sábado, 31 de maio de 2014

CONFORTO

Conforto...O que é conforto para uns, para outros pode ser luxo , ou nada. Coisas simples me confortam: -Sopa quente em dia frio, sapato largo no pé,roupa que não aperta, prato de arroz com feijão feitinhos na hora. Para muita gente isso é um nada tão grande... Já para outros, é um luxo, porque não tem o básico. Conforto passa pela comida , moradia, cama quente, um remédio que  traga saúde na hora da doença e ter isso tudo sem dívidas. Dívidas tiram o conforto de qualquer um com caracter.Ter uma vida confortável de fato e de verdade é ter paz e o básico  para sobreviver com dignidade. Conheço gente que pode comprar conforto aos montes e não tem paz. Conforto sem paz é somente mimo comprado pelo dinheiro.A paz dá conforto em qualquer ocasião, um conforto que não se compra. A vida da gente precisa das coisas simples, e de paz. Interessante que a  gente tenha que sair da tao falada zona de conforto para que se possa compartilhar com os outros a paz e as coisas simples . A vida só vale quando a gente consegue dividir o  nosso melhor . Viva a vida!!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

TUDO NO SEU DEVIDO LUGAR...

Tudo no seu devido lugar..Bagunça é uma coisa relativa. Um lugar desorganizado não é funcional, atrapalha a vida.Muitas vezes a gente olha um lugar e só enxerga a bagunça, só enxerga o que está superficialmente a  mostra , desarrumado.Não vê que ás vezes , é o melhor que o outro pode fazer, não tem condições de organizar melhor do que está.Não tem armários, não tem lugar para guardar as coisas , por isso as coisas estão fora do ''lugar''. Uma vez minha mãe foi falar com uma orientadora do colégio que eu estudei que meu quarto era muito bagunçado, que meu quarto tinha um monte de coisas fora do lugar, ela não sabia como eu conseguia achar as coisas lá. A orientadora , na maior paciência, disse a minha mãe se eu achava tudo que eu queria lá, era organizado , disse que que quem tinha a cabeça nas letras, muitas vezes não consegue ter a organização no padrão dos outros. Ela disse que eu tinha a minha organização, e o que parecia desorganizado para minha mãe, era hiper organizado para mim. Eu realmente nunca fui organizada nos padrões comuns, normais. Com o tempo, aprendi a ser mais normal, mas sempre acho que deixo  a desejar. A gente precisa ter a humildade, reconhecer os pontos fracos que precisam ser aperfeiçoados,em todas as áreas da nossa vida. A gente tem que prestar a atenção para não colocar as coisas muito arrumadinhas ao redor porque por dentro está tudo fora do lugar.Tomar cuidado para não querer endireitar o mundo , arrumando demais a casa , só porque não consegue arrumar o coração. A vida é agora!!  A gente tem que ter equilíbrio, saber e esforçar para que tudo esteja no lugar que deve estar. E se por algum motivo algo saiu do lugar, do plano que a gente traçou,  não estressar e com calma, reorganizar as coisas. A vida é cheia de imprevistos e improvisar faz parte. A vida é um reorganizar continuo, aprender e aplicar de forma correta o que apreendeu.   A vida não é cartesiana... A vida nao é uma ciência exata. A gente só pode ter esperança de ter , um dia, tudo no seu devido lugar. Afinal, a vida é simples a gente que a complica!!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O TREM DA VIDA ...

O trem da vida ... Qualquer coisa pode ser um trem em Minas Gerais.Se tem uma comida ou qualquer coisa que a gente de Minas gosta, o mineiro logo fala:-Eta, trem bão, sô!Se  esqueceu o nome de algum objeto , é fácil, é só dizer que esqueceu o trem.Se  não sabe o nome da coisa é só apontar para coisa e dizer, esse trem ai ,ou pergunta, como é que chama aquele trem? rsrsr  Existem muitos trens por aí principalmente em Minas . Fato é, que a vida é um trem que a gente entra  e tem que aproveitar a viagem que só acaba quando o trem chega em seu itinerário.Enquanto não chega ao fim da viagem , a gente tem olhar ao redor, ver a paisagem , explorar as companhias, celebrar, chorar ,sentir, rir, ouvir os sons , sorver os sabores, experimentar e aprender. Os rumos,os trilhos que em que a vida passa a gente tem encarar, seguir em frente por mais difícil que o caminho seja.A gente tem que deixar o trem seguir a viagem escolhendo enfrentar o que vier com uma atitude positiva, escolhendo o certo , porque é o certo a ser feito. Seguir mesmo que haja no trem gente que não goste  da gente , que faça da viagem em alguns momentos muito desagradável, mesmo que haja momentos tristes, mesmo quando o animo falta e o cansaço tome conta... A viagem só chega ao fim, quando chega a estação em que  o Maquinista , que é DEUS,chama e diz  ter chegado a vez da gente sair do trem. Isso pode ser a qualquer hora, a viagem por mais que pareça não ter fim , um dia acaba para todo mundo. Tem gente querida que pode saltar do trem antes da gente e por isso a gente tem que aproveitar quem  viaja com a gente . A vida é um trem muito bom, como diriam os mineiros. A vida é agora e viver ao máximo é o mínimo que a gente pode fazer. Viva a vida!!!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PIPOCA

Pipoca... Cheiro de pipoca remete a muitas memórias. Tem gente que acha que tem cheiro de infância, de chuva, casa de avó... Eu acho que tem cheiro de alegria. Cada um tem uma memória com relação a pipocas, o comum é que todas são memórias boas.Não conheço quem não goste de pipoca , e  mesmo quem diz que não vai comer, depois de pronta, perto da vasilha, não resistae coma  pelo menos uma. Cada vez mais, me convenço que a gente é feliz com o simples, com as coisas que trazem a sensação de que um dia a gente curtiu o bom da vida.Uma comida simples, que traz alegria, como muitas outras coisas tão simples,que trazem felicidade , lembram alegria e não tem preço, mas tem valor. Pipoca se equipara á  Margarida,  flor singela,sem  perfume , com valor, que se faz notar, pelas características que tem e as duas são parecidas  até nas cores . A gente tem que sempre lembrar das duas,e pensar  na simplicidade, nas coisas que importam na vida. A gente é que como pipoca de vez em quando dá os nossos'' pulinhos'' diante das dificuldades, porque a vida é como para a margarida , não é um mar de rosas. Mas, o que vale mesmo nessa nossa estadia terrena, são os momentos que a gente vive , que marcam , trazem aprendizado. A vida é agora , e essa é hora da gente se permitir ter qualidade de vida, fazer o bem e fazer bem feito. Hoje é o dia da gente perceber que o simples tem muito encanto, fazer valer o que realmente faz da gente uma pessoa melhor, descomplicadamente  livre ,leve...feliz. Viva a Vida!!

terça-feira, 27 de maio de 2014

UMA QUESTÃO DE ATITUDE

Uma questão de atitude... Atitude é mais que uma decisão, que uma escolha .É uma resolução que se transforma em ato . Toda atitude que a gente toma gera uma consequência, um preço a ser pago. A gente tem que tomar certas atitudes na vida para ela não virar bagunça.Tem gente que faz promessa de mudança e nunca muda por falta de atitude. Comodismo é ausência de atitude . O comodista é um eterno pensador,todo dia ele pensa em tomar uma atitude e não sai do seu conformismo , do que lhe traz conforto.Num mundo globalizado , cheio de desigualdades , onde sempre  a gente tem  que ter um diferencial, se faz necessário que a gente tome a atitude de não se deixar contaminar pela correria da vida, pelo stress e mal humor,não deixar corromper os valores por dinheiro/coisas/pessoas que não valem a pena. É difícil, mas,não é impossível tomar a atitude de fazer bem feito aquilo que tem que ser feito e o certo porque é o certo. A gente tem que tomar a atitude de ser mais livre , mais honesto, mais a gente mesmo para que a vida não seja um fardo. A gente não tem obrigação de agradar ninguém, nem amar do jeito que as pessoas acham que devem ser amadas. A gente tem obrigação de ser verdadeiro, de tratar os outros como gostaria de ser tratado, ser a melhor pessoa possível e dar o máximo de si em tudo que fizer. A escolha do que fazer da vida é a gente que faz.Atitude precisa que a gente dê o primeiro passo, aos poucos as coisas vão mudando, e quando a gente vê, exercitando sempre, a gente consegue uma mudança mais concreta, que acontece dentro da gente e depois ganha forma, se transforma em ato. A vida está aí, a gente tem que encarar, não dá para ficar parado. A vida não espera, hoje a gente pode estar , amanhã a gente já era. O jeito é a gente tomar a atitude de viver plena e intensamente, com responsabilidade, sem deixar de se aventurar. A vida é agora!! Viva a vida!!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

MUITA CALMA... NESSA HORA...

Muita calma nessa hora... Um  casal amigo meu tem um menino de 4/5 anos. O menino faz coisas de criança e é disciplinado com amor. Um dia, o menino não queria ir almoçar na casa de uma pessoa, queria ficar na casa de outro casal amigo para brincar com os filhos deles. Quando ouviu o não  dos pais , o menino emburrou, ficou de cara fechada e estressado fazia malcriações.  O pai chamou o menino para conversar explicou a situação e o menino mostrava sua contrariedade. Nesse instante,  o casal me ofereceu ''carona'', entrei no carro e colocaram o garoto na cadeirinha , do meu lado. O menino com cara fechada,sentado na cadeirinha, devidamente afivelado ao cinto de segurança.O pai calmamente explicava que nem tudo que a gente quer , a gente pode fazer, etc, etc. E lá elas tantas, um pássaro diferente passou por nós. O pai mostrou ao menino e exaltou o cuidado de DEUS, numa calma tao grande , conversando num tom que para quem está com raiva é irritante.  Eu nunca vi um pai reagir assim, com tanta calma.Eu me colocava no lugar da criança , ouvindo o sermão do pai , tão calmo, tão centrado, tão sem envolver com o sentimento negativo, tao equilibrado. O menino viu o pássaro e disse: - Passarinho indiota!!! Xingou o pássaro porque não podia xingar o pai.  Aí o pai , tranquilamente, começou outro sermão dizendo que o passarinho não tinha feito nada ao menino e que idiota não era uma palavra legal , uma palavra bonita para ser dita. E o menino respondeu muito ríspido:- Eu acho ele indiota!!Eu pensei, agora a coisa vai ferver, e isso não aconteceu. O pai de novo na maior calma, disse:- Filho, eu já disse que isso não é legal, assim vou ter que lhe colocar para pensar num lugar para que se você depois de pensar nesse comportamento, se acalme. Eu, que  estava de espectadora, achei aquela cena muito surreal,porque meu amigo não se deixou contaminar pela situação e manteve o equilíbrio. Isso não era teatro, o meu amigo é assim mesmo, calmo, nunca deixa o ambiente influenciá-lo. Esse comportamento é uma lição  de equilíbrio, que é natural nele e para mim é um exercício muuuuuito difícil.Eu queria muito ser assim. Será que isso é o que as pessoas chamam de inveja boa? A vida é muito breve para que a gente perca a cabeça e se irrite por coisas pequenas ,se deixe contaminar, reaja ao que acontece de uma forma negativa. Não adianta se irritar e reagir ao estresse, isso não é bom, porque depois a gente se sente péssimo. A vida é muito curta para que a gente não a curta. Afinal, como diz o meu amigo calmo: -''O que leva dessa vida,é a vida que a se leva.'' A lição do passarinho indiota é que a vida vale a pena e  a gente tem que manter a calma, muita calma toda hora.A vida é agora ,só se vive uma vez!! Sendo assim, o jeito é  ser a gente mesmo, respirar fundo, achar o equilíbrio, não reagir no impulso, irar e não pecar. O jeito  é a gente ser agente da paz.Viva a vida!!

domingo, 25 de maio de 2014

OLHARES

Olhares...O olhar é uma forma de sentir o mundo, a vida. Independe, se a pessoa enxerga ou não. Tenho um amigo que é deficiente visual,  o olhar dele diante da vida é tão colorido , tão cheio de graça que sempre surpreende positivamente as pessoas. Tem gente que enxerga e não sabe olhar.A vida para essas pessoas é como o mundo delas, um lugar cartesiano, sem cor, realisticamente pessimista , em que os outros são intrusos. Então, sendo assim,já que o mundo é um lugar desajeitado e nunca será do jeito que se quer, o jeito que essa gente dá, é  conectar ás coisas, enfiar um fone no ouvido para poder programar o som e não escutar as pessoas e o barulho irritante  da vida fora dos seus  limites. Encaram suas vidas, como um lugar  incômodo, um fardo, um mal necessário. Ninguém faz tudo que quer e gosta,faz o que pode,dentro das possibilidades. Essa gente, não se dá a oportunidade de viver, entra num mundo em que tudo é pesado, olhar a janela é um luxo,o sol é brilhante demais, tudo tem uma critica, uma coisa que não  agrada, tudo tem um ''que''de solidão e de tristeza,tudo cansa, tudo é controle, uma grande obrigação, já que sair da vida para terminar a história, não é uma opção. Há os  que olham o mundo  de um jeito totalmente diferente dos que enxergam e não sabem olhar, que eu citei lá em cima. Essas pessoas tem um olhar mais ativo,cheio de cor , de gente.Para elas,a vida é um lugar em que se improvisa sempre, um lugar que tem seu charme ,seu valor,apesar da realidade ser dura.Gente que se  esforça para olhar e só enxergar,com fome de vida, tece o esse  olhar diante do que existe para viver e luta para não se fechar, se prender dentro de si mesmo. Luta para interagir com as pessoas, com o mundo,de forma integral e verdadeira. Luta,'' todo santo dia', para entender e conviver com a diferença e os diferentes e para ter um pouco do olhar do outro, mesmo que seja cansativo mirar por focos alheios. Acredita que isso importa,  faz sentido, que a vida é multifacetada e um jeito novo de olhar, é sempre válido. A gente tem o poder de olhar em muitas direções,  muitas vezes dá trabalho, requer esforço, muitas vezes é sofrido. Mas, para ter uma visão de cima, a mesma que tem uma águia, tem que se escalar  a montanha, não existe para isso elevador ou escada rolante, é duro, árduo. Uma vez na escalada, no meio do caminho, já dá para olhar em volta e provar o gostinho que recompensa tudo, vale a conquista.O poetinha, Vinícius de Morais, dizia:  ''É melhor ser alegre que ser triste.Alegria é a melhor coisa que existe.É assim como a luz no coração.'' Olhar o mundo com alegria, deixar que a  luz do coração ilumine a nossa forma de olhar tudo,  sem que contamine a razão, faz diferença. A vida está aí trigonometricamente para ser vivida , não para ser sufocada, dentro de um olho só, dentro de uma perspetiva caolha. A vida tem um monte coisas para descobrir , um monte de coisas pequenas que com sensibilidade e maturidade a gente consegue perceber. A vida não é um mar de rosas, um conto de fadas, fantasias, delírios, nada disso. A vida é coisa séria, não é brinquedo, é  real.  A gente escolhe como olhar a vida, a gente decide o jeito de olhar... A gente olha como decide, a gente olha como escolhe...  A gente tem que abrir o olho, afinal de contas, só se vive uma vez e vida tem o olhar que a gente dá. Viva a vida!!

sábado, 24 de maio de 2014

CAFÉ

Café... Na casa da minha avó Clara tinha um pé de café. Engraçado,que quando se é criança, a gente pensa que café é o fruto líquido que dá no bule. Comigo era diferente ,sabia que isso não era verdade, tinha visto o café no pé. Provei do  fruto e não achei que tinha gosto do liquido preto que era servido pelo bule .O fruto pequeno e vermelho maduro , é doce  e sem graça porque  é só isso e não é como a jabuticaba que tem muito sumo.O café para chegar até o bule tem todo um processo, leva muito tempo. O fruto é plantado, colhido, seco ao sol, armazenado,ensacado vendido e aí  vai para ser torrado e moído,  o grão é passado em uma máquinas que o faz virar pó,ensacado de novo e vendido outra vez para o supermercado, o mercadinho, a venda que enche a prateleira  do saquinho com o precioso pó. Então, a gente compra o pó, que é colocado num  filtro de papel ou coador de pano , em que se coloca água e essa mistura  é coada, ás vezes, adoçada nessa hora, outras quando já está na xícara,mas, antes, ele é  colocado num bule ou garrafa térmica e por fim,ás vezes, vai a mesa, servido numa  chávena, para  finalmente ser levado á boca . Chávena? Sim!! Era assim que a minha avó Clara  falava. O café tem cheiro de gente e de saudade. Até quem é bem pequeno, sabe disso.Minhas sobrinhas de 5 e 7 anos , tem conhecimento dessa causa. Eu disse a elas que no dia seguinte seria o aniversário da mãe delas, depois do espanto, a mais nova disse que ia fazer uma surpresa para a mãe. A mais velha disse que seria um belo café da manha, e que ia dizer  para a mãe ficar mais tempo na cama e aí elas iam levar uma numa bandeja para a  cama,uma  xícara bem cheia de café, porque a mãe delas adora café. Café é o que ela mais gosta, disseram. Meu marido , nesse instante perguntou ,quem ia coar o café. Uai, a Sarah(irmã delas de 9 anos) , disse a mais nova. E a Sarah faz café?Perguntei. A Sarah faz e faz bem, uma delícia. Mas, se a Sarah não puder fazer, porque ela deve preparar um pãozinho torrado, meu pai faz e aí todo mundo fica envolvido na surpresa , disse a minha sobrinha de 7 anos. Então, a  gente entra no quarto e diz: surpresa!! Dá um monte de beijinhos, depois dá a bandeja para ela e a nossa mãe vai ficar muuuito feliz, completou a mais nova . Senti uma pontinha de orgulho dessas meninas, porque sabiam que a mãe merecia um descanso , minutos na cama seriam importante. Preocupavam em envolver todos da casa para  dar uma dose daquilo que faria a mãe feliz , mesmo que tivessem de acordar mais cedo e ter um trabalho extra, antes da escola. A vida é feita de momentos e são momentos como esse que fazem a vida valer . Como  diria a minha outra avó, a vó Judith:-''Quem não vive para servir,não serve para viver.'' A gente pode fazer da vida uma xícara bem grande de amor, de vida de tudo de melhor. Servir faz  bem e o  trabalho que  dá,  compensa. A vida é muito curta para que a gente não a curta. A vida é bela , simples e só nos resta não enfeiar e complicar essa efémera existência.Cabe a nós, fazer que todo dia seja bom ao aproveitar cada coisinha que acontece de bom e de ruim,fazer da vida uma descoberta,ter uma atitude positiva, bom humor e se permitir ter uma sensação boa com as surpresas que a vida reserva. Viver de fato e de verdade e  se dar o direito de se  surpreender com a vida , esse  show infinito, espetáculo que não pode parar.  A vida é agora!! Viva a vida!! ,

sexta-feira, 23 de maio de 2014

HAJA PACIENCIA!!

Haja paciência!!!Ônibus cheio, final de tarde, gente disputando um lugar ... Gente feito sardinha em lata, assentados ou em pé , respirando o mesmo ar, quase desafiando as leis da física. Quem nunca tomou ônibus que vai para o bairro no começo da noite, não tem noção do que seja a mistura de cheiros, perfume, suor,pastel, pão... Se não bastasse tudo isso, um menino mimado e mal criado gritando, chorando na maior altura com a mamãe tentando fazer todas as vontades dele, falando , conversando num volume muito decibéis a cima do normal. Coisa que a gente só sabe quando vê uma birra clássica e a fraqueza da mãe. Como diria minha avó: ''Costume de casa vai á rua''.O menino fazia manha, a atitude da mãe era como um incentivo para a malcriação acontecer. Nessa altura dos acontecimentos, a gente já sabia que o garoto tinha chupeta, o nome do menino, que a chupeta preferida tinha caído no chão, que o menino queria a chupeta suja, que ele queria , como todos nós no ônibus , descer. Seguia a birra e a mãe fazendo papel de idiota, até que chegou a hora dela descer e ela solta  o menino de 2 anos e meio , no máximo,  que aos gritos desceu as escadas do veiculo, enquanto a mãe tentava em vão carregar mochila, sacola, um monte de tralhas.Na rua,o menino desvincilhado da mãe ,saiu correndo para a traseira do ônibus e quase foi atropelado. Fiquei pensando como um serzinho tao pequeno pode fazer tanto rebuliço?! O que será que passa na cabeça dessa mãe para dar tanta trela para o birrento e depois soltar do filho e arriscar a vida dele? Sinceramente , não sei. Tomara DEUS, que o garoto quando ficar maior tenha consciência das coisas e não bata na mãe, vire uma pessoa legal, acho difícil, já que para ele ,não existe mais ninguém no mundo , somente ele. Com isso tudo aprendi que eu tenho muuuita paciência, porque não intervi na situação que durou mais de 30 minutos, pareceu uma eternidade , naquele ônibus preso no engarrafamento. A vida é agora, a gente não precisa reagir ás circunstancias, ao ambiente , ao humor alheio. A gente precisa ter controle das nossas emoções e manter o equilíbrio, deixar rolar o que a gente ano pode mudar, ter   um espírito mais depreendido e bem humorado, assim, a gente pode ter uma atitude de aproveitar cada momento, sorvendo a vida como sorvete de casquinha em dia de calor. A vida urge... Viva a vida !!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

CLIMA NO CORAÇÃO

Clima no coração ...O dia lá fora já ia alto, frio, cinzento e ameaçava chover. Dentro da casa, estava quente , claro e exalava um cheiro de comida feita na hora. Na janela, pequenas gotículas mostravam que a chuva ia ser daquelas chatinhas que chuviscam, chuviscam. Já teve dias, que o clima contagiava o coração, mas esse dia, o coração decidiu que ia contagiar o clima e assim o fez. Quem é mineiro sabe bem  o que é, um dia chuvoso , quando se vai a praia, é um dia perdido, e assim era para nós, um dia que ia se  perder, mas, a gente se recusava a isso. A gente era criança , tínhamos viajado 8 horas num carro apertado, dormimos, sonhamos com o mar , agora o dia amanheceu e praia estava lá e a gente ia á praia, mesmo que chovesse canivete.Chovia fino  e o céu não ia derreter, mesmo o friozinho não ia deter a mineirada doida por praia. Fomos á praia, destemidos mineiros, inconfidentes do tempo e do clima, lá desenhamos um ''big'' sol na areia para chamar o  dito cujo que teimava em não aparecer. Não sei bem o porquê , parece que deu certo. A chuvinha fina parou e apareceu um sol tímido, que não esquentava, mas, estava lá, não tao firme e nem tao forte quanto a mineirada desejava,mas antes, ele do que a chuva. Acho que DEUS teve dó da gente, ou quem sabe não aguentava tanto pedido inútil no ouvido. Prefiro pensar que ELE resolveu nos dar um presente. Deu para curtir a praia, mineiro entra no mar mesmo chovendo, não pode perder praia por nada. Aliás, a água do mar de Guarapari fica quente quando chove ... Eta água gelada,sô!Estar perto do mar é festa para quem só tem montanha para contar história. Lição que eu tiro disso? O clima está dentro da gente, mesmo que tudo esteja cinza e triste , nada pode segurar a gente se a gente deixar o sol brilhar no coração, ele até contagia , ilumina ao redor e o milagre acontece. Se a  a gente quiser pode ser feliz e grato em qualquer circunstancia. A vida vale a pena.. Viva a vida!!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

RELACIOAMENTOS E CONTOS DE FADAS..

Relacionamentos e contos de fadas... Tem muita mulher, muita moça por aí que vive querendo que a vida seja conto de fadas. Querem que os homens sejam príncipes ,que eles não sejam o que são.Tudo bem, que e bom ser bem tratada, mas, homem é homem, príncipe nem o da Inglaterra tratou a mulher direito. Tirando o conto de fadas,os príncipes  dos poucos reinos que existem no mundo, são todos humanos, inclusive não existe princesa perfeitinha. Contos de fadas existem na imaginação,na fantasia, na vida real, é diferente.Muitos relacionamentos não dão certo , porque um humano não entende o outro. Enquanto o homem quer uma mulher, a mulher quer um príncipe perfeito, um adivinho , um gênio que faça todas as vontades. Já ouvi muita reclamação, que mesmo as mais maduras querem um homem de contos de fadas. Aliás, tem muito homem por aí que acha que a mulher tem ajuda das fadas, talvez, seja por isso que ele não ajude em casa. A vida é real, a vida não é conto de fadas ,ela é dura, é corrida, e muitas vezes a gente se perde nessa realidade toda, isso a gente sabe... Certo é que um pouco de romance , um pouco de atenção especial e mimos , sempre faz a vida melhorzinha. O que é mais forte, que conto de fadas,(depois de DEUS na vida), para qualquer relacionamento dar certo , é o respeito, e dentro do respeito dialogar, estipular acordos , na paz, afinal, o combinado, não sai caro nem barato.  A vida é curta demais e a gente precisa de viver bem , na paz, com todo respeito e dentro da mais verdadeira realidade...Na vida não tem passe de mágica, por mais que não seja perfeita, ainda tem chance de melhorar,viver só vale se a gente encarar, se for de verdade, real. Viva a vida!!

terça-feira, 20 de maio de 2014

CONSELHOS, A GRAÇA DE SER DE GRAÇA...

Conselhos, a graça de ser de graça... Não existe uma receitinha para que tudo  na vida seja um mar de rosas. A gente sabe o que dá resultado, mas quer sempre o caminho das pedras, algo que facilite , que nos dê uma vantagem . A gente sabe que para ter um bom resultado na vida precisa de DEUS, Trabalho, honestidade e agir com os outros do jeito que quer ser tratado. Coisas básicas , que não fazem ninguém mais rico, mas certamente, deixa a gente mais nobre. Pedir ajuda é bom, assim como receber um conselho de gente que sabe das coisas, que já viveu mais ou que já tenha conhecimento da causa. Receber conselhos é bom , mesmo quando não vale de nada, porque dá a gente a visão do outro, uma visão diferente da que a gente tem e uma opção a mais para escolher, talvez, por isso os conselhos sejam de graça, para que a gente saiba o valor e não preço que eles tem. A bíblia diz que na multidão de conselhos ,há sabedoria. A decisão do que fazer da nossa vida, não está nos conselhos, está no que a gente decide fazer com eles, o poder de usar da sabedoria, escolher  o que fazer está nas nossas mãos. A vida é muito curta, a gente tem que aproveitar cada momento e aprender com eles, tem que viver plena e intensamente , fazer da vida o mais agradável possível, buscar os objetivos , sem esquecer de  ser feliz com o que tem. A vida é agora e só de vive uma vez. Viva a vida!!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

INSTINTO ANIMAL

Instinto animal...  Fui á um restaurante , em que do lado de fora , há um espaço verde, lago,  gato, galinhas da angola e um galo. O  galo é branco de crista vermelha, porte pequeno, mas , acha que o espaço é dele. Então, ataca quem entra no terreno , bica , gruda nas roupas e não tem noção de que é pequeno, ele apenas ataca para defender seu território. Animais agem por instinto , eles não raciocinam , não ponderam , atendem á sua natureza, não são civilizados, podem ser domesticados. Uma vez domesticado, pode adquirir um comportamento mais social, mais fácil para os humanos lidarem , porém , continuam animais, e na oportunidade que tiverem vão agir como a sua natureza, seu instinto. Se eles se sentirem acuados, vão atacar, se sentirem ameaçados vão reagir. Tem gente que é assim , age por instinto, deixa seu lado mais selvagem , mais animal sobressair, estão sempre na defensiva, estão sempre atacando, agredindo. Para essas pessoas , o mundo é um lugar onde se tem que marcar território toda hora e com essa  atitude vão amargando a vida. Essas pessoas na primeira oportunidade, deixam sua a marca, reagem como animais, perdem o controle, ficam selvagens, deixam de ser civilizados, não vêem nada além do que elas acham que merecem o ataque, estouram por qualquer coisinha.Errar faz parte da natureza humana, não tem ninguém perfeito. A gente é animal, mas o instinto animal está ou deveria estar sob controle, para se viver bem em sociedade. Acho que a gente pode controlar as emoções , principalmente as negativas, porque a gente tem raciocínio, e pode fazer uso  dele para ter equilíbrio.A vida é muito curta para que a gente esteja sempre na defensiva, sempre com os nervos á flor da pele. A gente tem que ser agente do bem  e não levar as coisas sempre a ferro e fogo. Há regra que vale no  jogo , nos negócios,  no mercado de trabalho e que na vida a gente tem que pensar bem, antes de usar porque nem sempre a melhor defesa é o ataque. Na vida, a melhor defesa é não atacar , a melhor coisa é ter o coração á larga, a consciência limpa e um espirito desprevenido, sempre esperar o melhor das pessoas, promover a paz , ser agente de tudo que seja bom.A vida é muito curta para que a gente não  a curta. A gente tem que lutar com a  gente mesmo,todo dia , para nao dar vazao ao instinto animal,ser equilibrado, aproveitar o tempo, aproveitar tudo, e ser cada vez mais gente . Viva a vida!!

domingo, 18 de maio de 2014

MEMÓRIAS PÓSTUMAS....

Memorias póstumas... Quando resolvi que ia morrer, resolvi que ia me esforçar para isso, porque fazia parte da minha resolução de vida, porque fazia parte do ciclo da vida e da minha evolução como ser humano. A morte foi para o que as pessoas pensavam de mim e ás criticas que faziam sempre, a culpa que isso me trazia e peso que eu carregava por isso. Morrer para as ofensas, morrer para tudo que me colocava para baixo foi dolorido e trabalhoso. Morrer para as coisas tão ruins que afligem a gente parece fácil, mas,não é. Morrer, me fez sentir egoísta no começo, porque eu nunca tinha me permitido , viver sem dar um hipervalor para o que as pessoas me faziam, nunca tinha me permitido pensar em mim como gente com tanta certeza, que nada do que fizerem pode abalar quem eu sou .Morri e descobri que a vida é mais leve, quando a gente não pega o peso das palavras, das atitudes dos outros e coloca em cima da gente, só porque o outro acha que tem o direito de vomitar tudo, despejar o lixo da alma ou fazer da gente saco de pancada e para-raio do mundo. Morri,confesso, que só por DEUS consigo fazer isso, ressuscitar para uma vida cheia de leveza e liberdade. Morri, mas sou humana, de vez em quando, passa na minha cabeça a nuvem negra de um comentário, só que não fica ali, não fermenta, não faz mal, chove ,como chuva de verão ,que passa .antes da tempestade feita. Descobri, que morrer é bom e há vida depois da morte. Estou feliz... Estou livre... vale a pena , morrer um pouquinho por dia,  é saudável demais , faz muito bem e depois que aprendi isso, morro todo dia, vivo de verdade,ressuscito para vida que importa e vale a pena . Viva a vida !!

sábado, 17 de maio de 2014

SILÊNCIO...

Silêncio... O que é o silencio? No dicionário é ausência de ruído , de som; pausa prolongada na Música,calar-se. Eu  e o silêncio, tempos atrás, brigamos. Então para que ele não viesse eu me tornava mais verborrágica do que sou, falava, falava, cansava qualquer ouvido. Hoje eu e ele, fizemos as pazes, convivemos bem um com outro. Sei, como usar o silêncio ao meu favor, e quando eu me calo, o meu silêncio é gritante, porque é raro e ensurdecedor. Meu silêncio é muito significativo, porque  as pessoas esperam sempre que eu fale , que eu faça barulho . Silencio é algo que a gente tem que prezar, num  mundo cheio de barulhos, cheio de sons , cheio de poluição sonora.O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebate,  a atitude mais sábia, muitas vezes, dependendo da situação, é silenciar para evitar consequencias desagradáveis.  Tudo tem seu tempo, tem um tempo de ficar quieto, em silêncio. Tempo para curtir a pausa na musica da vida. A vida é muito curta ,o silêncio faz parte da vida, por isso , a gente precisa que ele  exerça sua força , que ele seja usado com sabedoria para que haja equilíbrio , a vida tenha o som e a gente ouça o coração, e a voz do bem. A vida pode ser celebrada no silencio. Viva Vida!!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

QUERENCIAS...

Querencias... Para variar, eu queria ser um monte de coisas. Queria ser sempre centrada,dessas pessoas que nunca saem do eixo, que não fazem nada de errado. Queria ser sempre que eu quisesse teletransportada para lugares lindos , lugares do sol , onde só  eu  soubesse ir e só eu pudesse teletransportar as pessoas boazinhas como eu. Queria ser a boazinha das boazinhas, tentei isso até não aguentar. De todas as minhas querencias eu queria não ter a dura  noção de que nada dessas coisas acontecem, e que a perfeição não existe. E se existisse para que DEUS precisava de existir? Cada dia mais , eu percebo que as querencias que eu tanto desejo é um monte de coisas inúteis, um monte de coisas que de nada me acrescentariam. Porque a gente precisa dessa ambiguidade, desse dilema que faz a gente aprender que tem sempre algo que  merece ser melhorado. E que toda a minha querencia não passa da falta de sabedoria humana, que a gente só tem o que tem se passar pelo não ter nada daquilo que a gente quer e saber que mesmo assim tem muito mais do que precisa ter .  O jeito é aceitar a minha condiçao humana, falha que pode ser melhorada por DEUS.Sou pela vida , acho que ela vale demais , não sou como Carlos Drummond, que achava a vida besta, sou mais Gonzaguinha que fica com a sabedoria das crianças que acha a vida bonita sempre , mesmo que nada das querencias da gente aconteça... Ainda bem, se não como a vida seria sem emoção , tudo sempre igual, sem sonho , sem sal ... sem graça!! A vida é bela, e simples , a gente que não sabe ver direitinho e complica demais. Viver é bom ...  Viva a vida !!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O BOM DE PERSEVERAR

O bom de perseverar... Eu levei um bom tempo para tricotar um cachecol e um gorro. Levei tempo demais porque no meio do projeto quebrei o úmero e não dava para terminar. Adiei o projeto porque teve toda uma recuperação. Depois que sarei , me recuperei, peguei de novo  o projeto, só que estava tudo mais difícil porque parei no meio do caminho. Morosamente o tricô não andava, parece que encolhia ao invés de crescer. Um dia, peguei o projeto e cansada de tanta demora, fui tricotando, tricotando, até o fim, terminei , finalmente .Foi ótimo ver o trabalho pronto, olhar tudo feito e bem feito. Valeu demais ter persistido,perseverado!! Persistir no que é bom, é uma boa perspetiva. A gente tem que terminar o que começou, ainda que haja impedimentos no meio do percurso. A vida é muito curta e é boa demais para que a gente desperdice tempo naquilo que a gente não acredita, naquilo que não importa. É  preciso viver e aprender com tudo na vida, ver no fim, um começo...É preciso saber viver!!  Viva a vida !!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

ENCAIXOTAR

Encaixotar...Ás vezes, tenho a impressão que tem gente que acha que os outros tem que ser colocados em caixas que elas criam. Essa gente, acha que dita regras para a vida dos outros e quando as pessoas não cabem na caixinha delas, elas se estressam e cobram que as pessoas sejam contorcionistas para entrar nos padrões deles. Tem gente que se contorce todo e entra na caixinha, outros sofrem por não se encaixar e ficam tentando em vão. Posso falar de cátedra, nunca entrei numa caixa porque nunca quis.Nunca deixei que ditassem o que eu deveria ser. Não digo que não se sofre com isso , porque não ser aceita é sofrido e sofrível. Mas, nada paga o prazer de ser livre e dono da situação da própria vida.Na vida,tudo é uma questão de escolha,  a gente que decide o que fazer da vida.A gente pode não se deixar levar por coisas padronizadas, só a gente tem o poder de não seguir as imposições e as convenções desnecessárias, e  pode encaixotar tudo isso e jogar no lixo, jogar fora da nossa vida e viver em paz. A vida é muito curta, por isso, a gente tem que viver pelo que importa e se importar com que tem valor de verdade. A vida vale mais que  tudo. A gente tem mais que ser feliz com o que é, com o que tem , com o que pode ser. Viva a vida!!

terça-feira, 13 de maio de 2014

ESCONDE -ESCONDE

Esconde-esconde... Brincadeiras infantis são lembranças que acompanham a gente durante a vida. Esconder e achar consumiam muito tempo nas infâncias de antigamente. As crianças tinham tempo para  procurar , já que não tinham games e tanta coisa para fazer como as de hoje. Fico pensando que tem um monte de gente que até hoje brinca de esconde -esconde com os seus sentimentos e por isso não consegue se achar na vida. Gente que não sabe que realmente, gente que procura encontrar a alma perdida em algum lugar do passado. Gente que não consegue se definir por não saber onde e como se perdeu.Gente confusa que confunde a gente com suas indefinições , com sua incoerência. Gente , que a gente tem que tentar compreender se quiser conviver em paz no mundo.Com o tempo  a gente descobre que cresceu ,que o tempo não para , que tudo é muito urgente. A gente tem que encarar a vida e mostrar a que veio, esconde-esconde é coisa de criança. A vida está ai, convidando a gente para cair na real e ser o melhor que a gente puder. A gente só vive uma vez, só nos resta viver . A vida é agora!! 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

MEMÓRIA GENÉTICA..

Memória genética ... Ouvi uma história sobre meu avô paterno, que ele gostava de uma música caipira que se chama Filho adotivo por se identificar com a letra dela. Ouvi a musica um monte de vezes e a acha tocante bonita,nada que merecesse destaque para mim. Um dia, estava eu na rodoviária do Tietê em SP, esperando dar a hora de embarcar, passei em frente a uma lojinha no terminal mesmo e a música tocou. Sei lá porque, eu tive uma coisa, acho que surtei, talvez por estar longe de casa, ouvia música e comecei a chorar, desabei. Chorava e as pessoas se perturbavam ao me ver , e para disfarçar a ''sem graceza'' comecei a rir. Ria de nervoso, ria de mim  , por ser tao tonta de chorar por uma música , ria e chorava ao mesmo tempo, me sentia uma doidivanas sem controle das própria s emoções. Lembrei da minha avó contando do meu avô, lembrei do meu avô, lembrei que eles não estavam mais na terra e as comportas dos meu olhos ficavam cada vez mais abertas. Num instante, era como se tivesse vivido tudo e mais um pouco das vidas deles.Depois do susto e do surto, suspirei, sobrevivi a tanta coisa em poucos minutos. Descobri que tenho que deixar fluir o que vem assim,para que haja  continuidade daquilo que a gente é. Acredito que a gente tem memoria genética e que o cérebro tem o poder de num instante reviver o que a gente nunca viveu mas que quando a gente foi feito a memoria foi repassada. O que a gente precisa ter cuidado é para não reviver tanto o passado ao ponto de que ele interfira no presente. Memórias fazem parte da vida, precisam ser preservadas para o bem , para contar um história, um momento, não para serem motivo de atraso, entrave. Memórias são boas para a vida seja lembrada, celebrada, aprendida e siga seu rumo, siga seu ciclo. A vida é agora!! Bom é escolher ser feliz, porque  tempo não para e a vida continua sempre. Viva a vida !!

domingo, 11 de maio de 2014

ASSUMIR

Assumir...Tem uma hora na vida que a gente tem que se assumir ou sumir de vez. Acho que desde pequena sou assim assumida. Para assumir , a gente precisa saber o que é, não pode se importar com a opinião dos outros que não importam.  A gente precisa bancar as escolhas ainda que essas não sejam as melhores do mundo e ainda que isso seja tao parte do que se é que machuque um pouco, pelas pedras que a gente recebe. Ninguém é perfeito, por mais que as pessoas cobrem isso da gente. Assumir requer ter responsabilidades do caminho que se escolheu para ir, muitas vezes é difícil, mas é o que a gente tem que andar, não há nada que seja somente facilidades na vida. Assumir é não medir esforços para fazer o que tem de ser feito , o certo pelo certo , o que se acredita,o que é verdadeiro e bom. Assumir é não precisar de máscaras.é poder olhar no olho, andar por aí mostrando a cara, consciência limpa, coração aberto. Assumir é poder com tudo que isso tem, prós e contras, consequencias , ser livre, ainda que para isso a gente sangre, chore, a gente é o que é, conhece o sabor desta conquista, sabe que a  esperança, o sorriso e a satisfação vem,isso faz toda a diferença. Assumir é saber a dor e a delicia de ser intensa e plenamente, vivo.Viva a vida !!!

sábado, 10 de maio de 2014

IDEIAS E IDEAIS ...

Ideias e ideais... A gente é sempre levado a ter ideias. Ideias para fazer a vida da gente melhor ou mesmo sem ter um motivo , a ideia vem. Eu sempre fui uma pessoa de muitas ideias e muitas vezes as ideias não passam de ideais que somente aconteceriam num mundo perfeito. O mundo não é perfeito, muitas ideias não podem se realizar, simplesmente porque não dá para sair da cabeça,é apenas um sonho, uma quimera, uma fantasia . Por exemplo eu tenho uma ideia de me teletransportar pelo computador. Seria muito bom , se eu pudesse fazer isso. Descrever  isso já é um pouco bobo, mas eu gosto de pensar que isso pouparia muito tempo, dinheiro.Quem sabe num mundo muito distante, isso até aconteça, mas não no de agora. A gente só pensa no lado bom , já pensou se alguém se tele transporta para casa da gente e aí começa a roubar e teletransportar as coisas para casa dele? Pensando bem, minha ideia não é tao boa assim, na prática. Aliás, na prática , a teoria é outra coisa. A gente não pode deixar de pensar, de ter ideias, antes de colocar em prática, a gente precisa de ponderar, ainda que ela seja boa, pode não ser a hora e nem o lugar de executar. Por outro lado, a gente tem que  ter ideias para tornar a vida mais saudável , agradável, ter lazer ,ser mais divertido, tem que dar vazão ao nosso lado mais ameno  e colocar  em prática as ideias que façam da vida mais leve. A gente tem que valorizar cada momento , porque a gente não  tem controle de nada e  a vida é muito curta!! O jeito é  ser mais verdadeiro e acreditar sempre ,ter ideias e defender os ideais, porque  a vida é o que a gente escolhe ser.  Viva a vida!! 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

UMA QUESTÃO DE VISÃO E GOSTO

Uma questão de visão e gosto...Tudo depende de como a gente vê as coisas , existem várias versões de um só fato, existe várias versões de uma coisa. Cada pessoa escolhe como vai ver as coisas. Tem gente que só consegue ver o lado ruim , vai amargando a vida. Tem gente que vê coisa boa onde há um montão de coisa ruim. Tem gente que implica com a cigarra, e o barulho que ela faz. Tem gente que acha irritante o barulho que o pernilongo faz. Tem gente que acha ópera estressante, acha que é um barulho insuportável, musica clássica. Tem gosto para tudo nesse mundo. E tem mundo para todos os gostos. A gente tem que achar um jeito de ver as coisas com positividade, ver mais  vida  na vida, respeitando os gostos , as diferenças. Afinal, desde que o mundo é mundo, o que  é barulho para uns é musica para outros e a gente está aí para conviver do jeito que dá. A gente tem que lembrar que a liberdade da gente termina onde a do outro começa. A vida é urgente , é agora, é passageira e essa é a nossa vez de ver a beleza da vida , sentir o gosto que a vida tem e aproveitar demais, porque só a gente  pode fazer valer a nossa vida . Viva a vida!!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

JUDIANDO ...

Judiando... Sempre tive admiração pelo povo judeu, nunca escondi isso de ninguém. Trabalhei com uma moça judia e ficava perguntando a ela como era ser tão especial. Ela me respondia sempre que era chato ser judeu, porque judeu não comemora as coisas como as outras pessoas. Ela dizia que era Brasileira, só que na casa dela não comemorava o natal, o carnaval e a páscoa não tinha CRISTO. Páscoa sem sexta-feira da paixão, sem domingo de pascoa. Ela queria viver a alegria das festas ''pagãs'' que ''todo mundo'' tinha , menos ela. Um dia, a moça me convidou para ir á casa dela, lá, conheci uma senhorinha, a avozinha da moça. Criaturinha mais doce, que me contou um monte de coisas,e eu perguntei se ela era nascida em Israel e ela disse que sim . Quase morri de tanta emoção.  A senhorinha ficou perplexa ao ver que eu valorizava a cultura dela  e que me esforçava para aprender mais . Choramos, eu de alegria , ela, de alegria e tristeza. A tristeza era porque a cultura dela ia morrer com ela , ninguém  da família estava disposto a levar adiante a tradição judaica, todos achavam idiotice fazer isso. Deu a minha hora, e a senhorinha ,me disse que eu  tinha feito uma pessoa feliz e que ela ia viver os dias restantes mais feliz com a alegria que tinha dado para ela. Depois,me abençoou dizendo que eu fizesse um bom casamento e que o homem que se casasse comigo fosse para sempre e sempre, um homem integro, de respeito,bom mantenedor, que me amasse e me  fizesse feliz. Agradeci, recebi a benção literalmente, me casei com o homem que a senhora me desejou. A vida da gente é assim, nos reserva coisas, que nos emocionam, pessoas que entram na vida da gente uma vez e ficam para sempre dentro do coração. A gente tem que aprender a valorizar e a celebrar cada momento , porque não há ninguém que seja eterno .A vida é sempre agora. Viva a vida!!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O MAR ...

O mar... O mar fascina e amedronta. O mar faz a gente se sentir tão pequeno, tão impotente, tão humano. Eu e o mar temos um acordo, eu não o enfrento e ele não me enfrenta. Já tive um biquíni levado e devolvido , por ter sido engolida por uma onda,num dia em que o mar não estava nem para peixe. Fiquei com raiva dele por muitos anos, desenvolvi uma alergia a agua do mar, até o dia em que mergulhei pela primeira vez e aí fiz as pazes com ele. Mergulhar é um voo dentro d'água. Mergulhar faz bem ao corpo , a alma, relaxa, descansa , desestressa. Um mergulho revigora, renova, acalma. Já dizia Doryval Caymmi, que quando o mar quebra na praia é bonito, é bonito. Acho que o mar é um céu mais perto, as espumas das ondas são como as nuvens. A gente tem que ser como  mar que se dá o direito  ser bravo, tempestuoso, sem tirar o direito de ser manso e sereno. Ele apenas co-existe na natureza, é imensidão e é leveza. O mar é o que é, um mundo inteiro a descobrir. A beleza da vida está contida no mar ...A gente tem que aprender a ser como o mar, que sempre flui vida, afinal de contas, a gente tem que viver plenamente, porque a vida é  uma só  e a gente só vive uma vez. Viva a vida!!

terça-feira, 6 de maio de 2014

VERDADE...

Verdade.. A gente tem que jogar limpo com tudo. A verdade é a melhor pedida sempre. Dizem que quem fala a verdade não merece castigo. Gosto da verdade porque ela esclarece, por mais crua e doída que ela seja, é a realidade e fica mais fácil enfrentar a vida. Tem gente que desafia as pessoas no jogo da verdade , mas, a verdade não dá para ser parte de um jogo, porque toda verdade dita ,gera uma reação. Como tudo na vida tem consequencias a verdade também tem. A vida e muito curta para que a gente não viva de verdade e não viva a verdade da vida. A verdade tem o poder de deixar a gente livre. A verdade liberta!! A verdade destranca a alma. A vida  da gente merece ser mais  verdadeira ... A vida é agora e a gente só tem essa chance de viver . Viva a vida!!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

VISÃO DE CRIANÇA...

Visão de Criança ...Certa vez, entrei numa disputa com um menino de 4/5 anos , sobre a arma maior . Ele falava um tamanho de alguma coisa e eu falava uma coisa maior, lá pelas tanta saí com essa minha arma é do tamanho do infinito. O menino me olhou intrigado , ficou quieto por uns momentos  e entãoo menino me disse:- Minha arma é do tamanho de DEUS  e ELE é maior que o infinito. Eu disse que ele tinha vencido e minha surpresa foi enorme , já que o menino era filho de um ateu declarado. As vezes, na vida, as lições vem de quem menos se espera, um menino, filho de ateu, ter noção da grandeza de DEUS. A gente tem que ser aberto a aprender com o cotidiano, no simples. A gente tem que ver no que acontece algo positivo ou a gente é engolido por tudo, A gente tem o poder de decidir o que quer fazer da vida. A gente tem que ser aberto para ver a vida com mais cor e brilho. A gente tem que aprender  todo dia , a ver a vida com olhos de criança. A vida vale a pena!! Viva a vida!!

domingo, 4 de maio de 2014

CUIDADO

Cuidado... Tudo que tem vida inspira cuidado. Muitas vezes ,a gente por falta de cuidado se dá mal, se machuca. Cuidado nunca é demais. A gente tem que ter cuidado para não magoar e não ser magoado. A gente tem que ter cuidado para não julgar e não ser julgado. A gente tem que ter cuidado para não transformar a convivência numa coisa super desagradável. A gente tem que viver com o cuidado para não deixar que as coisas que importam passem desapercebidas. A vida é muito urgente e a gente tem que ter  cuidado para não deixar de viver bem e aproveitar os bons momentos. Afinal de contas, só se vive uma vez. Viva a vida!!

sábado, 3 de maio de 2014

CONFIANÇA

Confiança .... . Confiança é  como um vidro , é frágil e uma vez quebrado, não tem como ser perfeito outra vez. Bendito é quem consegue recuperar e manter  a confiança. Restaurar a confiança é um  trabalho árduo e demorado.Há pessoas que são desconfiadas por natureza e aí a gente precisa conquistar a confiança. Tem gente que confia em qualquer um . Tem gente que faz questão de quebrar a confiança.  Só tem um que não  decepciona a gente :DEUS, a gente pode confiar sempre. Tem gente que é honesto e conquista a confiança da gente , mostra a que veio. Certo é que confiar é uma tarefa  que a gente faz  e como tudo na vida não tem certeza que vai ser correspondido. A gente tem que confiar até que o outro quebre a nossa confiança? Acho que sim, Prefiro acreditar no melhor das pessoas.Confiar que há pessoas que merecem crédito, confiança. A vida é muito breve !! A gente tem que aprender a entregar a confiança para quem cuidará dela ,pois,confiança é uma Jóia rara que a gente pode escolher a quem entrega.A gente tem que acreditar que a vida vale, porque a vida nada mais  é que  o fruto da nossa confiança nela. Viva a vida !!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

ELOGIOS ...REVERSO DA CRÍTICA ...

Elogios... Reverso da crítica .Elogiar é uma atitude que causa espanto nas pessoas. Eu já passei por louca muitas vezes. Uma vez estava na padaria mais chique da cidade  que eu morava no interior de São Paulo, uma senhora entrou e eu fiquei observando como ela era elegante. Era uma senhora distinta afrodescendente,  tinhas uns 50 e poucos anos ,que estava vestida com esmero, maquiada , tiara/arco no cabelo, sapato simples, clássico . Ela se destacava pelo porte era a mais classuda,no meio das peruas todas da cidade , ela era a mais chique de todas . Eu não resisti e a abordei dizendo que ela poderia ser uma modelo , que ela era tão linda , Tão elegante, uma lição para mim que mais jovem não ligava para aparência. Ela ficou perplexa e depois sorriu e aí se iluminou mais ainda , as pessoas ao redor  concordaram comigo e a elogiaram também. Percebi que  força de um elogio pode ser contagiante.  Elogio é o contrário de critica , depreciação. Quem elogia tem o poder de fazer o elogiado se sentir bem, ao ponto de ter valido o dia .  No livro de provérbios tem verso que diz que as palavras agradáveis são como favos de mel , doce para alma, medicina para o corpo. Isso nada mais é, que uma ode ao elogio.  A gente tem que criticar menos e elogiar mais , ainda que a gente seja visto como  loucos ,é uma loucura do bem, uma loucura que vale cometer. Não me arrependo de elogiar quem merece, já fiz isso para limpadores dos vidros dos  aquários enormes dos Estados Unidos. Já elogiei gente que me vendeu marmitex por telefone e que a comida chegou na hora prevista. e  estava deliciosa.Em todos os casos , o elogio causou admiração, as pessoas não estão acostumadas , elas esperam sempre críticas. A gente sempre pensa que recebe pouco elogio,  tento elogiar sempre o belo, ou uma atitude que me cause admiração. A gente precisa fazer a vida valer , elogiar faz valer a vida. A vida é simples.. Viva a vida!!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

FOLHAS SECAS...

Folhas secas...Quando penso em folhas secas,sempre tenho a sensação do crocante  ao pisar nelas, da afliçao ao sentir isso nos pés calçados ou descalços  e tenho um  no cheiro defumado delas no quintal enorme da chácara  dos meu bisavós. Lembranças que podem ser tocadas dentro da minha mente. Acho que eram muitas arvores para deixarem as folhas secas no chão e talvez, o cheiro defumado seja pelo fogão á lenha, nas minhas lembranças uma coisa é ligada a outra. As folhas são responsáveis pela respiração das plantas  e quando elas caem é porque já cumpriram sua missão. As lembranças são prova de que algo passou e acrescentou alguma coisa na gente , é como a missão cumprida de um acontecimento. As folhas secas e as lembranças, tem o tempo que passa, a missão de cada coisa que se cumpre e a vida que foi impressa nelasA bíblia diz que nenhuma folha cai sem DEUS permitir, assim também nada acontece para gente sem que DEUS saiba e permita, eu acredito nisso.O tempo, as folhas e as lembranças servem só para mostrar que a vida continua e que a gente tem que viver cada dia mais, na certeza que o tempo não para e a gente só tem uma chance de viver o hoje. O dia que passou é uma folha a mais no tempo das nossas lembranças, se a gente deixar  passar o tempo , só terá uma grande coleção de folhas secas e nenhuma lembrança que mereça ser guardada. A vida é agora, é tempo de cultivar as plantas antes que as folhas caiam. A vida está ai, só nos resta viver ... A vida vale a pena se a gente a faz valer. Viva a vida!!