mais vivo. A vida sempre continua ...A gente está na vida para viver ... Então, o jeito é  fazer o melhor que der,fazer valer, abrir a porta certa dentro da gente .Viva a Vida!!