sábado, 19 de julho de 2014

DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES...

Durma-se com um barulho desses... Nunca dormi como as outras pessoas do planeta. Dormir é uma dificuldade, dei  trabalho aos meus pais, ou melhor, ao meu pai, que era insone como  eu. Pensando bem, as canções de ninar da minha época não eram lá muito propícias para o fim. Eu sempre fui muito pensante e  ia imaginando o que era cantado. Meu pai compunha para mim e cantava, era um repentista nato. Cantava até quase perder a voz e eu não dormia. Mas, a minha avó Judith , essa sim, era dureza. Era um terror atrás do outro. Primeiro era o boi da cara preta e  o boi do sertão que ela chamava para me pegar, porque eu não queria dormir. Depois dos Bois, era a Cuca que vinha. E se escapasse dos bois e da Cuca, ela cantava outra que dizia que eu não era dela, deram para criar, obrigação de quem cria, é acalentar, menina quando chora merece apanhar. Gente como é que a pessoa, depois de ter a visita  dos bois e da Cuca ,  sendo criança, não pode nem chorar, senão apanha? Se não bastasse tudo isso tinha uma oração que dizia: Agora me deito para dormir . Guarda-me ó DEUS em seu amor . Se eu morrer, sem me acordar recebe a minh'alma, ó SENHOR. Insone eu era , insone eu continuo.Acho graça dessas coisas, ques as pessoas fazem por tradição, cantar sem perceber o que a letra diz é uma delas. As lembranças que eu tenho da minha infância, mesmo com todo terror, são lembranças boas, cheias de carinho. Eu cresci, sobrevivi ao Boi da cara preta ao Boi do sertão, á Cuca, á Menina quando chora merece apanhar, e é certo que a oração tem valido, porque DEUS ouve as criancinhas.A vida vale pelos momentos que a gente guarda na memória e que quando a gente recorda, sonha feliz. Afinal, o passado sempre é presente no agora e no futuro, porque faz parte da gente.A vida é agora!! Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário