quarta-feira, 25 de junho de 2014

ABELHAS, MEL E OUTRAS LEMBRANÇAS ...

Abelhas, mel e outras lembranças...Aprender com as abelhas , se a gente quiser, como tudo na vida, a gente pode. A abelha trabalha demais,a colmeia é sua casa e lá tem uma hierarquia. A rainha  tem a função de copular , depois disso mata seu macho, o zangão,não sei porque, só sei que ela faz isso.Para povoar a colmeia, faz das outras abelhas, operárias, que  a servem, trabalham para alimentar seus ovinhos. Nesse meio tempo é produzido o mel e a geléia real  que a gente usa para adoçar e dar saúde á vida. Quando eu era pequena , adorava quando o meu avô Pedro, me dava um minusculo saquinho com a doce geleia real. Ela uma experiência  quase proibida, porque ele comprava pouco na Livraria Evangélica, único lugar que vendia a cara iguaria. Ele me dava porque eu era muito esquelética, magra,Olivia Palito, Pantera Cor-de-rosa, e pasmem nesse tempo ser magra era defeito, principalmente se fosse criança. Havia preconceito, assim como hoje se tem com as pessoas acima do peso. Teve até um Caso verdade , um programa da Rede Globo , em que uma magra queria engordar por ser discriminada,pode? Sei disso, porque na época me identifiquei demais ,apesar de ter uns 9 anos. Ser magra era sinonimo de feiúra, fui a criança mais feia da família, minha bisavó paterna não se conformava com isso, um tio do meu pai me lembrava sempre nos almoços semanais na casa dos bisos. Hoje, a minha magreza é motivo de ''altas'' conversas , porque eu não faço nada , como bem e não engordo.  Voltando ás abelhas , acho que tem gente que é como a rainha, usa e depois descarta, faz a gente de operário e depois que o serviço está pronto ,só aproveita.Gente que come do nosso mel, da nossa geleia real e ainda acha que é obrigação a gente servir a ele.Gente que mesmo a gente adoçando a vida delas, amargam um fel terrível, como veneno que vem das entranhas delas. Deixa pra lá, a gente , que é operária,sai da colmeia , e passeia entre os jardins,pega o polem e cheira a flor, leva a vida mais leve , não se sente preso em fazer o que tem que ser feito, pelo contrário, é feliz em ser o que é , é feliz em ser livre.  A gente só descobre essa gente, quando eles se revelam ou quando DEUS mostra , porque a gente está ocupado demais em ser gente , em ser do bem para perceber essas pessoas e a malícia que elas destilam. Por fim,essa conversa de mel, ,me lembra um versículo que um dia minha prima Marília e eu dividimos e decoramos para uma tarefa,(Tínhamos 15 anos, 30 anos depois ainda lembro )fica em Provérbios capitulo 16 , verso 24.: ''Palavras agradáveis são como favos de mel, doce para alma e medicina para o corpo''. Esse verso tao singelo, fala ao coração, porque a palavra bem dita pode transformar, pode marcar positivamente. Desde que aprendi essa lição, tento fazer  das minhas palavras o que fala o versículo. A vida é curta, para que a gente saia por aí ferroando as pessoas, só quem já foi picado de abelha sabe a dor que é. O melhor é sair por aí adoçando a vida,mesmo que muita gente não goste do nosso mel, se a gente faz o máximo,será sempre o néctar, nossa geleia real. O importante é fazer bem ... Mesmo quando o bem que a gente faz não vale para ninguém. A  gente que decide quem quer ser .A vida é agora. Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário