quinta-feira, 31 de julho de 2014

PENSAMENTO

Pensamento...Penso logo existo... Muitas vezes eu queria saber o que os outros pensam, para poder entender o porquê das atitudes. Gente que eu nunca consigo achar a razão de não dar certo com ninguém. Gente que faz coisas que enrolam uma vida toda. Um pensamento que produz uma atitude tão inacreditável e com tanta maldade que estraga a vida de muita gente . O problema é que se acontecesse de saber o pensamento do outro, o outro também saberia os meus pensamentos. Ainda bem, apesar de muita gente agir como soubesse, ninguém sabe o pensamento de ninguém. Então o jeito é a gente conversar para se entender, para chegar ao denominador comum, ou mesmo para estipular atitudes para evitar confronto e conflito. A gente precisa usar o pensamento para ativar a sabedoria e a inteligencia, assim poder interagir com o mundo com as pessoas , com DEUS  e a gente mesmo.  A vida está aí, para que a gente  viva da melhor maneira possível, num  pensa e repensa,que faça a gente mais gente. Afinal, usar o pensamento de forma a melhorar  a vida e ser mais feliz é a forma mais prática  de ter pensamento positivo. Viva a vida!!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

TENDÊNCIA...

Tendência...Tem gente que vive para a tendência da vez. Cabelo curto, comprido, franja , liso , anelado... Tendencia de roupa para viver de acordo com o pensamento de alguém que ''criou a tal tendencia. A tendência de quem segue tendência da moda é valorizar a aparência e ser superficial. A vida é mais que aparência. A gente pode usar as tendencias da moda, isso não é errado, quando se usa na medida certa, com equilíbrio. A vida é curta demais para que a gente supervalorize o que pode mudar de acordo com a cabeça de um estilista. A vida é para ser vivida e a gente tem que ter tendência ao bom caratismo, a fazer o certo pelo certo, o bem pelo bem. Isso sim, é o que importa e o que tem valor e vai além das aparências.Essa tendência ,não  varia a cada estação e faz a gente ser melhor. A gente tem o poder de escolher bons caminhos. Saber por onde anda, faz a caminhada valer mais . A vida vale a pena quando a gente faz valer. Viva a vida!!

terça-feira, 29 de julho de 2014

ONDE FOI PARAR A CORTESIA?

Onde foi parar a cortesia?. Ando pelas ruas e vejo as pessoas cada vez mais ensimesmadas. Em todo lugar, as pessoas com seus aparelhos eletrônicos, interagindo com o mundo virtualmente.Vi uma criança esperando exame com os pais, brigando para deixar a musica do joguinho alto e os pais tentando sem sucesso, com que o menino parasse e incomodando todo mundo que esperava  também. E por fim a criança ganhou e aprendeu que quando se está em lugar publico e num hospital pode fazer o barulho que quiser, educação e gentilezas urbanas não é preciso ter. Tem gente que coloca um equipamento som tão grande no carro e sai para se exibir,, tocando musica na maior altura ou parando em frente a um lugar movimentado. Outra coisa que eu vejo sempre, é lugar prioritário no ônibus, não tem jeito, quem precisa ,fica em pé, enquanto os dorminhocos e os ''internautas'',fingem não perceber que no mundo real, as pessoas reais tem necessidades reais.Gente, onde foi parar a cortesia, o cavalheirismo, a empatia?Infelizmente, devem estar perdidos no mundo virtual ,porque no real, não ando me encontrando com eles.  Há tanta gente lutando pela ecologia e  para que se tenha saúde.. Fiquei pensando,se tudo isso  não se resume em gentileza,cortesia, já que para que a gente cuide do mundo , a gente tem que pensar no outro, ainda  que esse outro seja os da casa da gente. A gente não vê mais vagalumes,com suas luzinhas, antes eram insetinhos tão comuns. Talvez, ao sumirem, eles levaram junto, a cortesia, a gentileza, a empatia e parte da educação. Mas, eu acredito, mesmo contra tudo que eu tenho visto,que as coisas podem mudar , isso começa com a gente fazendo a nossa parte. A esperança é a ultima que morre e a minha ainda não morreu, Há sempre uma luzinha acendendo dentro da gente e sempre se pode espalhar a luzinha, por aí , acreditando que a cortesia contagia. Viva a vida!!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

ESTORVO...

Estorvo... No posto de gasolina, depois de abastecer,  eu e o meu marido aguardávamos  dentro do carro estacionado, uma lavagem rápida.Numa barulheira danada, como em todo posto de gasolina, uma voz se destacou porque falou com a gente:-'' Por favor , tire o carro daqui, porque vocês estão estorvando.'' O sotaque do rapaz era do interior, desses que ''puxam o R'', talvez ,por isso ,a frase ficou mais veemente. Estorrrvando? A  gente? A gente era cliente e o cliente tem sempre razão.Meu marido simplesmente, afastou o carro do lugar para não estorrvarr o rapaz. A coisa foi tão inusitada que a gente achou graça. E hoje, ao lembrar da história, fiquei pensando, se tudo que estorrvasse, a gente pudesse tirar da vida  com a facilidade  com que o rapaz conseguiu retirar o estorrvo da vida dele. Estorvo é tudo que atrapalha, que causa transtorno , que dá problema, isso inclui gente também.  É preciso identificar o estorvo, para ter a perseverança para  seguir com a vida,vencer o obstáculo, a dificuldade, o que impede  a gente de ser inteiro. Um bom exemplo é o que estorvava demais minha vida, eu não sabia escolher. Só quem não sabe escolher, sabe o dilema que enfrenta ao se deparar com as escolhas mais simples, por exemplo o que comer.. Eu pensava muito nos outros, em fazer os outros felizes antes de escolher.Escolhia o que os outros queriam, ou melhor, o que eu pensava que os outros queriam, e na maioria das vezes , os outros só queriam que eu escolhesse algo para mim. Resultado, ninguém ficava feliz, porque ao frustrar os outros, eu me frustrava também, já que eu queria fazer os outros felizes em primeiro lugar. Isso, realmente era um ESTORVO.Sim, com todas as letras maiúsculas, porque era uma coisa que me atrapalhava muito. Descobri, depois de fazer terapia, que a gente não pode deixar o estorvo tomar conta da vida, escolher dependia de mim e que podia eu querer do meu jeito. O processo de escolher e tirar o ESTORVO, foi duro e sofrido, aprendi que era um exercício e com a prática foi ficando cada dia mais leve, cada dia mais normal. Olhando agora, que consegui tirar esse  ESTORVO da minha vida, vejo o quanto caminhei, o quanto melhorei... Ao tirar o ESTORVO, tirei um peso de mim, aprendi a decidir, a escolher,a ser mais dona da minha vida.  Ainda tenho muitos estorvos na minha vida, que vou administrando e retirando aos poucos, não sou perfeita .  Mas, é bom demais ver que um dos maiores , consegui vencer. A gente tem sempre que seguir com a vida, retirando os estorvos, porque a vida é curta demais para que a gente não tenha o melhor dela. A decisão de mudar , está com a gente... Não é fácil , a gente se quiser , consegue. O que fazer da vida é a gente que faz. Viva a vida !!

domingo, 27 de julho de 2014

VAMPIROS

Vampiros... Dizem que vampiros não existem... Será? Conheço muitos vampiros pós-modernos  por aí. Gente que faz questão de chupar o sangue da gente com canudinho. Gente que só gosta da gente quando a gente faz o que ele quer. Gente que suga toda a energia positiva do ambiente.Tem também o trabalho que vampiriza, suga toda a energia e o que sobra é um corpo exaurido que não consegue mais nada a não ser ficar escornado numa cama ou sofá. Trabalho que com a pressão estressa tanto que suga toda a vida que a gente tinha e a gente fica como um zumbi, um morto vivo.E ainda dizem que vampiros não existem? Para esse tipo de vampiro, não há estaca de madeira no peito ou bala de prata  que o  mate . Para acabar com a vampirizaçao  na gente é preciso coragem para mudar,atitudes que quebrem esse ciclo. A gente tem que pensar em mecanismos que façam a gente parar de permitir que a vampirizaçao nos afete. A vida é muito curta para que a gente não viva de fato e de verdade. A vida é para ser vivida, só depende da gente !! Viva a vida!!

sábado, 26 de julho de 2014

PACIENTE...

Paciente... Cliente de médico é chamado de paciente. O paciente não tem esse nome por acaso. O paciente tem que fazer jus ao significado da palavra toda vez que procura o médico. O médico nunca é imediatista, a consulta, o tratamento, a cura , tudo é  muito demorado, é um processo que leva tempo para o corpo assimilar.A gente que depende do medico e da medicina, só se dá conta que paciente tem que ter paciência para se tratar,quando a gente é o paciente. A gente tem que batalhar tudo nessa vida. O importante é sempre se cuidar , se tratar ... Para poder usufruir dessa vida plenamente  e com toda a intensidade e saúde . A gente tem  que ser saudável e equilibrado para ser o paciente ideal, quando ficar adoentado.  O jeito é aceitar e conformar,  a coisa é lenta e há que se tirar  de dentro da gente a paciência para sarar, tem que ter calma , não desesperar, estresse só piora as coisas. A gente tem que enfrentar a doença e se cuidar.É nessas horas da vida que a paciência é alma do negócio. SAÚDE  para gente e toda gente !! Viva a vida !!..

sexta-feira, 25 de julho de 2014

TORTURA ....

Tortura... Tenho duas lembranças tortas de duas viagens que eu fiz. São  2 lugares que eram tortos, um foi a  Piazza dei Miracolo-Itália,onde fica a Torre de Pisa e outros prédios , todos tortos, eu passei até mal, ao ver tanta ''tortura'' junta.Outro lugar, foi a casa do Sr. Ripley-EUA,  que era um cara que viveu para exaltar o bizarro e as esquisitices. Nessa casa torta , tem uma sala que a gente não consegue ficar em pé porque ela é toda construída para enganar o cérebro, e engana. Pensando em '' tortura'',lembrei que  outro dia, ouvi a estória de um casal de velhinhos que se mudou de uma cidade do interior, para uma cidade litorânea ,para realizarem o sonho de morar em  um apartamento de frente para o mar. O problema é que o prédio deles era inclinado, torto e tudo que havia dentro dele, também ficava torto. Eles, os velhinhos, não perceberam nada de errado com o prédio.Eles achavam que o ''defeito'', a ''tortura'', era inerente á cidade. Com o tempo,eles ficaram tortos também, só que achavam esquisito que tudo era torto na cidade, e que as pessoas olhavam torto para eles. A postura deles era tão torta que chamava a atenção das pessoas na rua .Os velhinhos achavam que as outras pessoas que eram tortas, que a cidade era inclinada demais. Conheço gente assim, que vê somente a ''tortura'' do outro e não vê  que a ''tortura '' está nelas. Vão pela vida, amargando, palpitando na vida alheia, sem perceber o quanto são intolerantes, irascíveis, mal humoradas e torturam  a elas e aos outros com suas atitudes.Acho que as pessoas que agem assim, são muito cansativas e visivelmente infelizes. Querem consertar o mundo e não querem começar por elas. É duro ver gente que sempre vê o pior dos outros,  isso pesa o ambiente . Aprendi com a minha prima Joana, que para gente assim, que sempre  ressalta a ''tortura'' da gente, diz algo desagradável,  é só responder :- Obrigada!!São seus olhos!! Concordo com ela , plenamente, afinal, a beleza está nos olhos de quem vê.  Eu,particularmente, não quero de jeito nenhum  ver a vida com ''tortura'', isso é perda de tempo,  uma coisa absurda, simplesmente, porque estou muito'' inclinada'' a ser feliz. A vida é simples a gente é quem a complica.Viva a vida!!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

TEMPO...

Tempo...Coisa estranha é o tempo... Dizem que ele cura tudo. Talvez, por isso tem tanta expressão com  a palavra tempo:- Passatempo, tempo ao tempo, a tempo e a fora de tempo, há tempos,dar um tempo, no meu tempo, contratempo, a frente do seu tempo e deve ter mais, só que eu só lembrei dessas . Quem inventou o relógio, o calendário, a agenda o fez para marcar o tempo, controlar as atividades dentro do tempo, para fazer a gente se sentir sempre a quem do nosso tempo, correndo contra o tempo. Para encurtar a conversa, e não perder tempo, o jeito é aproveitar o tempo para viver bem,já que  a vida da gente é uma correria para que em tempo a gente dê conta de tudo que a gente precisa fazer.Há tempo para tudo, sofrer, alegrar,rir, chorar, para morrer e...  Viver,isso demanda a gente ter tempo para gente, para usar com quem gosta da gente e com quem a gente gosta. Afinal, o tempo não pára... A gente só vive uma vez...  O tempo da gente é agora!! Viva a vida!!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

E SE ...


E se... A gente sempre usa ''e se'', quando, na maioria das vezes,não tem mais jeito. E se eu tivesse, e se eu não tivesse, e se ... O ''e se'',é quase uma constante na vida do ser humano. Um gato ,um cachorro ou qualquer animal, não faz conjecturas, o ''e se'' não faz parte deles, são irracionais.. Pensar, tem lá seu preço. O que a gente fez ou deixou de fazer diante de uma situação,não muda com o ''e se'''. As escolhas e as atitudes  são o que mudam as situações.A vida segue seu curso, aconteça o que acontecer, a gente tem que enfrentar. A vida é agora e a gente não tem tempo para ficar com '' e se'' , a gente tem que viver , seguir em frente. A vida está ai. para que a gente a viva da maneira mais viva possível.  A vida não é para quem vive de '' e se '', é para aqueles que ao  ter consciência de quem são e do que pode ser feito, tem paz diante do que não pode mais ser desfeito..A vida é arte pura...Quem sabe viver melhor,  não se apega ao ''e se'',pinta seu quadro mais colorido, segue seu rumo, imprime cor em tudo que faz. Viva a vida!!

terça-feira, 22 de julho de 2014

OSTENTAÇÃO...

Ostentação... Ostentar  é exibir, mostrar. Ostentar pode ser o contrario de economizar. Quem vive para ostentar não tem tempo para economias. Tem muita gente exibicionista, que ostenta o que não tem, mostra além do que pode ter e tem coisas apenas para mostrar. Gente que valoriza as aparências mais do que tudo na vida, mais do que a verdade da própria vida. Conheci gente que tinha as melhores  roupas e  um monte de coisas caras,fugia dos cobradores, dava cheque sem fundo, devia a DEUS  e ao mundo. E o que essa gente ganhou? Sinceramente não sei. Eu se estiver devendo algum dinheiro a alguém fico incomodada, fico preocupada, imagina fazer isso para mostrar, exibir , ter coisas que me fazem devedora. Tem gente que ostenta alegria, sem ter. Tem gente que ostenta uma força, quando é fraco. Tem gente que ostenta humildade, por puro orgulho. Tem gente que ajuda ao outro para ostentar.A verdadeira benevolência não necessita de ostentação, tem que ser apenas pelo bem. A vida é muito curta, ostentar é uma atitude que maltrata, humilha, hostiliza e isso não é bom . A gente tem que ser verdadeiro, tem que ser simplesmente e para isso não precisa usar o outro pra se engrandecer. A gente tem que ter vida de fato e de verdade, porque quem tem vida com valores, princípios não ostenta, apenas faz o bem  pelo bem , o certo pelo certo, sabe que para isso é melhor ser gente com toda gente. A vida é agora!!! A vida só é vida quando a gente vive para  fazer a vida valer. Viva a vida!!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

VIOLÃO

Violão... Violão é um instrumento que mexe com as pessoas, cabe em lugares pequenos e pode se levado para todo lugar. Passei boa parte da adolescencia com um violão que eu chamava de meu sem ser. Era emprestado de uma amiga que tinha a incumbência de guardar para um irmão que morava fora do país. No meu ultimo ano do segundo grau, eu tive aulas de canto na escola. Essas aulas eram um misto de aula de religião, filosofia e história, além de prezar  boa língua portuguesa. A professora da aula de canto também dava aula de Português. O violão era meu grande companheiro das noite insones,meu namorado, meu confidente.Sou muito extrovertida e não tenho medo do ridículo, por isso faço coisas que ninguém faria em sã consciência.  Não sou virtuose, sou tocadora de violão, tive poucas aulas.Toco sem frescura, por pura diversão, puro prazer.  Foi uma época em que eu era valorizada por essa professora, por ser boa aluna e ser a única que tinha coragem de tocar um instrumento em público. Toda festa lá estava eu, tocando o violão, muito mal.Mas, tocar mal não importava , a professora pedia, eu tocava. Aprendi pouco de violão, aplico ao máximo o que aprendi.Comigo é assim, o que aprendo, pratico.Nas cordas de um violão deixei a música da minha vida fazer um som que agradava ao ouvido de DEUS, porque ELE sabe o que vai em meu coração. Tudo que faço é assim, intenso, não estou aqui para ver a vida passar , estou aqui para participar. A vida da gente é muito curta para que a gente a leve tão a sério, a ferro e fogo. A vida tem que ser mais leve como o som que sai do violão. A vida é a música que a gente faz !! A vida é agora !! Viva a vida !!

domingo, 20 de julho de 2014

DIETA ...

Dieta... Tem gente que precisa de dieta para sobreviver. Tem gente que faz dieta por necessidade. Tem gente que faz dieta por esporte . Tem gente que faz dieta  porque todo mundo faz, porque é moda fazer .  Tem gente que faz dieta para emagrecer.  Tem gente que precisa de dieta e não faz .Tem gente que vive de dieta. Tem gente que faz dieta por fazer. Não me incluo em nenhum dos grupos. Claro, que suprimi alguns alimentos que não me ''caem'' bem . Mas, dieta  de verdade nunca fiz. Tenho visto muito gente de dieta ultimamente. É muita cobrança toda por saúde , estética e beleza, isso tira até o prazer de comer. Mas, que é preocupante mesmo de ver ,é gente  sem fome de vida. Gente desanimada, gente que não consegue aproveitar o que a vida lhe dá de bom,  não consegue ter prazer em nada, apenas ,empurra a vida com a barriga,vive apenas por não estar morto. Eu acho que a vida é curta demais para que a gente não a curta , não aproveitar com a fome de quem depois de muito tempo em jejum , acha um prato de comida feitinha na hora.Particularmente, não sou de comer ,como tudo que gosto e gosto de tudo que como. O que me assusta é ver tanta gente que passa pela vida, que vive por viver , que morreu e não percebeu ainda. Talvez,para essa gente, anoréxica de vida seja a consequência da inanição, ser um zumbi. O que me deixa perplexa e até indignada, é que enquanto há tanta gente lutando para viver, tem gente que não valoriza  a vida que tem e não vive. Enquanto tem gente com a vida por um fio, tem gente que está com a corda toda e de certa maneira, se recusa a aproveitar. O que eu não consigo entender , essa gente que tendo tudo ao dispor, resolve fazer dieta de vida. A vida é bela, se a gente conseguir ver beleza nela. A vida é cheia de vida e  não  adianta nada se a gente não consegue viver . A vida é para ser vivida !!! Viva a vida!!

sábado, 19 de julho de 2014

DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES...

Durma-se com um barulho desses... Nunca dormi como as outras pessoas do planeta. Dormir é uma dificuldade, dei  trabalho aos meus pais, ou melhor, ao meu pai, que era insone como  eu. Pensando bem, as canções de ninar da minha época não eram lá muito propícias para o fim. Eu sempre fui muito pensante e  ia imaginando o que era cantado. Meu pai compunha para mim e cantava, era um repentista nato. Cantava até quase perder a voz e eu não dormia. Mas, a minha avó Judith , essa sim, era dureza. Era um terror atrás do outro. Primeiro era o boi da cara preta e  o boi do sertão que ela chamava para me pegar, porque eu não queria dormir. Depois dos Bois, era a Cuca que vinha. E se escapasse dos bois e da Cuca, ela cantava outra que dizia que eu não era dela, deram para criar, obrigação de quem cria, é acalentar, menina quando chora merece apanhar. Gente como é que a pessoa, depois de ter a visita  dos bois e da Cuca ,  sendo criança, não pode nem chorar, senão apanha? Se não bastasse tudo isso tinha uma oração que dizia: Agora me deito para dormir . Guarda-me ó DEUS em seu amor . Se eu morrer, sem me acordar recebe a minh'alma, ó SENHOR. Insone eu era , insone eu continuo.Acho graça dessas coisas, ques as pessoas fazem por tradição, cantar sem perceber o que a letra diz é uma delas. As lembranças que eu tenho da minha infância, mesmo com todo terror, são lembranças boas, cheias de carinho. Eu cresci, sobrevivi ao Boi da cara preta ao Boi do sertão, á Cuca, á Menina quando chora merece apanhar, e é certo que a oração tem valido, porque DEUS ouve as criancinhas.A vida vale pelos momentos que a gente guarda na memória e que quando a gente recorda, sonha feliz. Afinal, o passado sempre é presente no agora e no futuro, porque faz parte da gente.A vida é agora!! Viva a vida!!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

CADA UM DÁ O QUE TEM...

Cada um dá o que tem... A gente cria expectativas para as pessoas. As pessoas que não correspondem ás nossas expectativas, nos  frustram e decepcionam. Decepção , nada mais é que uma expectativa frustrada. A gente tem que encarar que cada um dá o que tem.Pé de morango não dá jabuticaba. A gente se decepciona única e exclusivamente porque coloca nas pessoas , coisas, uma esperança uma expectativa além daquilo que se pode dar. A causa da decepção não está nas coisas ou nos outros está na gente. A vida não espera... Apesar, de a esperança ser a última a morrer, a gente tem que entender que se a gente não criar expectativas , o que vier é lucro. No instante em que a gente encara essa realidade e trabalha isso na gente, consegue viver bem melhor, se com isso ,não mais esperar além do que se pode ter. Esperar o melhor dos outros é bom, porém, a gente não pode se frustrar se por um acaso não acontecer como o esperado. Afinal  de contas, mesmo que se espere o melhor de tudo, imprevistos acontecem e pessoas falham . A gente não deve se martirizar por isso , deve virar a pagina e seguir em frente . A vida é muito curta para que a gente não a curta. Viva a vida!!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

GENTE ENTENDIDA ...

Gente entendida... Na salada de espera do consultório médico, duas senhoras de mais de 60 anos conversavam sobre a vida. E, uma delas de repente, deixou ansiedade tomar conta e disse que não conseguia esperar mais, a demora já estava muita. Se ao menos tivesse um computador... Saiu da sala e não sei como voltou com um Tablet nas mãos. Apartir daí, foi só conversa e esnobação de conhecimento, porque a outra achava tudo uma novidade e dizia que não sabia.  A entendida de computação,jogava Buraco, fazia comentários na maior altura, além de esnobar a outra. A que não sabia das coisas, disse que o tablet era melhor que telefone porque com um toque só não dava para jogar, então, que a entendida perguntou se existia telefone assim, com ar de superioridade e  ainda completou existe é Iphone, isso que você está falando. E a que não sabia, acatou admirada o que a outra falava. A conversa ficou assim até que eu fui chamada. Lição que tirei disso, é que tem gente nesse mundo que com o pouco que tem bota tanta banca que intimida quem não se banca. A gente não é melhor do que ninguém por saber alguma coisa. A vida é muito curta para que a gente seja tão pequeno para crescer em cima dos outros. Gente entendida , me cansa!! A vida é agora!!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

MURO DAS LAMENTAÇOES AMBULANTE ...

Muro das lamentações ambulante ... Tem gente que só sabe ver a vida com olhos de negatividade. Gente que reclama de barriga cheia, que faz questão de murmurar por qualquer coisinha. Para essa gente os outros não passam de muro das  lamentações onde elas vão  e depositam suas lamúrias. Muitas vezes , fui muro das lamentações  dos outros, acho que é uma forma que a eu achei de servir. Empresto meus ouvidos, doo atenção e nem assim a pessoa fica feliz. Aprendi que a gente que muitas vezes é feito de muro, não tem que fazer ninguém feliz, só tem que estar ali estático, para que a pessoa deposite a lamentação e siga a vida . A vida é muito curta para que a gente saia por aí lamuriando. Mas, se tiver de chorar que chore até cansar, tudo um dia acaba, até as lágrimas. A gente tem que ver a vida com mais positividade, não se deixar contagiar pelos lamuriosos desse mundo.Lamentar não adianta, a gente tem que reagir, tomar atitudes para sair da situação que incomoda.  A vida é  para se viver. Então o jeito é a gente, seguir em frente, encarar, enfrentar tudo e aproveitar cada momento como se fosse o último. Só se vive uma vez!! Viva a vida !!

terça-feira, 15 de julho de 2014

UM NA MULTIDAO...



Um na multidão ...Vi na TV, no jornal uma moça de 20 anos, que tentava suicídio em uma estação do metro de São Paulo. Cada estação do metro é um mundo, gente correndo de um lado pro outro, gente entrando e saindo dos trens, gente esperando o metro. A moça reclamava atenção, carinho, aceitação. Dizia que ela não fazia diferença nenhuma nesse mundo .A moça mobilizou um monte de gente, para demovê-la da ideia de tirar a própria vida. Profissionais do metro, que entretiam a moça até o Corpo de Bombeiros , a Policia Militar chegarem, profissionais da Ambulância que foram chamados também. Se não bastasse esse povo todo ao dispor da moça, chamaram a mãe dela, que veio para socorrer a filha. A mãe,quando chegou contou que a moça é assim, recebe a atenção, carinho e isso, nunca era suficiente para ela. A moça era mais uma na multidão que conseguiu atenção de tanta gente e ainda achava que não valia nada. O que eu aprendi com isso é que o valor que a gente tem , não pode ser medido pelo valor que as pessoas dão. A gente tem que se bancar , tem que saber quem é , tem que acreditar que é alguém, é gente é pessoa, mesmo que a multidão tente engolir e fazer da gente numero, estatística,mais um. A gente tem valor independente da gente e dos outros reconhecerem isso.O valor que a gente tem é tao grande que DEUS nos vê e nos trata com respeito a ponto de dar o poder de escolher, de seguir a própria vida, sem ser um robozinho DELE. Mesmo que a  gente  não enxergue, a gente vale a pena, a gente vale a vida!! Viva a vida!!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

PRATICA x CONHECIMENTO x APRENDIZADO

Pratica e conhecimento... Conheço gente cheia de informação, de conhecimento, sabem tudo de qualquer assunto. Saber somente, não basta,o que  produz aprendizado  é a aplicação desse conhecimento. O conhecimento é bom  , melhor é saber usar a informação que tem . Li, uma história que numa grande empresa , um computador de grande porte enguiçou e causava muuito prejuízo. Chamaram técnico para consertar, mas o técnico não conseguiu fazer o computador funcionar. Um funcionário disse que faria o serviço, se pagassem a ele 1000 reais. O presidente da empresa disse que sim. O funcionário,foi até o computador e apertou um pequeno parafuso e o computador voltou a funcionar.Então , o presidente disse que não valia e que por isso não pagaria os 1000 reais para um serviço que valia 1real.O empregado contra argumentou  que merecia.O presidente pediu que ele fizesse a contra argumentação por escrito , e assim o funcionário o fez: Apertar um parafusso .... 1,00.  Saber qual parafuso apertar .....999,00 . Conhecimento aplicado na prática. Na vida o conhecimento só vale se a gente na pratica sabe usar na hora da precisao. A vida é muito curta para que a gente nao a curta.Em tempos de informação tao acessível, a gente tem que filtrar tudo e fazer disso uma descoberta para que na prática o conhecimento valha. A vida ensina e esse aprendizado só vale se a gente souber passar adiante .A  vida é um eterno aprender. Viva a vida !!

domingo, 13 de julho de 2014

EFEITO DOMINÓ

Efeito dominó...Li um texto que contava a história de um professor que tinha uma aluna que ia sempre suja, despenteada, e maltrapilha para escola. As crianças da classe sempre a rejeitavam porque a menina não cheirava bem. O professor chamou a menina , deu a ela um kit de higiene, um vestido muito lindo , um sapato que combinava e dois uniformes completos. No outro dia, a menina chegou toda pronta , cheirosa, penteada, parecia outra menina.  Os pais da menina moravam  numa  casa toda suja , com o quintal e a frente mal cuidados  e com a mudança da menina resolveram limpar e cuidar da casa. Os vizinhos seguiram o bom exemplo e a comunidade ficou mais bonita, assim como a menina. A ação  do professor produziu esse efeito dominó. Achei a ideia muito boa,desconfio que isso não acontece sempre. A questão é que a gente quando faz o bem não sabe o que isso pode gerar nas pessoas, no mundo. A gente faz o bem porque é o certo a ser feito. A gente faz o bem porque faz bem para gente. Se o bem que a gente faz atinge mais do que a gente pensa, melhor. A  vida é muito passageira, a gente tem que aproveitar cada segundo para ser instrumento da paz, do bem, de DEUS na vida das pessoas , porque a gente está na vida para viver e viver só vale se a gente consegue partilhar um pouco da gente. Afinal de contas, a gente nessa  vida é somente agente!! Viva a vida!!   

sábado, 12 de julho de 2014

GUERRA POR AUDIENCIA ...

Guerra por audiência... As redes de TV de todo mundo brigam para ter audiência, para ter mais gente em frente a telinha plugada nelas. Aqui no Brasil, os programas  nos canais abertos,se tornam cada vez mais populares .Os programas expõem as pessoas , que se deixam expor. Eu, outro dia me senti um pouco fazendo parte disso tudo. Estava eu , esperando o ônibus, quando fui abordada por uma senhora, que começou a conversar comigo sobre a demora do ônibus e depois sobre a vida . Quando ônibus chegou, ela entrou, assentou na primeira cadeira, e continuou a conversa , me sentei logo atrás . Entrou depois da gente uma senhora, com uma camisa amarela e verde com a logo marca de um partido. A senhora em pé, logo entrou na conversa, e eu deixei as duas filosofas no maior papo. As duas então começaram a filosofar sobre a vida e sobre o controle de DEUS sobre tudo. A mulher da camisa verde amarela então, disse que o poder estava nas mãos da gente e outra insistia em DEUS. Eu nem ouvindo mais estava a conversa , quando as duas começaram um barraco e me colocaram dentro, eu disse que as duas tinham razão, e que concordava que a gente tinha o poder de decisão, de escolha porque DEUS tinha dado. Ai, a dona que tinha sentado na minha frente, ficou super brava com a da camisa amarela, e cada uma conversava comigo sobre um assunto. Nesse momento a da camisa, resolveu assentar no assoalho do ônibus nos meus pés, tirou a outra da conversa e me colocou na conversa dela, foi falando, e eu administrando o assunto do jeito qe eu podia. A pessoa do meu lado desceu e a senhora da camisa , se assentou ao meu lado e fomos conversando o caminho todo, até ela descer. A outra, depois de tudo, ainda conversou um pouco comigo até chegar no destino e descer do ônibus. Eu, confesso que fiquei admirada, por ter gente tao carente de audiência, de atenção . Eu me senti bem , apesar de não ter feito nada , por partilhar um pouco de mim com quem precisava. A vida é assim , curta e só vale se a gente servir ao outro, nem que seja emprestar por 45 minutos as orelhas. A vida vale a pena !! Viva a vida !!

sexta-feira, 11 de julho de 2014

SALA DE ESPERA ...

Sala de espera ... Na sala de espera do hospital Albert Einstein, pessoas aguardam atendimento, num clima de ''alto astral''porque um mágico faz seu show.O mágico tem a árdua tarefa de entreter e tornar menos tenso o momento de quem dá entrada para fazer uma cirurgia. Ele aborda acompanhantes e pacientes, faz deles seus ajudantes e tira de todos elogios e exclamações. O show de mágica é capaz ainda que  por alguns instantes, fazer esquecer de tudo que uma cirurgia envolve e torna mais agradável a  coisa toda.Para o mágico, é mais um trabalho, mais um show,ele, mesmo assim interage com a plateia que diante dele triste e tensa , sorri, participa. Nessa interação, faz perguntas, pegadinhas. e no final da apresentação pergunta: Vocês querem que eu faça alguma magica, um truque em especial? Lá no fundo vem uma resposta, o magico corre para atender o chamado : -Aqui, eu quero!! Chega mais perto do homem que o respondeu e pergunta:- Qual? E o homem diz: -Eu queria que você fizesse a mágica de tirar o tumor do meu cérebro, quero que você faça a mágica de tirar essa coisa ruim da minha cabeça. O magico, sem graça, muito desconcertado diz: -Essa aí , eu não sei  fazer. Todos da sala ficam desconcertados. O mágico agradece e sai da sala.  A vida é assim, como um show de mágica, nem sempre tem um final feliz, mas,é certo ter um final. A vida é mágica , se a gente conseguir se envolver com as coisa belas que nela há.A realidade é dura e a gente tem que enfrentar sem magia, sem truque, na cara dura. Isso é mais fácil se a gente se coloca a vida nas mãos de DEUS( Funciona para mim em todos os momentos). A vida é tão frágil, efêmera... A vida é agora!! A gente só tem essa vida para viver, por mais difícil que seja , a gente só vive uma vez. É preciso saber viver , para aproveitar e fazer a vida valer. Viva a vida!!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

AS MELHORES NOTICIAS DO MUNDO NÃO SÃO MANCHETE NO JORNAL

As melhores noticias do mundo não são manchete no jornal... A vida da gente é uma correria. A vida é uma avalanche de emoções. E nessa correria, cheia de emoção a gente tenta não sucumbir ao que acontece. A gente vê os jornais e neles noticias ruins, noticias que de tanta maldade dão inveja no capeta. Noticias que a gente nunca queria ler e com pouca frequência noticias que valem a pena ser lidas. Com a Internet, os jornais de papel estão cada vez mais raros, o povo que lê jornal , pela comodidade, lê as noticias no computador, no telefone , no tablet ou no eletrônico que o valha. Mas, noticias que importam, aquelas que mudam a vida da gente não são lidas nos jornais. Claro, que são lidas nas redes sociais, já que hoje, a gente é um pouco repórter da gente mesmo. A correria da vida não consegue apagar o brilho de uma boa noticia e geralmente isso não vira manchete. Mas, essas noticias que não constam no jornal fazem toda a diferença na vida da gente. O dia em que a gente se apaixonou e deu o primeiro beijo naquela pessoa que a gente tremia ao ver , não saiu no jornal, foi escrito em letras garrafais no nosso coração.O  que foi escrito  no coração marca muito mais do que o que foi  escrito no jornal. Jornal só vale um dia, no outro vira embrulho de peixe.A vida é agora !! A gente pode fazer valer a vida se a gente puder ser agente do bem para fazer a diferença e  escrever no coração das pessoas , noticias que são  para sempre . Viva a vida !!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

ASSALTO...

Assalto... Somente quem já foi assaltado, pode entender a sensaçao depois que tudo acaba . Fato  é,que depois de tudo acabar começa uma luta , para continuar para vencer tanta coisa  ruim, um medo que se a gente deixar ,domina .O ladrão leva  junto com os bens , a nossa confiança no mundo. Ele faz a gente ser desconfiado, assustado, e a qualquer barulhinho pensar que vai começar tudo outra vez. Uma vez, um ladrão entrou no meu quarto, e eu acordei e alardeei para que o resto da família se  protegesse. Então o ladrão fugiu. Eu vivi uma situação que a minha família não viveu, por isso não conseguia dormir mais no meu quarto, entrar no meu quarto de dia era um sacrifício. Minha mãe me forçava a entrar, dormir ela tentava mas eu ia para o quarto dela e do meu pai e ninguém me tirava de lá e de quebra meus irmãos faziam o mesmo .Eu tinha 15 anos e agia como uma criancinha de 2 /3 anos chorava , fiquei muito fragilizada. Na rua andava assustada, perdi o eixo da minha vida. O que acontece é que o medo , a insegurança começam a tomar conta da mente da gente e tudo na vida parece assustador. Mas, graças a DEUS, consegui vencer essa sensação ruim de que o mundo é um lugar onde não se tem proteção.A gente tem que enfrentar a vida de frente, não pode deixar as coisas ruins dominarem , tomarem conta da gente. A vida é muito curta e quanto mais cedo  a gente se equilibrar, melhor. A vida é muito mais que medo, a vida é liberdade de escolha e eu escolhi ser livre da culpa , do medo , de tudo que me prende e tudo que me faz arrastar vida afora. A vida é agora!! Então, essa é a hora de viver,só se vive uma vez!!  Fazer a vida valer e viver de fato, basta a gente tomar uma atitude, o primeiro passo é querer. Viva a vida!!

terça-feira, 8 de julho de 2014

RISCO DE MORTE OU DE VIDA ?

Risco de morte ou  vida?... Há muitas discussões sobre ser errado o uso dessa expressão, se o correto seria risco de morte . Fato é que quando há esse risco a vida tem outro prisma, e tudo passa a ser mais focado na pessoa que sofre o risco. É difícil, ouvir de um profissional de saúde que seu ente querido está  a beira da morte e a gente precisa ser forte para enfrentar a situação. A gente nessas horas vê a vida diferente, cheia de tristeza e tudo  é minimizado diante da efemeridade da vida.Na vida, a gente tem que pensar que viver já é um risco de morte e vida todo dia. A gente pode numa hora estar vivo e em outra estar morto, isso acontece todo dia, com todo mundo. Então, vendo as coisas assim, a gente não pode deixar de viver bem com as pessoas (porque elas dão sentido á vida), dizer o que precisa ser dito, aproveitar cada momento, porque os momentos passam e a vida também. A gente que ter consciência de que é preciso saber viver e  curtir cada momento , se dar a chance de correr esse  risco , porque só se vive uma vez! Viva a vida !!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

ESCOLHA

Escolhas... A vida é de feita de escolhas. As escolhas regem a vida. Dependendo do que a gente escolhe a gente pode se dar bem ou mal na vida . O poder está nas nossas mãos, escolher o que e quem vai ser na vida. Escolhas erradas levam a ruína, as certas levam a um caminho do bem.DEUS deu para gente o livre arbítrio, para que a gente escolha o caminho que a gente quer seguir . A gente tem que ter sabedoria para escolher entre o que é fácil e o que é preciso ser feito; o que a gente quer e o que  a gente tem que fazer. A vida é muito curta, tudo anda rápido demais, a gente não tem tempo para brincar de ser feliz, brincar de viver. Então, como viver é coisa séria e a gente tem que encarar, a gente tem que escolher de acordo com o que acredita. A gente pode escolher ter paz e conviver com os amigos e familiares.A vida é o que a gente escolhe. Hoje é o dia da gente escolher viver de verdade e ser feliz com o que tem . Viva a vida !!!

domingo, 6 de julho de 2014

INTERESSE

Interesse... Dizem que o mundo é movido pelo dinheiro , será? Talvez, seja. O mundo é movido pelo interesse. O que interessa chama a atenção, motiva, estimula, cria oportunidade, promove atitude. O interesse faz com que a pessoa se empenhe, gaste seu tempo para buscar o que interessa. Isso acontece desde que a gente nasce.Quando o bebê está com fome chora até ser saciado, depois de maiorzinho, aprende a chamar de quem o satisfaz ou seja quem lhe dá aquilo que a ele interessa e vai assim vida afora.O interesse move o mundo, sem dúvida. Quando a gente se interessa por algum assunto, ele fica mais fácil de ser aprendido, compartilhado. Talvez seja por isso que tenha tantas pessoas que só tem um assunto,  por terem poucos interesses. O interesse rege o o foco,  o olhar que se dá para a vida. A vida é muito curta e muitas vezes o que interessa  para a gente, pode não ter de fato relevância, importância. E , ai, a gente precisa repensar, rever , para focar os interesses no que realmente importa. E o que importa nessa vida? Coisas que o dinheiro não pode comprar, coisas que nos fazem bem. Ser uma pessoa que seja gente , para  intensamente dividir , compartilhar comungar o que importa, com quem estiver ao nosso redor. Fazer o certo pelo certo, viver pelo que  acredita, porque  o que se leva dessa vida é a vida que se leva. A maturidade me fez entender que o o relevante é fazer o que importa na vida cada vez mais interessante. O amanhã, já é hoje ... A vida é agora!! Viva a vida!!

sábado, 5 de julho de 2014

SOBREVIVER ..

Sobreviver ... Dizem que na vida é a lei da selva , quem for maior engole o outro. Dizem ainda, que para sobreviver é preciso matar um leão por dia. Pode ser que seja verdade, a gente sabe que o leão vem para ser morto, dependendo do nosso estado de espírito , a gente  o mata com mais facilidade. Encarar a selva, o leão, e tudo mais que a vida nos apresenta é lutar para sobreviver. Para ficar vivo , a gente tem que se dispor  a  ultrapassar limites todo dia . Não basta ficar  em lugar seguro parado, porque a visita do leão, estando na selva é inevitável. A gente não pode se esconder do leão porque se a gente não o caça, vira comida, o jeito é a gente viver do jeito que der,enfrentar a selva, matar o leão, por mais que isso canse,desgaste, machuque, faz parte da vida. A vida não é só selva , tem mar , tem montanhas, e muito mais. Então, a  gente tem que depois da caçada , sair e aproveitar tudo que a vida oferece de bom, dar umas boas risadas, se divertir. Afinal,ninguém é de ferro , descansar faz a gente repor as forças, para enfrentar a selva , amansar as feras. Hoje mais do que nunca é preciso saber viver !! A vida é agora!! Viva a vida !!

sexta-feira, 4 de julho de 2014

METAMORFOSE ...

Metamorfose... Mudar nunca é fácil. Quando a gente muda para esse mundo, saído da barriga da nossa mãe, a gente tem que se adaptar a tudo que tem do lado de fora. Essa adaptação vai pela vida a fora , nunca pára. Tem gente que chama  de crescimento, bagagem , aprendizado,essa capacidade constante de adaptação. Independente do nome, a gente é mutante. quem não muda, fica estagnado. Conheço, muita gente assim, que não muda , que não evolui, que fica sempre no mesmo lugar. Conheço gente que reconhece que precisa mudar e mesmo assim  fica lá, estagnado, sem conseguir dar um passinho. A borboleta , só é borboleta porque evoluiu, viveu cada fase até se tornar o que é.  A gente tem que sempre estar aberto ao novo, ás descobertas, ás mudanças. A gente é capaz de evoluir , melhorar, só é preciso fazer o primeiro movimento rumo a isso. A gente pode contar com DEUS, com os amigos, com gente que nos apoia e também com aqueles que criticam, os que não gostam da gente, porque tudo vai servir de incentivo para que a gente seja uma pessoa melhor, se a gente conseguir lidar, administrar as coisas . Achar o equilíbrio e o eixo em cada situação faz a gente perceber que mudar faz bem , quando a gente é grato por tudo que tem , quando a gente luta para conquistar, quando a gente tem a noção de que tem que seguir a vida e aprender com as escolhas feitas. A vida é agora... A vida é sempre ... Cabe á gente viver da melhor forma , sabendo que tudo que a gente vive , se a gente quiser  faz a gente mais gente, fortalece, transforma.   Viva a vida!!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

VAI UM CAFEZINHO, AÍ?

Vai um cafezinho aí? Brasileiros tomam muito café. Sou uma brasileira que não gosta muito do café e se toma fica acelerada demais. Para minha sanidade, evito de tomar café.Gosto mesmo é do convite, de compartilhar uma mesa farta, simplesmente pela companhia,pelo ato , pela comunhão. A vida é feita desses momentos ao redor da comida, ao somente para tomar um cafezinho. Tomar um cafezinho é gastar um tempo , ainda que pouco com alguém , conversando coisas sérias ou amenidades. Gastar tempo com alguém ,é se importar, é dividir atenção,é mostrar interesse. Como uma boa mineira que eu sou, tenho a hospitalidade no meu DNA, me alegra compartilhar a comida, me alegra ver gente em volta da mesa , apreciando uma refeição. Café é uma forma de cortesia, de gentileza, momentos felizes que trazem felicidade . Café representa essa coisa que só o Brasil tem de acolher, de aconchegar, uma questão de identidade e brasilidade.A vida é tao mais bonita quando a gente está em comunhão,compartilhando uma gentileza por menor que seja, um ''café'',dá esperança de um mundo melhor, é uma forma de celebrar a vida. A vida da gente é muuito curta para que a gente não seja gentil, Cortez, sorvendo cada momento vivido, como se fosse o último.A vida só vale se a gente fizer valer, vivendo, oferecendo pequenos ''cafezinhos'', coisas tao simples ..E aí vai um cafezinho?  Viva a vida !!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

GUERRA...

Guerra...A vida é uma guerra, quem não entra nela para batalhar sempre saí derrotado.Para viver , a gente tem que se armar para batalhar cada vez melhor. Desde que nasce a gente guerreia e se prepara para enfrentar batalhas. A maturidade é uma forte arma para enfrentar a guerra e ganhar batalha por batalha, porque é assim que se vive , um dia de cada vez, até que a gente seja chamado na presença do nosso GENERAL(DEUS). Além das batalhas para sobreviver , a gente tem as nossas batalhas interiores, dentro da gente tem uma guerra para vencer conflitos internos e as marcas que a vida imprimiu na nossa alma,na nossa mente e no coração. Cabe a gente escolher as armas para batalhar a nossa vida sem que prejudique ninguém. Cabe a gente escolher as batalhas que a gente vai lutar. A gente pode escolher onde investir nossas armas e estratégias e isso faz diferença para conquistar tudo na vida.  A gente deve encarar a vida de frente,até porque, a gente não tem outra opção , está na vida, não dá para voltar, caminho somente  de ida rumo a morte. Tem que ir para frente de batalha,todo  dia , do melhor jeito que a gente puder.A vida é agora!! Só nos resta arregaçar as mangas e ir a luta!! Viva a vida!!

terça-feira, 1 de julho de 2014

CANSAÇO ...

 Cansaço...Quando penso em cansaço , não penso em coisa boa, gratificante como um dia de trabalho. Penso numa coisa que desgasta e gasta a pessoa. Coisa que me cansa é tentar fazer com que as pessoas amargas tenham mais doçura , que Workaholics e compenetrados  se divirtam... é uma luta inglória ... mais fácil eu subir o Evereste de costa , rsrrs. Coisa que me cansa é gente que retruca e quer discutir , questionar tudo ... Nooossa isso me cansa !!! Mas, o campeão de todos é gente com mal humor , essa acaba comigo rsrrs Até escrever sobre isso me cansa ...Ainda bem,eu que posso contar com meu amigão:JESUS , que fala que quem está como eu , cansado pode ir até ELE  e ELE vai aliviar.Melhor que reclamar é me derramar diante DELE e sair literalmente de alma lavada. A vida é curta demais para que a gente deixe os emburrados e os aborrecidos contagiarem a gente ... A vida é curta demais para que a gente não se permita viver de verdade. A gente tem que aproveitar a vida ou nunca vai viver. Agora é a hora da gente deixar a vida mais leve...Só se vive uma vez. Viva a vida!!