terça-feira, 30 de setembro de 2014

FORMAS DE SATISFAÇÃO

Formas de satisfação... Desde que nasce o ser humano busca satisfazer-se,  de certa forma, é encontrar felicidade. Uma forma de satisfazer aos outros a respeito da nossa vida é dar satisfação a alguém, é que contar o que acontece,justificar as ações para os outros. A gente não precisa dar satisfação, o faz por consideração ou por outros motivos que só a gente sabe. Nunca se pode dizer que  a gente está cheio de tanto comer, saciado, se diz que está satisfeito. Esta é uma forma de satisfação que se aprende bem rápido.Outra forma de satisfação, é ter algum prazer.  Para cada forma de satisfação, o ser humano tem se arranjado , no tempo, na história, usado para o bem ou para o mal, sofrendo as consequencias disso.A vida é curta demais para que a gente passe por ela insatisfeito.  Certo é que a vida é feita de escolhas e a satisfação vem se a gente permitir que ela venha. O importante é a gente ter equilíbrio em tudo e relacionar com a ''dona satisfaçao'' de modo que ela coopere para que a gente seja mais gente, mais feliz, mais vivo.  Viva a vida!!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

IMPRESSÃO...

Impressão... Dizem que a primeira é a que fica ... Dizem que tem que criar uma boa impressão. A cada passo que a gente dá a gente imprime pegadas pela vida. As pegadas impressas são  como letras que formam palavras e escrevem a nossa história. Onde a gente anda, a gente deixa o nosso rastro e traz com a gente parte do chão em que andou. Tudo que a gente fizer causará uma marca, isso é inevitável. Erros e acertos, tudo que a gente faz de bom e de ruim, fica marcado impresso na história, no mundo, nas pessoas , na vida, na gente. O que a gente tem que ter sempre  em mente , em tudo que fizer é  deixar impresso algo de bom pela vida afora, deixar impresso aquilo que vale a pena, ser visto, lido,escrito, deixar impresso tudo que seja edificante e saudável , tudo que se acredita. Porque por mais que  uma primeira impressão fique , por mais que  haja uma impressão boa, as coisas que marcam a gente de fato e de verdade, são as escritas no coração, essas,sim, ficam, são boas e fazem a gente ser gente .. . Viva a vida !!

domingo, 28 de setembro de 2014

PAPEIS..

Papeis ... Esta é uma daquelas histórias que eu vou ter que omitir nomes, lugares ... Só  contarei o que me contaram. Meninas dos anos 80, colecionavam papeis de cartas, carregavam pastas cheia deles que exibiam com orgulho. Quanto mais raro e bonito eram os tais , mais valiosa era a coleção. Era comum tios e tios presentearem com papéis importados, bem diferentes dos comuns que todo mundo tinha e eram conhecidos por suas estampas. quatro garotas de mais ou menos a mesma idade, estavam fazendo o que toda as garotas da época faziam , exibindo suas pastas, a mae1 de 2 delas olhou a pasta das outras e viu um papel de carta importado e igual ao que as filhas delas tinham e foi lá e tirou da pasta das outras meninas e disse que era feio roubar, claro, que as garotas negaram o roubo. As garotas que tiveram o papel retirado da pasta ,  contaram para sua mãe , que ficou indignada. A mãe que retirou o papel de carta telefonou  para a mãe das meninas ''ladras'', disse que precisa contar uma coisa muito séria. A  outra mãe sabendo e conhecendo a outra mãe disse que ela era bem vinda para vir a casa dela. Quando a mae1 chegou com suas filhas e as pastas de papel, foi muito bem recebida. Logo começou a contar e exibir os papeis que as meninas tinha ''roubado''. A mãe2, na sua elegância de sempre, disse que as filhas com certeza tinham igual, mas, que as dela podiam ficar com o papel.A mãe1, disse que podiam mesmo porque aquele papel era presente , importado e que ninguém tinha igual.A mãe2 respondeu que as filhas dela não roubavam ninguém, que no exterior esse papel era dos mais comuns , e que deles as filhas tinham blocos e mostrou os blocos. Sem graça, mãe1, resolveu ir embora e foi logo se despedindo. A mãe2 buscou uma pasta cheia de blocos de papeis raros e presenteou as filhas da mulher que tinha sido tão perversa com as filhas dela. A mãe1 saiu sem pedir desculpas e sem dizer obrigada, com cara de ofendida. A lição  que a gente pode tirar disso é que nem sempre o que a gente pensa é o que está certo e que a gente deve pagar o mal com o bem , mesmo quando injustiçado,mesmo  lidando com a ingratidão, porque faz bem para gente.  A vida é para ser vivida e não importa os papeis que a gente exerça, desde que a gente acredite que o  bem faz  sempre  bem. A vida  é agora !!! Viva a vida!!

sábado, 27 de setembro de 2014

TESTEMUNHA ...

 Testemunha... Quem nunca foi testemunha , não tem noção do stress que é testemunhar diante de um juiz ou de um delegado. Já fiz as 2 coisas e não achei bom. Primeiro, fui a uma delegacia , intimada por ter visto um acidente e socorrido a vitima. No outro, fui testemunha numa causa trabalhista. O que é testemunhar? Testemunhar é contar uma história, relembrar fatos dar autenticidade a um relato. O testemnho tem que ser coerente e verdadeiro, senão é perjurio e isso é crime. Tirando o tribunal da jogada, a gente  é testemunha da história. Por mais que existam filmes, fotos , os fatos só podem ser de fato relatados, por quem os viveu .É assim que funciona ao longo dos anos , histórias sao conrtadas de pai para filho.  Histórias sao repassadas a geraçao a seguir para que possam assim, ser imortalizadas, compartilhadas e para  manter a cultura de forma viva. A vida é assim, um amontoado de testemunhas, que tem cada qual , sua versão da história, do tempo, da vida. Cada dia mais me convenço que a gente nesse mundo é somente agente de tudo que testemunha, de tudo que acredita . A vida é para valer e isso só acontesse se a gente fizer acontecer. Viva a vida!!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PRÉ OCUPAÇÃO DA MENTE ...

Preocupação, para mim , é uma ocupação prévia , uma ansiedade com relação ao futuro, uma aflição por algo que ainda nem aconteceu.Tem gente que se preocupa com a vida dos outros e tem gente que se preocupa com o que os outros vão pensar, rsrsr. Gente preocupada é o que não falta nesse mundo, só que hoje arranjaram um monte de nomes bonitos para preocupação. A preocupação corrói, adoece o corpo e a alma.  A vida tem lá, sua cota de preocupação,trabalho, estudo,contas a pagar, manutenção da casa,alimentação, saúde. Tem gente que vai além e começa a nutrir uma ocupação antecipada da mente, com coisas que não se pode controlar, isso atordoa a vida. O preocupado não sabe viver o presente de maneira plena, vive angustiado,entristecido antecipadamente, consumido por algo que nem sabe se vai acontecer.O preocupado é um ser controlador. O preocupado vive em estado de ansiedade constante, estresse alto,tem uma vida em plena aflição. Ele não vive o presente, vive um futuro próximo, antecipa o sofrimento. Nunca vi um preocupado que antevisse uma coisa boa,  sempre se preocupa com coisas ruins.É capaz de sofrer , chorar,por um monte de ilusão, um monte de idéias que permeiam a mente, coisas que não acontecerão, mas, que na imaginação fértil do preocupado, já são passado,fazem parte integrante do presente sem nem mesmo ter acontecido.O preocupado, age como se ele pudesse consertar tudo, mudar o destino dele e dos outros. Não estou dizendo que se deve ser negligente ou imprevidente. Não estou dizendo, que somente acontecem coisas ruins. . .Ser precavido é ser prudente, ser preocupado é ser intransigente, ou seja, quer que a vontade dele prevaleça contra os acontecimentos que ele prevê. Minha avó paterna era assim, com os irmãos , com os sobrinhos, com os filhos, com os netos. Então o procedimento padrão com ela era contar a ''coisa'', em cima da hora, aí ela sofria menos ou levava um susto tão grande que nem sofria muito, tinha menos tempo para sofrer. Sofrer por antecipação não adianta, se adiantasse, eu  e muita gente tínhamos resolvido muita coisa na vida, rsrsr. A bíblia fala que basta cada dia seu próprio mal., o que no popular, seria , viva um dia de cada vez, não pré ocupe sua mente.A preocupação não resolve nada, é um sofrer em vão. A vida da gente é para a gente viver... Viva a vida~!!

 



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MUITAS FACES

Muitas faces...O ser humano tem muitas faces , apesar de ter um rosto só. Tem gente de todo jeito. A gente não é só bonzinho, a gente tem sempre um lado que não está pronto, que está mal feito, que não é agradável. A gente sabe que não é perfeito. Descabelar, sair por aí, desesperado, triste, chateado, é perder o foco da coisa, que é se tornar alguém mais sensato, mais gente. A  gente tem que usar o que  tem de mais bonito para que o lado feio seja cada vez mais extinto, exterminado para que a face do bem seja cada vez mais vista e transpareça para gente, porque para o outro ,é até fácil não mostrar o lado feio.As multifaces do ser humano  mostram que a imperfeição faz parte do que ele é, e é passível de um monte de coisa que faz o mal e um monte que faz o bem.Escolher as que faces que se vai trabalhar cabe somente  a gente. Num mundo em que toda hora se coloca a cara em fotos para postar na redes sociais, é primordial que não se tenha apenas uma carinha bonita, mas,se mostre a face daquilo que acredita.Avida é para ser vivida... com toda verdade, com toda força, com toda vida . viva a vida !!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ATIREI O PAU NO GATO ( TÔ...TÔ)

Atirei o pau no gato(tô...tô)... A vida da gente é uma correria. Trabalho,ônibus, casa...tanta coisa!! A gente mal vê o dia acabou e tudo correu corrido demais . É bom demais lidar com tudo de bom humor, com paciência e equilíbrio, de vez em quando a gente consegue. Que jeito, ninguém é perfeito e desmoronar faz parte da vida , tem dias que a gente consegue passar ilesos ás pressões , sair das situações estressantes como lordes e ladys, tem dias que não e aí , é seguir em frente, melhorar. Exercício duro, esse de virar gente de verdade!! Prova que a gente está vivo,esse aprendizado. Todo o dia o sol nasce e se poe, no fim de tudo a gente viveu ,mais um dia.,mesmo quando a gente não vai muito bem.  Se a gente mata um leão por dia... De noite , a gente precisa de descanso, recarregar as forças, para  começar a correria, matar  o  leão, ainda que ele seja apenas um gatinho, a lida(a vida) continua . A vida vale a pena!!Viva a vida!!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

GUERRA E PAZ...

Guerra e paz... As noticias internacionais mostram um monte de lugares em guerra. Guerra sem sentido , guerra cheia de vítimas . Triste ver o ser humano se destruindo em nome de sei lá o que. O ser humano lutando com seus semelhantes, matando, torturando... Guerra em nome da religião, é o que mais a gente tem visto.Uma guerra em nome de deus, que o DEUS ETERNO  não aprova. DEUS é de paz. Mas, na bíblia fala que a gente tem que ser agente da paz, no que depender da gente, fazer o possível. Tem vezes que isso é difícil, o jeito é a gente fazer o ''social'', e seguir a vida.  Todo mundo tem suas guerras interiores, batalhas que a gente trava todo dia para vencer os nossos medos, defeitos e tudo mais. A vida é muito curta para que a gente não a curta , não fique em paz com a gente mesmo. Eu quero ser um pouco Franscisco de Assis, para pedir a DEUS, que faça de mim um instrumento da paz DELE. Não sou santa, mas, quero ser cada dia uma pessoa melhor(com ajuda de DEUS). A gente é agente de tudo que acredita. Agente precisa acreditar na paz . Viva a vida!!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

INVENTIVIDADE...


Inventividade... Inventar é coisa para quem sonha,acredita que o sonho pode ser real. Inventar é para quem persiste , mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis, na ideia de que o sonho é para ser vivido. Inventores tem muitos,mas, para mim, Santos Dumont, foi e sempre será um dos melhores. Ele fez uma coisa pesada subir e não cair. Fez essa coisa desafiar a gravidade. Toda vez que eu subo num avião eu penso, como Santos Conseguiu,com a tecnologia de que dispunha fazer essa proeza de voar e me levar junto para tantos lugares. Penso que a inventividade é uma coisa divina, que faz com que a inteligência seja usada com sabedoria.Isso é tão surpreendente,a sabedoria e a inteligencia aplicadas para fazer coisas.A gente traz dentro da gente esse gene inventivo, essa coisa que faz a gente na hora da precisão achar a resposta, fazer uma coisa. A vida é agora!! A vida é para que  a gente a viva, com inteligência e sabedoria, inventando ''moda'' por aí.Viva a vida!!  

domingo, 21 de setembro de 2014

PÁSSARO PRETO ...(LEMBRANDO O BISAVÔ TRANCREDO)Saudades

Pássaro preto... Ganhei do meu Bisavô um pássaro preto. O pássaro cantava imponente e abaixava a cabeça para receber um cafuné, era só dizer cata piolho , a mágica acontecia. Tudo é mágica quando se tem 2anos e meio , três anos .Não sei porque meu bisavô resolveu me dar aquele pássaro, ele não dava os seus pássaros nem para os netos. Não sei como o pássaro chegou no apartamento que a gente morava , só sei que foi uma festa. Acho que foi o meu avô que levou, ele  sempre ia lá em casa, quase todo dia. Não sei mesmo, só sei que eu adorava o passarinho. Um dia, minha mãe deixou o dedetizador jogar um veneno para matar inseto e  o veneno matou o passarinho. Foi triste, muito triste. A morte do pássaro parecia ser um mal presságio, porque depois de uns dias , a minha bisavó morreu e depois de uns meses morreu meu bisavô. Talvez , nem tenha acontecido assim, dias depois,  acho que associei a morte com o que eu tinha de mais próximo na época. Li, aos 5/6 anos um poema de Manoel Bandeira que contava a história de um menino que perdeu seu passarinho e que o enterrou no jardim e a alma,voou para o céu dos passarinhos, me identifiquei demais. Quando a morte vem, a mágica perde o encanto, nunca mais a chácara dos meus bisavós foi a mesma.Faltava alguma coisa ... Quase ninguém ia mais . A vida é assim, a morte faz parte , triste e sem graça, sem encanto nenhum.  A morte faz a gente crescer, faz a gente cair na real, perceber que pessoas , pássaros  e tudo que tem vida não dura para sempre .  A menória é uma forma de eternizar a vida, porque tudo fica guardado bem vivo dentro da gente . A gente tem que viver , apesar da morte... Um dia a alma da gente também vai voar para onde ninguém vai morrer..(.Nesse lugar meu bisavô está me esperando junto com o passaro preto)  Até lá só nos resta viver . Viva a vida!! 

sábado, 20 de setembro de 2014

PORTAS

Portas... O que seria da vida da gente sem as portas? A segurança não seria a mesma. A privacidade não existiria de um jeito pleno. As portas passam despercebidas, até a gente ficar sem elas ou dar com a cara nelas. Quem dorme tranquilo quando a fechadura da porta enguiça? Quem consegue ficar tranquilo do lado de fora delas? A gente precisa escolher em quais portas entrar, do mesmo jeito que   tem escolher as que a gente sai e fecha para nunca mais ir . Tem uma porta que a gente tem que saber muito bem quando abrir e quando fechar,é  a porta do nosso coração. Essa portinha que só tem fechadura por dentro, e só a gente tem o controle dela. Tem que se ter sabedoria, de não escancarar e nem trancar demais essa porta, para se evitar aborrecimentos, sofrimentos. Certeza é que a gente pode ser uma pessoa que abre portas para outros. A gente pode abrir as portas do conhecimento, de muitas descobertas, de muitas coisas boas ,  de sorrisos. Eu, entrei por uma porta e sai por outra... A vida é isso, um abrir e fechar de portas... Viva a vida!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

TOLERÂNCIA...

Tolerância... Nas minhas andanças tenho visto muita gente só, muita gente que precisa da misericórdia do outro. Gente que senta do seu lado no ônibus e começa conversar como se fosse amigo de infância. Gente que ''aluga'' o ouvido e  implora atenção. Gente que não percebe que isso nem sempre é sensato ou agradável para o outro. Se a gente pensar bem, todo mundo precisa ser tolerado, precisa ser aceito, querido, escutado. A gente precisa por mais desagradável que isso seja, tolerar as pessoas, respeitar as diferenças, e os diferentes modos de pensar. Tolerar, nada mais é que tratar bem, respeitar , mesmo quando não concorda, não aceita , não acredita , não ache  certo o que o outro faz .A vida é assim , um compartilhar, um tolerar, uma  troca. A vida só faz sentido se a gente viver plenamente e isso implica em ter e se dar ao respeito. A gente depende de gente , ninguém é uma ilha. Tolerar é saber que a imperfeição do outro e tudo que o outro tem dentro dele  é apenas  a essência de ser humano.. São 3horas  da madrugada e o povo do predio do lado , na maior festança e na rua , ninguém dorme ...  E eu fui na janela e chamei , pedi  gritei , só na hora que eu fui chamar a policia que uma mulher veio pedir desculpa e abaixou  o som.. Escrever é fácil, fazer é que é dificil ...  . A vida é agora '!! A vida é para ser vivida.  Viva  a vida!! 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

NO COLO DO PATETA..

No colo do Pateta... Nada como um dia após o outro ... Quando a gente pensa que já viu e já viveu de tudo, acontece alguma coisa que surpreende  e transforma. Ir a Disney já era uma coisa boa , saber aproveitar o paraíso da fantasia, posar para uma foto no colo do Pateta, e aí ouvir um fiufiu, do Pateta ,um assovio, surpresa boa demais. Coisas para guardar na lembrança e usar na hora do stress, que eu nunca uso , que me fazem lembrar que sou uma criança  presa no corpo de uma senhora. A vida está aí, apesar de tudo e todos para a gente  viver , aproveitar ao máximo os bons momentos, as boas companhias, as pessoas e  os assovios  que a gente se quiser, consegue ouvir da vida . Recadinhos de DEUS, acontecem todo dia  e a gente não percebe... ELE está sempre ao nosso lado, em cada passo, no cotidiano, isso é bom demais.  A vida é agora, só nos resta viver !! Viva a vida!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

DESPRIMIADA DE 1o.GRAU

Desprimiada de 1o. grau. Sou única filha de um casal que não tem sobrinhos. Minha mãe é filha única, meu pai, tem uma irmã que não se casou e não tem filhos.Meus irmãos e eu somos despriamiados de 1o.grau. Não ter primos de 1o.grau é uma desvantagem vantajosa. Uma vez, que se pode negar parentesco a quem não é próximo ou quem não considera a gente. Ao mesmo tempo que a gente não tem primos que os outros consideram de verdade, a gente pode chamar todo mundo da família, de primo. Eu,  por esta causa, só me dei conta  que não tinha primos de 1o. grau,depois de grande, porque os primos dos meus pais, são os meus primos. Mas, foram 2 primas  minhas, uma de cada lado, que me alertaram , para a minha desprimiação.Eu ainda tenho o agravante de não ter irmã, somente irmãos.Minhas colegas de faculdade sempre me diziam que eu poderia me apaixonar por um primo sem problema... Pela minha cabeça isso nunca passou. Como diria meu pai:- Parente é quem a gente considera. Eu apesar de não ter primos, me sinto acolhida pelos primos de 1o grau do meu pai e da minha mãe.Eu, acho que a minha família é uma família de primeira grandeza, por isso sou privilegiada em 1o. grau. A vida é isso... Cada um com seus problemas, cada um com seus parentes...gente, que se relaciona com gente. Amigo, parente... Ninguém perfeito e nem imperfeito suficiente para não ter um lugar no coração da gente . A vida é agora!! A vida é para ser vivida. Viva a vida !!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

VIDA DE ESTUDANTE...

Vida de estudante ...Quando eu era pequena, estudar era um trabalho braçal. A professora passava os deveres para serem pesquisados com prazo a ser entregue. O trabalho , como a gente chamava, era pesquisado na enciclopédia, depois de ler tudo, se fazia um resumo e aí passava a limpo para depois, transcrever a mão na folha de papel almaço. E não parava aí, tinha que procurar gravuras que ilustrassem o tal.Escrevendo assim, até parece que era fácil. Pensa que cada livro a ser pesquisado era pesado para uma criança franzina, que tinha que ter a mínima ajuda .  Criança não tinha moleza... era isso todo feriado nacional, pesquisa, recorte leitura, resumo , passadas a limpo, transcrição... Ufa!!! Cansa, só de lembrar.A vida  de hoje é muito fácil, é teclar no google e aparece como mágica a pesquisa, cheia de gravuras, filmes e tudo o que se quer saber . Então, é ler ,escrever diferente a mesma coisa ou mudar umas virgulas e pontos , copiar fotos, linkar uns filmes e  o trabalho está pronto, sem muito esforço, sem muita chateação.Ainda bem ,que a informação está cada dia mais acessível, cada vez mais perto da gente.Uma vida corrida, uma vida cheia de estímulos e dificuldades para quem não conheceu  a penosa arte de estudar nas bibliotecas reais. A vida é uma evolução constante ,a gente tem mais que aproveitar.Livro é sempre bom,estudar nunca é demais. Viva a vida!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SOBRE ELEVADOR ...

Sobre elevador ... Coisas acontecem no elevador... Tem gente que só entra neles acompanhada,  desse tipo,conheci um monte . Tem elevador que enguiça com a gente dentro... Já fiquei presa várias vezes e nunca me desesperei , até achei graça , na primeira vez. Quando eu fiquei presa na primeira vez, estava no prédio da minha tia, super atrasada para uma reunião.Ia de escada e resolvi pegar o elevador para andar mais depressa, e ai fiquei mais atrasada ainda, sozinha,me sentei no chão e gargalhei, pensei que essas coisas só aconteciam comigo. Outro dia , fui entrar e o elevador apitou, eu era a pessoa que excedeu ao peso, logo eu, que peso 45 kg. Mas, o mais legal dessa coisa de casos sobre elevador , foi minha sobrinha de 1 ano e meio , na época,pedi que ela e as duas irmas mais velhas uma de 7, outra de 5 anos,chamassem o elevador. A menininha, literalmente chamou na maior tranquilidade, sentada no seu carrinho:- ô levadô !!  A vida é assim , cheia de coisas inusitadas que fazem a gente sair da rotina, fazem a gente ter memorias boas das coisas. Ficar preso num elevador , se a gente não valorizar demais ,pode ser uma lembrança boa, uma hora o levador vai andar de novo e deixar a gente no andar que a gente precisa de ir. A vida é curta demais, o jeito é aproveitar ao máximo. Viva a vida!!

domingo, 14 de setembro de 2014

HOMEM X MÁQUINA


 Toda pessoa traz dentro dela uma bagagem de vida: coisas que aprende, apreende, assimila, durante toda sua existência.Coisas que questiona, reflete, tira conclusões. Essa bagagem também é adquirida através de experiências próprias e de outras pessoas.Todo ser humano armazena informações que durante toda vida carrega em seu cérebro e em seu coração, se considerarmos o último, o lugar em que estão as lembranças mais ternas, sentimentos.Racionalizar é uma atitude peculiar aos seres humanos, seres racionais, que investigam, questionam, diversificam e selecionam suas atitudes e respostas ao mundo em que vivem, universo real.O computador é uma máquina, que funciona como um grande cérebro. Ele armazena dados fornecidos pelo homem, colhe informações em seu universo virtual, informações verdadeiras ou não, de que precisa para auxiliar ao homem. Mas, não tem o poder de definir a veracidade dos dados, a não ser que programado para isso. Por ele mesmo, não questiona, não racionaliza.A relação Homem X Máquina se funde quase completamente quando o homem tenta humanizar a máquina, fazendo dela sua companheira inseparável e  mais fiel.A vida real está cada vez menos atraente, por isso, tenho dó dos professores, palestrantes que concorrem  de forma desleal com a tecnologia. Sou a favor da tecnologia,do que ela pode trazer de bom, de tudo que ela faz , quando usada com sensatez. A vida é agora e a  gente  precisa se relacionar com gente , ainda que o meio para que isso aconteça,  seja a máquina. A gente tem que usar a máquina de forma real. A gente mais do que nunca tem que saber viver Realmente. Viva a vida!! 
 

 




 

sábado, 13 de setembro de 2014

ENTRE O DESCARTÁVEL E O RECICLÁVEL

Entre o descartável e o reciclável...Na era da instantaneidade,em que a gente vive, tudo pode perder a utilidade de uma hora para outra. Então, gente que não gosta de desperdício, inventou de aproveitar o que é inutilizado. Como quem compra o ''lixo'' no jogo do baralho, tem gente que usa o que  foi descartado . Quem inventou o descartável, facilitou a vida porque poupou tempo dos que tinham que arrumar a bagunça,lavar a sujeira.Os ecologistas não gostaram da idéia, porque dizem que o planeta está sendo destruído pela avalanche dos descartáveis jogados na natureza ou em aterros. O fato é que as ideias se cruzam e se separam e a gente fica no meio desse debate. Eu sou a favor dos recicláveis, me poupa muito trabalho e me faz ter tempo para coisas mais importantes, aproveitar o tempo com as pessoas. Sou a favor de reciclar, porque o que se pode aproveitar evita desperdício , economiza dinheiro e ainda salva o planeta, isso é uma coisa muito boa. Não sou radical em nada e se encontrar ideias e argumentos que me convençam, mudo de ideia, repenso , não acho que isso seja vergonha.  . Coisas são coisas... Tem muita gente descartando gente, reciclando sentimentos e memorias de tempos ruins. Gente não deve ser descartada, assim como mágoas e ressentimentos não devem ser reciclados. Talvez, o contrário faça mais sentido: descartar os maus sentimentos e reciclar/ reatar relacionamentos , isso para mim, é reciclar pessoas . A vida é muito curta para que a gente não a curta. Só se vive uma vez. Viva a vida !!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

BOM PROVEITO!!

 Bom proveito !!Proveito é beneficio, ganho, lucro. Quando eu era criança, tinha uma coleguinha que adorava mandar em mim e sempre que eu a contrariava ela "dava de ombros"e dizia em tom ríspido:- Bom proveito!! Não sei como uma pessoa pode desejar uma coisa boa, com tanta zanga, mas, isso era especialidade dessa menina, rsrsr. Talvez, por isso, tenha uma impressão negativa da palavra Proveito, sempre que a uso, ainda ouço o tom ameaçador da lembrança da minha infância. A palavra proveito é uma palavra boa, mesmo que meu cérebro me diga o contrário. Realmente, quero fazer um bom proveito de tudo nesse mundo, isso é, aproveitar ao máximo tudo que a vida me dá. A gente tem que aprender a tirar proveito da vida. A gente tem que aproveitar a vida como se ela fosse fondue de chocolate e vinho  em noite de inverno... Coca - cola geladinha  com coxinha de camarão da Tia Clara(Lanchonete em Belo Horizonte). Como se ela fosse risadinha de criança, cheiro de terra em dia de chuva ,céu estrelado , mergulho no mar, Voo no Ifly, beijo apaixonado. Ter bom proveito, literalmente, sem culpa, sem ameaças, sem negatividade. Ter bom proveito com liberdade para ser quem a gente é. Ter bom proveito, para fazer  acontecer, fazer diferença , sorvendo cada momento, mesmo que não seja doce, porque o amargo também tem sabor.A gente tem que  aproveitar muito. Viver, curtir a vida, ser feliz demais!!! A chance de aproveitar e ter bom proveito é agora...Talvez,  a gente não tenha  uma segunda chance, tem que aproveitar essa , como se fosse a última. Hoje é o tempo de fazer que tudo valha a pena, porque a gente não sabe se haverá  amanhã... A VIDA É NO PRESENTE!! Bom proveito!Hoje e sempre,Viva a Vida !!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MIRABEL, CRUSH, SEQUESTRO E A VOVÓ ..

Mirabel, Crush,Sequestro e Vovó... Nos anos setenta , um sequestro cheio de mistério aterrorizava as famílias, logo, minha família também foi afetada. Era só nisso que se falava . Eu era criança de uns 3/4anos e a minha mãe tinha acabado de ter meu irmão do meio. Minha avó Judith se voluntariou para me levar á escola. Como não tinha merenda, fomos numa padaria e a minha avó , comprou para o meu lanche ,Mirabel e Crush, duas coisas que eu detestava e que se ingerisse , com certeza no meu estomago não ficaria. Minha avó comprou do gosto dela o meu lanche. Eu, por causa do lanche , pedi para voltar para casa, ela não voltou, seguiu comigo rumo ao ponto de ônibus. Uma coisa era certa, eu não queria ofender a minha avó.Então, do alto da minha sabedoria de criança, tive uma ''brilhante'' ideia para conseguir meu intento. Comecei a esgoelar, chorar,  gritar : Socorro ,  esta não é a minha avó,é uma dona que  está fazendo comigo igual ao Carlinhos , estou sendo sequestrada, socorro!! E, o escândalo foi tão grande que a minha avó voltou para casa. Consegui!! Em casa, levei uma bronca, me explicaram que a a minha avó ficou triste por eu a ter renegado, que ela  podia ser presa, porque quem  sequestra , se a policia pegar, vai para cadeia. Fiquei arrasada. Expliquei que eu não queria ofender, magoar a minha avó, só queria voltar porque não gostava de Crush e Mirabel.Com isso, aprendi que na vida, a gente tem que dizer o que sente, explicar direitinho. A gente não pode ter uma atitude que dê a entender, tem que ser direto, pois, do contrário se mete os pés pelas mãos.A gente não perde por ser verdadeiro. A vida é simples, a gente é que complica. Viva a vida!!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

8 OU 80...

8 ou 80... Nunca entendi direito o porque dessa expressão. Talvez, seja porque o 8 lembra o símbolo do infinito ou porque alguém falou e a coisa espalhou, sem sentido nenhum. Tenho mania de buscar os porquês, o sentido das coisas.8 ou 80, quer dizer que algo é extremo, que não tem meio termo. Tento não ser assim, extremista, radical.Acho o meio termo das coisas naturalmente, ou os meios termos me acham. É ou não é verdade  que isso acontece comigo ...Tinha uma vontade de pular de paraquedas, só que a minha sensatez me fazia perder a coragem. Então, um dia, estava eu de férias em Los Angeles, Califórnia, quando me deparei com uma'' traquitana'', um trambolho do bem, uma coisa que mais parecia um teletranportador da Interprise, que dá a sensação de voo, como se a gente estivesse pulando de paraquedas.Nem 8 e nem 80, pulei de paraquedas com  segurança, sem arriscar a vida. Uma experiência que mudou minha vida, que eu nunca vou esquecer, radical,'' só que não'', como dizem os adolescentes. Encontrar o meio termo é saber que há o cinza entre o preto e o branco. Encontrar o meio termo é saber que o meio faz a gente aproveitar a vida de uma maneira mais plena. Encontrar o meio termo é como ficar na areia da praia, comendo camarão, bebendo uma aguinha de coco, ou uma Coca e ter a vista e a possibilidade do mar para gente mergulhar.A vida é bela, boa , se a gente não fica em cima do muro e quando se acha o equilíbrio.O equilíbrio é o eixo e isso nada mais é que a busca denominador comum, do meio termo. Nada na vida tem que ser 8 ou 80, a filosofia dos mais velhos já diz:- nem tanto ao mar ,nem tanto a terra...A vida é para gente viver  ... Viva a vida!!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O TEMPO ANDA PARA FRENTE ...

O tempo anda para frente... Ah...Se eu pudesse eu voltaria no tempo!!Quantas vezes, já ouvi , já disse e já pensei essa frase? Perdi as contas... Certo é que não se pode voltar no tempo. A gente só pensa nisso, porque algo não deu tão certo quanto a gente planejou. A gente só pensa nisso por querer fazer diferente algo que  viveu. A vida é assim, o tempo não para e a gente tem que lidar com a consequencias das nossas escolhas, atitudes e do que acontece que a gente permite  que influencie a gente. O passado já passou, o presente recebe influencias do passado e o futuro também. A gente é fruto do que passou. A gente pode escolher mudar, ainda que seja difícil, que seja um exercício penoso e árduo, se a gente se dispor,consegue, desde que as expectativas não sejam altas, desde que as expectativas sejam condizentes com a realidade.A gente tem que caminhar devagarinho, passo-a-passo, uma coisinha de cada vez.Quem sou eu para dar conselhos ou escrever auto-ajuda? Ninguém!! Escrevo aquilo que vivo/acredito e vivo o que escrevo. Há que se pagar o preço de querer melhorar. Há que se pagar o preço de muitas vezes falhar naquilo que a gente mais batalhou e recaiu. Há que se pagar o preço de se frustrar com a gente mesmo, repetidas vezes. Mas,  também há que se pagar o preço de nunca se entregar,de sempre se levantar , perseverar,na esperança de conquistar a mudança.A vida é para ser vivida!!Vida a vida!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

TRABALHOS MANUAIS...

Trabalho manuais... Tem gente que faz trabalhos manuais e vira arte. Tem gente que chamada os trabalhos manuais de artesanato. E tem gente que estuda na faculdade  para a fazer  da arte do artesanato e dos trabalhos  manuais, sua profissão  e aí ao invés de artesão, ou apenas alguém que faz trabalhos manuais, a pessoa é um  artista plástico.Não me incluo em nenhuma dessas categorias, sou uma pessoa que se esforça para fazer algo com as mãos ,além de cozinhar ,que fique bom. Eu sei combinar as cores,não consigo é usar os pinceis para que saia uma pintura, uma coisa além de manchas coloridas. Tricô, só faço dois pontos., flor de pano, sai até bonita só que não ficam lindas como as da minha tia Marta. Faço comida, faço a culinária, não faço arte culinária, apesar de me esforçar. Com o decorrer da vida fui descobrindo que certas coisas são aprimoradas na prática, no treino. Se eu treinar , praticar posso ter bons resultados. Sei, que nunca serei uma artista plástica, mas... Posso ser uma pessoa que persistiu, conseguiu com o treino,superar dificuldades e fazer algo melhor. Tem sempre algo que a gente faz bem, ainda que não seja um trabalho manual, tem sempre algo em que a gente é bom.Levo essa lição para minha vida, em todas as áreas. Se eu reconhecer o que sou , o que faço bem, o que preciso mudar em mim , posso treinar e melhorar. A vida é para ser vivida e para que a gente aprenda a ser uma pessoa melhor a cada dia. Infelizmente, não é automático,isso  pouparia trabalho e sofrimento. Felizmente, na maioria das vezes, a gente pode melhorar. Tem que querer  demais, tem que pedir ajuda, tem que saber que DEUS , pode fazer milagres, mas, a gente tem que se dispor a trabalhar com afinco para melhorar sempre. A vida está aí,  a gente só precisa saber  viver. Viva a vida!!

domingo, 7 de setembro de 2014

CHUCHU

Chuchu.. Estava num chat de conversação para aprender espanhol e inglês , onde encontrava com gente do mundo inteiro . Encontrei com um chileno que queria aprender português e a gente ficou conversando, eu no meu portunhol e ele no espaguês. Lá pelas tantas, o cara me perguntou o que o significava:- chuchu beleza e pra chuchu.Eu disse que estas expressões estavam muito defasadas e que ninguém falava mais isso. Foi então que ele disse que foi essa aula mais recente que a professora de português dele deu. chuchu beleza é uma coisa legal , uma coisa bonita/boa. E  pra chuchu, significava demais,  muito bom.Falei que hoje me dia, quando a gente compara alguém com chuchu, a gente está dizendo que a pessoa era sem graça,sem brilho. Dadas as devidas ''significancias'', eu perguntei :- E você, sabe o que é chuchu? E admirado ele me perguntou :- Isso existe?Respondi que sim, e que era um legume , aí ele contou que nunca tinha visto um chuchu. Eu busquei a imagem e enviei a ele. E tem gosto de que? Me perguntou o chileno. Gosto de chuchu... eu disse para ele que era um gosto de nada, era parecido com dipirona , sem o amargor. O chuchu rendeu uma boa conversa, ele ficou querendo experimentar, ia ficar na vontade porque no chile não existe chuchu. Querendo ou não, a gente aprendeu, compartilhou culturas. Coisas que a tecnologia nos proporciona. Avida é para isso, para gente trocar conhecimento, informação,interagir com o outro .Aprender no simples, no cotidiano é sempre bom. Avida é um aprender contínuo. O tempo não pára...  O jeito é encarar, enfrentar , seguir em frente, porque a vida vale muuuuito a pena. Viva a vida!!

sábado, 6 de setembro de 2014

LARGAR MÃO...

Largar mão... Tem gente que não consegue largar mão de nada. Tem gente que se apega as coisas mais bobas, como cuidar da vida dos outros. Gente que não larga mão de ser desagradável, de palpitar na vida sem ter autorização. Gente que não larga mão de viver a vida dos outros. Gente que não larga mão de puxar o tapete, de colocar a gente no chão. Sabe de uma coisa?Se não tem jeito dessa atravessar o caminho da gente , o jeito é a gente largar mão dessa gente e seguir a vida. O importante é a gente ser o que a gente é e assumir as nossas decisões, escolhas com as consequencias que elas tem. A gente é que faz a vida da gente.A gente tem que aprender a dar valor ao que é prioridade e largar mão de dar ouvido a quem não quer o nosso bem. A vida é muito curta para que a gente seja menos aquém da nossa capacidade,porque alguém que não valoriza a gente, resolveu infernizar a nossa vida. A vida é para ser vivida. E como dizia a Vozita querida: -A gente é superior a essas coisas!!Das coisas que não fazem bem e tudo que nos faz mal, o melhor é largar mão. Afinal, a vida é agora e só se vive uma vez. Viva a vida!!   

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

BABEL E O PARAISO DAS COMPRAS

Babel e o paraíso das compras... A Origem de todas as línguas está na torre de Babel.  Torre construída na Babilônia pelos descendentes de Noé, com a intenção de eternizar seus nomes.objetivo  era fazê-la tão alta que alcançasse o céu. Isso provocou a ira de Deus que, para castigá-los, confundiu-lhes as línguas e os espalhou por toda a Terra.Pois bem,aqui no Brasil, se há um lugar que por ter gente de todas as línguas do mundo,  pode ser comparada a  Babel,esse lugar é a rua 25 de Março, que fica em São Paulo, Capital.Nessa rua, o comercio impera e por causa dele, gente de todo mundo vem vender seus produtos, geralmente imitação, sem garantia de bom funcionamento. Chineses, coreanos, árabes, judeus e ainda monte de gente que fala línguas estranhas a quem fala o português, inglês, espanhol, línguas comuns. A primeira vez que fui na 25, foi uma emoção enorme, tudo muito maravilhoso.. Acho que ver tanta coisa para comprar com preço barato e tanta gente de povos diferentes, na correria das compras, deu um quê de aventura. A Babel brasileira não é torre, é plana e não foi para ir ao céu que foi construída.Na 25, as línguas se confundem e se fundem no objetivo de vender e comprar. Certamente, quem chega lá, não chega ao céu, mas há quem diga que está no Paraíso.  A Babel brasileira é diferente da outra Babel, porque lá ,mesmo quem não fala português direito, tenta se comunicar e quem não fala as linguas estranhas tenta entender, porque disso depende um bom negócio. Eu,  não sou deslumbrada com compras saia da 25 com alguns embrulhinhos nas mãos,muitas  vezes sai de lá de  mãos vazias, valia o passeio.A vida da gente tem que ter coisas diferentes, tem que ter aventura e aprendizado. A gente para chegar a DEUS, basta conversar com, ELE, invocá-lo, ELE com certeza responde. A voz DELE, se a gente quiser e pedir com fé,a gente ouve. DEUS está sempre com a gente, ainda que a gente não pereba. A vida é muito curta por isso a gente tem que aproveitar ao máximo,descobrindo coisas e lugares novos, visitando paraísos ou apenas, seguindo a vida. A vida vale pelo que a gente a faz valer  Viva a vida!!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PRAIA ...

Praia... No mundo não há lugar mais bonito que a praia. Em qualquer lugar do mundo, uma praia é a visão do paraíso.Os nascidos  no Estado de Minas Gerais, os  Mineiros tem paixão por mar , sol, praia. Sou mineira, portanto, sou ''louca'' por praia. A Primeira vez que eu vi  o mar foi graças ao meu irmão do meio ,  que tinha asma e precisava de um ''ar'' diferente. Engraçado que eu não lembro da emoção de ver o mar pela primeira vez. O que lembro de ir para a praia é da viagem  maluca com a minha família''farofando'' até o Estado do Espírito santo.Íamos , todos apertados, dávamos carona para minha tia . Muitos parentes iam para o mesmo lugar e ficavam em casas diferentes. Não tinha televisão boa em nenhuma das casas. Meu irmão caçula era a alegria do lugar , imitava gente famosa , era muito fofo, ele só tinha 5 anos de idade , sava seu show, toda noite e cobrava cachê em  picolés. Praia sempre é alegria, ainda mais com sol. De manhã cedinho, minha tia acordava num pic de dar inveja a muita gente. Ela ajudava a fazer o café e me tirava da cama para passar pano de chão na casa. Ela trabalhava demais e me fazia trabalhar. Tinha de fazer tudo isso sem responder agressivamente a minha tia. Isso, para poder ir a praia. Eu sempre dizia, vou precisar de férias dessas férias, trabalhava mais do que em casa. Se a minha tia Vininha ia, era sinonimo de serviço. Lembro que meu primo , filho do tio Américo, tinha uma bola colorida, que a gente enchia como balão. Um dia, estávamos todos os primos jogando a bola dentro do mar, eramos em mais de 6. Passaram a bola para mim e nem cheguei a pegar, a bola foi para um lugar mais fundo, minha prima Beatriz, tentou buscar não conseguiu porque a bola ia sendo levada cada vez mais fundo, mais perto do horizonte. O  meu priminho de uns 2 aninhos, me odiou, porque ele ficou sem a bola. Mas, a praia não perdeu seu brilho. Lembro de me jogar no mar e agradecer muito a DEUS , por tudo que ELE criou, principalmente pelo mar. Na areia, a ''farofada'' rolava solta, era milho, sanduíche ,picolé, coco, churrasquinho... Mas, o que eu adoooorava era um risole de camarão. Fazia falta de educação por eles. Acho que a praia que eu lembro da minha infância, é uma  praia muito agitada por ter gente demais, gente querida que se encontrava com a gente e estava ali para se divertir com a gente. A vida é isso, uma praia que a gente escolhe se vai mergulhar ou ficar na areia, de todo jeito , a gente tem que aproveitar a companhia das pessoas que escolhem seguir com a gente.  A vida é feita de gente e a gente é somente agente do bem, de tudo que é verdadeiro, honesto, simples,  de tudo de  melhor. Viva a vida!!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SALA PROIBIDA...

Sala proibida...Na casa da minha bisavó paterna, tinha uma sala proibida.A sala tinha um o chão de tábua corrida num tom mais claro do que dos  outros cômodos , nele tinha tapetes de couro de boi, no formato de boi . As paredes eram brancas. Tinha pufes peludos de couro de boi  branco e preto e branco e marrom avermelhado.Sofás e poltronas brancos com mantas de couro de boi .Também tinham almofadas de penas de galinhas pardas, feitas pela minha bisavó,esmeradamente colocadas no sofá e nas poltronas. Havia um pequeno hall, que ficava antes dessa sala,( de quem vinha da cozinha, não de quem entrava da porta da frente), que tinha uma parede com um quadro de veludo.O quadro de veludo era cheio de detalhes,era em tons marrons avermelhado, uma floresta com alces de todo tamanho, parecia a representação do  incêndio da história do Bambi. Eu ficava horas olhando para o quadro, e o quadro criava vida, eu via o Bambi, e a floresta incandesceste comigo dentro. Ficava naquela sala olhando o quadro até que alguém viesse,me descobrisse, me tirasse de lá com uma bronca. Eu, na época, com 2/3anos,não tinha noção do quanto aquela sala era importante.Era a sala VIP,da casa da minha bisavó  e que nem os adultos ficavam ou iam lá. Era chique demais para ser usada por pessoas da família, só gente especialíssima, eu nunca vi nessa sala ninguém ser recebido e nem nos velórios tanto da minha bisavó e depois do meu bisavô abriram ao público.Muito tempo depois da morte dos meus bisavós, a sala continuou intacta. Eu observando isso, de fora da situação,depois de grande, vi o que uma matriarca faz e a importância da palavra de quem sabe mandar, que  é obedecida até depois de morta.   A sala proibida é a prova do poder e da força de quem se faz respeitar, se faz ouvir de uma mulher de fé e fibra que se faz lembrar depois de quase meio século da sua partida. A vida é muito curta... A gente está aí ,para SER mais do que meras cópias dos nossos ancestrais. A gente está aí, para honrar os antepassados, seguindo os seus  bons exemplos e fazer nosso melhor, dentro do  possível. A vida é para gente fazer valer. Viva a vida!!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

O OVO DE MADEIRA....

O ovo de madeira... Sempre fui  curiosa e interessada, tudo era uma descoberta, quando eu era pequena. A família da mãe do meu pai era cheia de gente. Cheia de gente antiga , cheia de manias e de coisas diferentes. Gente, sui generis, cheia de costumes. Minha avó, tinha um monte de miniaturas de cristais,que  guardava num móvel de vidro, para aguçar  a curiosidade de criança e matar de inveja os adultos. A irmã do meu pai, minha tia,tinha um livrinho de musica sacra pequenininho, que toda vez, que eu mexia nele, pedia  e ela me prometia que ia me dar quando eu crescesse, cresci e nada dela me dar. Mas, além dessas coisas,tinha um ovo de madeira, que a minha avó e minha bisavó tinham, que me atraía demais. Não sei porquê, o ovo de madeira me fascinava tanto.Talvez, fosse pela utilidade do  tal  que não se usava na cozinha, era para costurar meias. Nunca entendi, essa coisa de um ovo,servir para costurar meias, apesar da minha avó sempre me mostrar como ele funcionava. Eu pensava, que para costurar uma meia não precisava de um ovo de madeira, era só ter a linha e a agulha , saber dar uns pontinhos no furo da meia  e tudo se resolvia. Minha avó e a minha bisa, não achavam tão simples assim, usavam o ovo constantemente.Lembrei do ovo de madeira, hoje,sem mais nem menos.  Lembro demais, de coisas que ninguém lembra... Acho que é porque vivo ao máximo, nada para mim é brincadeira, tudo é para valer. Meu tempo é o hoje...me jogo inteira, não faço nada pela metade.  Recordar é uma forma de trazer a existência coisas que fazem parte da história da gente e que não se perde no tempo porque fica guardada na lembrança. A vida é isso... História, lembrança, memória... Tempo resguardado, coisas que só estão vivas porque a gente está vivo. Seja como for, o tempo não para,a vida é agora!! Viva a vida!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

COISAS DO PASSADO ...

Coisas do passado... Acho muita coisa do passado bem mais bonita do que o presente. Tenho , saudosismo de épocas que não vivi. Os carros de antigamente,o design das casas e a elegância das roupas.são tão bonitos... Não sei porque o passado, muitas vezes, me encanta.Talvez, porque enxergo o passado com olhos de novela  , cheio de glamour. A verdade é que a vida presente só existe porque teve um passado. A gente é que constrói o presente e o futuro,tudo que será passado um dia.As coisas do passado fazem parte do que a gente é e são  alegres quando lembram as pessoas que a gente preza. A vida está aí, para que a gente a viva, reverenciando cada dia o passado e tudo que já aconteceu de bom e de ruim. O bom para ser lembrado e o ruim para que não seja repetido. A vida da gente  é agora e a gente só vive uma vez. É preciso saber viver. Viva a vida!!