quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SALA PROIBIDA...

Sala proibida...Na casa da minha bisavó paterna, tinha uma sala proibida.A sala tinha um o chão de tábua corrida num tom mais claro do que dos  outros cômodos , nele tinha tapetes de couro de boi, no formato de boi . As paredes eram brancas. Tinha pufes peludos de couro de boi  branco e preto e branco e marrom avermelhado.Sofás e poltronas brancos com mantas de couro de boi .Também tinham almofadas de penas de galinhas pardas, feitas pela minha bisavó,esmeradamente colocadas no sofá e nas poltronas. Havia um pequeno hall, que ficava antes dessa sala,( de quem vinha da cozinha, não de quem entrava da porta da frente), que tinha uma parede com um quadro de veludo.O quadro de veludo era cheio de detalhes,era em tons marrons avermelhado, uma floresta com alces de todo tamanho, parecia a representação do  incêndio da história do Bambi. Eu ficava horas olhando para o quadro, e o quadro criava vida, eu via o Bambi, e a floresta incandesceste comigo dentro. Ficava naquela sala olhando o quadro até que alguém viesse,me descobrisse, me tirasse de lá com uma bronca. Eu, na época, com 2/3anos,não tinha noção do quanto aquela sala era importante.Era a sala VIP,da casa da minha bisavó  e que nem os adultos ficavam ou iam lá. Era chique demais para ser usada por pessoas da família, só gente especialíssima, eu nunca vi nessa sala ninguém ser recebido e nem nos velórios tanto da minha bisavó e depois do meu bisavô abriram ao público.Muito tempo depois da morte dos meus bisavós, a sala continuou intacta. Eu observando isso, de fora da situação,depois de grande, vi o que uma matriarca faz e a importância da palavra de quem sabe mandar, que  é obedecida até depois de morta.   A sala proibida é a prova do poder e da força de quem se faz respeitar, se faz ouvir de uma mulher de fé e fibra que se faz lembrar depois de quase meio século da sua partida. A vida é muito curta... A gente está aí ,para SER mais do que meras cópias dos nossos ancestrais. A gente está aí, para honrar os antepassados, seguindo os seus  bons exemplos e fazer nosso melhor, dentro do  possível. A vida é para gente fazer valer. Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário