segunda-feira, 26 de maio de 2014

MUITA CALMA... NESSA HORA...

Muita calma nessa hora... Um  casal amigo meu tem um menino de 4/5 anos. O menino faz coisas de criança e é disciplinado com amor. Um dia, o menino não queria ir almoçar na casa de uma pessoa, queria ficar na casa de outro casal amigo para brincar com os filhos deles. Quando ouviu o não  dos pais , o menino emburrou, ficou de cara fechada e estressado fazia malcriações.  O pai chamou o menino para conversar explicou a situação e o menino mostrava sua contrariedade. Nesse instante,  o casal me ofereceu ''carona'', entrei no carro e colocaram o garoto na cadeirinha , do meu lado. O menino com cara fechada,sentado na cadeirinha, devidamente afivelado ao cinto de segurança.O pai calmamente explicava que nem tudo que a gente quer , a gente pode fazer, etc, etc. E lá elas tantas, um pássaro diferente passou por nós. O pai mostrou ao menino e exaltou o cuidado de DEUS, numa calma tao grande , conversando num tom que para quem está com raiva é irritante.  Eu nunca vi um pai reagir assim, com tanta calma.Eu me colocava no lugar da criança , ouvindo o sermão do pai , tão calmo, tão centrado, tão sem envolver com o sentimento negativo, tao equilibrado. O menino viu o pássaro e disse: - Passarinho indiota!!! Xingou o pássaro porque não podia xingar o pai.  Aí o pai , tranquilamente, começou outro sermão dizendo que o passarinho não tinha feito nada ao menino e que idiota não era uma palavra legal , uma palavra bonita para ser dita. E o menino respondeu muito ríspido:- Eu acho ele indiota!!Eu pensei, agora a coisa vai ferver, e isso não aconteceu. O pai de novo na maior calma, disse:- Filho, eu já disse que isso não é legal, assim vou ter que lhe colocar para pensar num lugar para que se você depois de pensar nesse comportamento, se acalme. Eu, que  estava de espectadora, achei aquela cena muito surreal,porque meu amigo não se deixou contaminar pela situação e manteve o equilíbrio. Isso não era teatro, o meu amigo é assim mesmo, calmo, nunca deixa o ambiente influenciá-lo. Esse comportamento é uma lição  de equilíbrio, que é natural nele e para mim é um exercício muuuuuito difícil.Eu queria muito ser assim. Será que isso é o que as pessoas chamam de inveja boa? A vida é muito breve para que a gente perca a cabeça e se irrite por coisas pequenas ,se deixe contaminar, reaja ao que acontece de uma forma negativa. Não adianta se irritar e reagir ao estresse, isso não é bom, porque depois a gente se sente péssimo. A vida é muito curta para que a gente não a curta. Afinal, como diz o meu amigo calmo: -''O que leva dessa vida,é a vida que a se leva.'' A lição do passarinho indiota é que a vida vale a pena e  a gente tem que manter a calma, muita calma toda hora.A vida é agora ,só se vive uma vez!! Sendo assim, o jeito é  ser a gente mesmo, respirar fundo, achar o equilíbrio, não reagir no impulso, irar e não pecar. O jeito  é a gente ser agente da paz.Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário