sábado, 5 de abril de 2014

VIOLÃO

Violão...O  dia que ganhei um violão, foi o dia que eu ganhei um companheiro além do livro. Gente solitária se apega ao que interage com ela, gente solitária se apega a tudo que ajude  a expressar.No fim da infância, começo da adolescência, era um pouco Vinícius de Morais,"Eu não ando só. Só ando em boa companhia. Com meu violão, minha canção e a poesia.'' Um dia, meu irmão atazanou tanto o meu pai, tocando meu  violão que meu pai, pegou o violão e o espatifou em vários pedaços. Quem levou o prejuízo fui eu porque perdi meu companheiro. Então,o jeito foi  arranjar um violão emprestado, andava com ele pra baixo e pra cima, tomando cuidado para não estragar. Um Violão populariza as pessoas. Nunca toquei bem, sempre emprestei para quem tocava e era a alegria do lugar , porque  não teria ''show'' se o violão não tivesse lá.  Na linguagem do futebol, era a dona da bola, do campo, do juiz e dos 2 times . Na escola eu e o violão eramos grudados um no outro, e nunca foi problema porque sabia respeitar a hora certa de espalhar a musica. Mesmo sem tocar bem, tocava no colégio, no meu quarto, nas madrugadas ... Se aquele violão falasse... O pouco que eu sei  tocar é pela misericórdia das pessoas que me ensinavam acordes. Fiz um mês de aula com um professor profissional, só que eu não desenvolvi muito, porque esse professor era gênio demais e tocava piano, violino e um monte de outros instrumentos, eu ficava pedindo para ele tocar e o tempo da aula vencia . O violão é um instrumento que quando a gente toca parece que é uma extensão da gente, a gente o abraça e ele abraça a gente. Ficou popular por ser fácil de ser levado, ter uma sonoridade que se aplica a todos os tipos de musica. Em orquestra ou roda de samba, o violão não faz distinção de musica, nem de gente , simplesmente cumpre seu papel espalha o som e toca alma. Teve uma época que a mulher para ser bonita tinha que ter um corpo violão,não sei bem o que quer dizer isso, só sei que era assim. A vida com um violão é mais descomplicada, mais feliz , mais cantante, mais leve e mais bonita.  A gente o  toca e ele toca a gente, impulsiona, encoraja a cantarolar, a balançar o corpo acompanhando o som. Na vida a gente tem que ser um pouco violão, ser alguém  tocante, simples, descomplicado,leve ,  popular, que não faz distinção de gente , pratica o bem, é sensível, cheio de emoção e  sentimento, cheio do som que anima, encoraja contagia,entusiasma,  faz valer , faz a vida ser mais viva. A vida toca a musica que a gente faz . Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário