sexta-feira, 2 de maio de 2014

ELOGIOS ...REVERSO DA CRÍTICA ...

Elogios... Reverso da crítica .Elogiar é uma atitude que causa espanto nas pessoas. Eu já passei por louca muitas vezes. Uma vez estava na padaria mais chique da cidade  que eu morava no interior de São Paulo, uma senhora entrou e eu fiquei observando como ela era elegante. Era uma senhora distinta afrodescendente,  tinhas uns 50 e poucos anos ,que estava vestida com esmero, maquiada , tiara/arco no cabelo, sapato simples, clássico . Ela se destacava pelo porte era a mais classuda,no meio das peruas todas da cidade , ela era a mais chique de todas . Eu não resisti e a abordei dizendo que ela poderia ser uma modelo , que ela era tão linda , Tão elegante, uma lição para mim que mais jovem não ligava para aparência. Ela ficou perplexa e depois sorriu e aí se iluminou mais ainda , as pessoas ao redor  concordaram comigo e a elogiaram também. Percebi que  força de um elogio pode ser contagiante.  Elogio é o contrário de critica , depreciação. Quem elogia tem o poder de fazer o elogiado se sentir bem, ao ponto de ter valido o dia .  No livro de provérbios tem verso que diz que as palavras agradáveis são como favos de mel , doce para alma, medicina para o corpo. Isso nada mais é, que uma ode ao elogio.  A gente tem que criticar menos e elogiar mais , ainda que a gente seja visto como  loucos ,é uma loucura do bem, uma loucura que vale cometer. Não me arrependo de elogiar quem merece, já fiz isso para limpadores dos vidros dos  aquários enormes dos Estados Unidos. Já elogiei gente que me vendeu marmitex por telefone e que a comida chegou na hora prevista. e  estava deliciosa.Em todos os casos , o elogio causou admiração, as pessoas não estão acostumadas , elas esperam sempre críticas. A gente sempre pensa que recebe pouco elogio,  tento elogiar sempre o belo, ou uma atitude que me cause admiração. A gente precisa fazer a vida valer , elogiar faz valer a vida. A vida é simples.. Viva a vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário