sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DESCONFIANÇA...

Desconfiança... Tem gente que desconfia de tudo. Gente que não confia em ninguém. Gente que desconfia , mesmo quando não se tem um motivo. Triste é quem é assim , desconfiado, sem acreditar que pode ter gente de boa fé, gente que faz as coisas sem querer algo em troca. Acho que a desconfiança é algo que desgasta qualquer relação porque a pessoa que desconfia , antecipa a reação e já condena ao outro sem dar tempo do outro se defender ou de chegar a praticar o crime. É difícil, depois de ser traído a gente ter confiança. Depois que a desconfiança se instala, relacionar com as pessoas, não fica fácil,é como rosa despetalada, depois que as pétalas caem, a beleza e aboa impressão se vão. A vida  não é uma mar de rosas, e a gente tem que conviver com a desconfiança sem deixar  que ela nos domine. Claro, que quando a gente anda na rua e diante da criminalidade e da criatividade dos  criminosos, a gente tem que andar atento e desconfiar de quem se aproxima porque pode ser um golpe. Ainda há gente boa nesse mundo ,e eu  acredito que haja mais gente boa do que gente ruim . Mas, por vias das dúvidas, confio, acredito, desconfiando, rsrsr... A gente tem que ficar atento e dar crédito ás pessoas . A desconfiança destrói a vida .Não vale a pena viver com tanta desconfiança . A gente tem que acreditar que pode confiar em DEUS e que ELE mostra o caminho certo e nos cerca de pessoas certas. ELE dá a segurança que a desconfiança rouba da gente.  A vida é para ser vivida intensa e plenamente... Então, o jeito é ter fé , porque a vida é uma só e só nos resta viver ...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

REVOLUÇÃO...

Revolução... Como qualquer jovem da minha época, eu queria mudar o mundo. Queria revolucionar o mundo com a paz mundial, com a liberdade de ação e pensamento , aceitação de todo mundo como é,com o não conflito de gerações. Tanta coisa, que eu  me perdi, tentando encontrar em causas que nem valiam a luta. Eu só queria mesmo, ter o direito de ser , o direito de pensar , repensar, e questionar o meu mundo.Percebo que a verdadeira revolução ,foi ter sobrevivido ás causas perdidas, ás pressões e ao meu tempo. Revolução, percebo hoje, que  é entender quem a gente é, ter consciência do que a gente pode e de como usar isso a nosso favor. Revolução é tomar conta da própria vida e de vez em quando dar uns ''pitaquinhos'' para o bem, na vida dos amigos e de quem a gente preza,sem desrespeitar a privacidade de ninguém.Não tenho, mais a pretensão imatura e juvenil de mudar o mundo, me contento em me mudar porque é aí que a revolução do mundo acontece, dentro da gente. Quando a gente muda tudo que acontece ao redor passa a ter uma nova forma de interagir , porque a gente interage  diferente. A maior revolução acontece quando a gente muda o nosso modo de olhar a vida. A gente, vê que muitas vezes, o estresse e esforço que a gente teve não valeram , porque não dependiam somente da gente e quando é assim é melhor deixar para lá, guardar os esforços para causas que são mais pertinentes. Napoleão  Bonaparte, disse : -''Eu estava fazendo uma revolução na força da guerra... Mas lendo as páginas deste livro (a Bíblia) descobri que Cristo fez uma revolução muito maior do que eu, sem violência e destruição, fez a revolução do amor e da liberdade espiritual mediante o sangue da sua cruz''. Concordo com Napoleão, nesse ponto. Revolução de verdade, Cristo fez com amor, não foi saindo por aí agredindo, chocando, enfiando o dedo na cara das pessoas, mas, chegando ao pensamento, ao raciocínio, mostrando pelo  amor seu ponto de vista. Ainda sou uma esperançosa, ainda quero revolucionar, do jeito que a maturidade me fez, com a calma que ela traz. O tempo urge!! Não tenho toda uma vida pela frente, á medida que a juventude se vai, leva com ela o tempo. Avida é curta, por isso a gente tem que escolher bem aquilo que a gente precisa e quer para gente, escolher as causas que importam e que valem a pena. Talvez, seja apenas, dar uma parada na luta para repor as energias, para curtir um bom descanso, para ver a vida com olhos de criança , para assim, quem sabe, revolucionar a rotina de tanta correria, com mais simplicidade e leveza ... A vida é agora!  ¡ Viva la Revolución ! Viva a vida!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PROVOCAÇÕES ...

Provocações...  Viver é ser provocado.A todo momento a gente é bombardeado com um monte de coisas e bombardeia o mundo de volta  A gente reage e também atira, ataca ,seduz e provoca, faz parte de ser humano, provocar e ser provocado. Faz parte de ser uma pessoa, saber reagir ás provocações.Existem provocações, que a gente tem que aceitar para sobreviver, desafios que a vida nos impõe como se perguntasse, vai encarar?Tem provocações que a gente finge que não vê para não reagir de modo ruim e se arrepender amargamente, porque tem gente que mesmo a gente não respondendo, fica provocando, desafiando cada vez mais forte a resistência da gente. Tem boas provocações que a gente escolhe o tempo certo de reagir, e vai se preparando para isso, até que resolve que é a hora de se entregar, coisa de adulto. A gente tem que ser forte quando é provocado de  forma ruim, porque se a gente tem bom coração,é pego desprevenido,  e ai, tem que para respirar fundo e se reequilibrar, isso a gente só consegue com treino, com muuuuita força de vontade e ajuda de DEUS . A gente sempre tem a escolha de aceitar ou não as provocações, a gente tem sempre o poder de decisão... Ninguém pode ter domínio sobre a gente, a ponto de tirar a gente do eixo, do sério. Isso é a maior provocação que a vida faz para gente:- ser nosso dono.Todo dia, a vida pergunta :- Vai aceitar ou  vai rejeitar , o poder de escolher seu caminho, seu rumo?Em cada coisa que acontece há uma provocação  e  a gente responde  do melhor jeito que dá e que pode, escolhendo, decidindo,reagindo, rejeitando ou aceitando,nem sempre acertando... Mas,Aprendendo,aprimorando, vivendo . A vida vale a pena, se a gente a encara de frente , sem culpa, sem medo... Disposto a ser, o que a gente quiser, até ... livre e feliz. Viva a vida !!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

VIAGEM AO CENTRO DE MIM

Viagem ao centro de mim...Fernando pessoa disse que para viajar, basta existir... De vez em quando a gente precisa viajar ao centro da gente mesmo.A gente tem que aproveitar a viagem e ir aos rincões da alma. A gente tem que encontrar respostas para o que incomoda, para o que gera comportamentos em que a gente sai mal. No planeta ''Eu'', a gente percebe  que a gente é o que se permite ser , percebe que as pessoas fazem com a gente o que a gente deixa  que elas nos façam.Muitas pessoas podem pensar que viajando em terras tão longínquas dentro de mim, me afasto de DEUS, pelo contrário,eu me aproximo mais ainda, porque quanto mais me conheço mais percebo que tiro forças DELE para tudo de bom e de ruim que preciso enfrentar. Esta viagem ás vezes é cansativa, dolorida, mas é sempre produtiva, porque me revela onde preciso mudar meu rumo, me mostra que eu preciso crescer em muitas coisas. Quando a gente viaja ao centro da gente, amadurece , traz de lá maturidade e o  entendimento de quem sabe por onde anda, sabe quem é. Crescer, não é fácil... Crescer é necessário, e é lá bem no centro da gente que a gente vê o quanto precisa andar e o quanto já andou. A gente vê que a vida é curta e que é  preciso viver de verdade... Ser mais leve , mais solto , menos estressado, mais focado no que vale a pena. A gente entrou na vida , não tem outro jeito senão viver aproveitar a estadia no planeta Terra, nem que para isso a gente tenha que  de vez em quando ir ao planeta'' Eu", para poder equilibrar o que está fora dos eixos, ver o que importa,  seguir em frente, tomar rumo e prumo para ser mais dono da gente. Outra vez, Fernando pessoa,''A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos''. Somente quando a gente faz essa viagem ao centro da gente,  pode  perceber que felicidade até existe e a vida é para ser sorvida , como o prato predileto, é uma grande aventura,que a gente tem que fazer, ser, dar o melhor da gente,na certeza que um dia isso tudo vai acabar.  Enquanto isso... o jeito  é  se conhecer para com fé em DEUS, rir, chorar, sentir, sofrer e de fato viver. Viva a vida!!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

INGREDIENTES

Ingredientes...Uma receita, precisa ter ingredientes. Sem todos os ingredientes que a receita pede, não dá para começar o preparo de uma receita de maneira correta. O preparo da receita depende dos ingredientes e da forma como eles são empregados na receita. A vida pode nos dar ingredientes e a gente tem que usar da melhor maneira,cada um sabe quais os ingredientes precisam ser desprezados, empregados, ou os que precisam ser guardados para depois. Cada um sabe os ingredientes que fazem bem, que fazem com que o melhor da vida apareça. Não adianta ler livros de auto ajuda, receitas dos outros ,não servem de verdade ,para a vida que é da gente. Claro, que a gente pode ver os exemplos dos outros e se inspirar, fazer igual raramente funciona porque a vida da gente é diferente do outro. Vida,só se vive vivendo.Nem sempre a gente tem os ingredientes para fazer o que o outro fez. Vejo muita gente seguindo o padrão de beleza pré estabelecido pelas revistas de moda, pelas ''modelos''. Gente que está sempre insatisfeita, sempre de dieta e sempre com a consciência culpada por ter comido aquilo que queria na hora que deu vontade, tudo isso para ter o corpo ''ideal'' A gente tem que se virar com o que tem, para fazer o que a gente precisa. Não adianta a gente querer ser morango, se a gente é essencialmente limão. Ainda que a gente se aromatize de morango e tinja o limao de vermelho, a gente vai ser limão saborizado de morango, no fundo a gente ainda será limão.Usar os ingredientes que a gente tem é usar os recursos disponíveis para que a gente se sinta bem, sem culpa,para ser mais livre, mais contente.. Os ingredientes para a felicidade, se a gente pensar bem, estão nas nossas mãos, são simples e que na maioria das vezes, não precisam ser comprados. São os que fazem a gente ter paz. A vida é urgente, e a gente tem tanta pressa que nem vive direito. A gente corre tanto que acaba misturando os ingredientes de qualquer jeito. A vida  sempre fornece ingredientes, a gente tem que saber misturar e encontrar o nosso jeito usar e de ser feliz.  A vida é agora !!Será que ainda há tempo para usar os ingredientes da forma que faça a vida ter mais qualidade, que faça a vida melhor? Acho que cada dia a gente pode tentar, cada dia é uma chance nova de melhorar ... E se o tempo da gente acabar, pelo menos a gente viveu, usou os ingredientes do melhor jeito que deu... Viveu... Viva a vida!!

domingo, 26 de janeiro de 2014

FLORES E BORBOLETAS...

Flores e borboletas... Quando eu era pequena, me encantava com uma florzinha chamada Sempre Viva.Talvez, pelo fato de achar que essa flor fosse um ''super heroína''  que além de bonitinha, podia vencer a morte e ficar viva para sempre. Outra coisa que me encantava eram as borboletas, tão lindas , tão diferentes e tão voadoras e ainda tinham uma prima bruxa... Borboletas eram Sempre Vivas com asas, só que por terem o poder de voar, não podem viver para sempre. Acho que assim, eu entendia que a gente não pode ter tudo na vida, filosofando aos 3 anos de idade. Nos jardins frequentados no fim de semana, em visitas á casa da bisa e das avós, eu tinha contato com  tanta natureza...  Fascinante demais para quem desde pequena tenta entender os mistérios da vida, do mundo, das gentes, das coisas todas. Intrigante era saber que á noite , a bruxa, borboleta sem cor e sem beleza, com asas enormes, aparecia no lugar das borboletas e as flores estavam lá no jardim, no meio da escuridão. No escuro,cintilavam pequenos pisca-piscas, e me disseram que chamavam  pirilampos/vagalumes.  A natureza mudava conforme o dia ia acabando e eu aprendia com tudo isso. Aprendia que a lua perseguia a gente e a mesma lua que estava na casa da minha avó, era a mesma que estava na minha casa e que tinha me seguido pelo caminho, como acontecia isso? Meu pai inutilmente tentava explicar... Para falar a verdade sei a teoria toda até hoje, e na prática não entendo, apenas aceito.Aprendi que tem coisas que a gente apenas aceita as explicações que dão para gente, e depois a gente formula a nossa própria explicação. Hoje não sei  onde estão as Sempre vivas, será que ainda existem? Quase não vejo  borboletas nos jardins que frequento... Ainda não entendi , essa perseguição do satélite da terra, a lua... E os vagalumes/pirilampos? Será que desistiram de '''piscapiscar'' nas noites escuras? A vida da gente é para ser assim simples, como flores e borboletas... A vida da gente é curta demais como os flashes dos vagalumes... Para mim , a lua é a prova que lá no Céu existe um DEUS , que se faz presente, ELE está sempre seguindo a gente ,iluminando a nossa escuridão... Engraçado, que ainda penso como uma criança de 3 anos , depois dos 44... Não sei se é bom ou ruim, a minha visão infantil da vida....  É assim que eu vejo certas coisas, sou uma criança presa no corpo de uma senhora , rsrsr. A vida continua a apesar dos sumiços das Sempre vivas e dos vagalumes, das borboletas e das bruxas... A vida continua sempre e fazer com que ela valha a pena , só depende da gente. A vida está ai,convidando a gente para participar dessa simplicidade tão complicada...Então... Só nos resta viver !! Viva a vida!!

sábado, 25 de janeiro de 2014

LIVRO ABERTO

Livro aberto...A vida da gente é assim, mesmo que  a gente tenha algo que não possa ser publicado. As pessoas lêem  a gente, muitas vezes, podem ler o texto fora do contexto e não entenderem quem a gente é. Essa leitura depende daquilo que a gente escolhe fazer,das nossas atitudes ,que  são  mais fortes do que as palavras. Muita gente fala uma coisa e faz outra, e a gente lê essas pessoas como incoerentes.Muitas vezes as pessoas vão ler somente aquilo que elas querem , ás vezes a gente vai ser julgado pela capa.Quando isso acontece, a gente não tem escolha, não depende da gente.A gente é protagonista da nossa história. A gente tem que ser um bom livro, desses que não são colocados na estante , desses que quando se lê, quer ler de novo , quer ter sempre perto.  Tem livro que tem mais páginas , tem livro que é fininho, mas, certo é que todos merecem ser lidos e valem muito como ser humanos, obra das divinas mãos. A vida da gente é muito curta para que a gente não a curta e a faça valer .Afinal a gente é como  um livro registrado no cartório da vida e sendo assim, vale o escrito . Viva a vida !!
 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NO MEU TEMPO...

No meu tempo... Engraçado, quando a gente da minha idade se encontra e começa a recordar ...Quanta coisa mudou, inclusive a gente , mas, no fundo, o tempo passou e a gente cresceu.No tempo que a gente vivia, não tinha ''ficar'', não tinha essa beijação desmedida, não tinha essa de "liberar geral" ou  liberar para a" geral". Tinha Telefone de ficha, TV preto e branca,telefone fixo com tarifa exorbitante, foto que não era digital, aliás digital , eram somente as marcas deixadas por nossos dedos nessa tecnologia retrô... Marcas que o tempo deixou na gente e a gente deixou no tempo.Amizades, que mesmo com distância, circunstâncias,  perdas de contato, quando a gente se reencontra o tempo parece voltar e parece que a gente nunca se distanciou e aí o tempo pára, e continua apartir daí... Uma coisa que eu percebi que a gente trouxe do meu tempo foi a sinceridade nas amizades, o valor que a gente dá as pessoas, principalmente para as que a gente teve uma história junta. Isso não tem  ladrão que roube , ninguém pode tirar ... Os amigos permaneceram, a amizade sobreviveu a distancia, as circunstância e ao tempo . Que coisa boa!! Com isso a gente pode viver o tempo de hoje e fazer dele o nosso tempo... Um tempo bom( que muitos dizem que não volta mais) que a gente sabe que é para sempre e sempre se a gente tiver os amigos, mesmo que não estejam vivos, estão com a gente. Com a maturidade a gente vê com muita clareza que a vida é isso, um amontoado de valores, de gente que a gente carrega com a gente e de gente que carrega a gente com elas... A vida é agora!! Esse é o nosso tempo...Tempo da gente para continuar a história de onde o texto parou de ser escrito...  A vida continua!! Para viver sempre é tempo...  Viva a  vida!!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

BORRÕES...



Borrões...Sabe quando as críticas estragam os momentos maravilhosos? Sabe, quando nas reflexões no fim do dia, a gente começa pensar que o dia maravilhoso, naão foi tão maravilhoso assim , que alguma palavra dita a alguém pode ter ofendido, que uma brincadeira pode ter sido mal interpretada? E até se sente culpado por ter perguntado sem pensar, de ter brincado numa hora errada...E, nessas horas, a gente pode ir por dois caminhos: - 1-A gente pode se deprimir e valorizar somente a parte ruim, se ressentindo das coisas que fez  sem intenção. 2-  Pode valorizar  tudo de maravilhoso e aprender, ter cuidado para não repetir o erro.  Escolhi a opção 2, me arrependo e muito do que fiz, e vou  tentar me policiar , para não cair de novo nesses erros. Mas, seria muito mal agradecida a DEUS  se eu ficasse curtindo culpa e tristeza de coisas que eu fiz e que infelizmente não vou conseguir consertar, até porque já pedi desculpas pela brincadeira e a pergunta , só recebi um ''toque'' de alguém que estava comigo . Então, vou seguir em frente, porque se curtir todas as vezes que eu errar e ficar me lamentando por todos os meus  erros vou viver triste e não vou ter forças para tentar me aprimorar e aprender com eles. Um Borrão pode ser transformado em um efeito... A técnica do craquelado está ai para não me deixar mentir.Por um borrão, não se pode deixar que todo trabalho se perca... Uma cicatriz, já foi uma ferida, mas assim como os borrões, a cicatriz é marca de que a gente viveu, sofreu, e se sobreviveu. É... Além de sobreviver todo dia á morte que me assola desde o dia que nasci,tenho que sobreviver aos meus borrões(erros), minhas feridas, e a mim mesma. Sou uma sobrevivente de mim... "Grandessíssima novidade", explica mais nao justifica... Paulo, o apóstolo,( Romanos 7) já falava isso, há seculos atrás!! A gente tem  priorizar o que importa de verdade, para ter foco no que vale a pena!! A vida é curta demais... O tempo passa tão depressa...  Quando a gente vê, já foi. A gente tem que viver um dia de cada vez, sem  esquecer que cada dia tem seu próprio mal... A gente tem que viver um dia de cada vez, com cada coisa que aprendeu nos dias anteriores, para fazer e ser melhor. A vida é agora!! Apesar dos borrões, apesar ,das burradas, só nos resta viver, um dia de cada vez para fazer o melhor que der para ser feito. Viva a vida!!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RECORTES..

Recortes...  Nunca fui boa em trabalhos manuais.Nunca tive coordenação motora fina  refinada . Recortar quando era para ser  reto saía torto, quando era para ser torto saía mais torto ainda. Confesso, que tinha consciência disso e me sentia um pouco ''anormal'' por isso. A gente ás vezes , se sente anormal, por coisas tão bobas... E a gente só se dá conta que era bobeira , quando a gente se dá conta que não faz diferença nenhuma se a gente recorta bem ou mal,porque há coisas muito mais importantes e significativas na vida. Na hora do '''vamo ver'', recortar nem passa pela cabeça da  gente. Quando a gente vai dar uma força para um amigo, ele não pergunta se a gente sabe recortar, eles querem  só o nosso apoio , nosso colo. E a vida vale por isso, não pelos recortes que a gente faz. A vida é tão passageira... Tão efêmera, passa tão  rápido como um piscar de olhos e a gente tem tanta coisa que importa...Mas, se for pensar em recortes como coisas que a gente tem que retirar, aparar da vida, sempre tem algo que a gente precisa se aprimorar, aprender a fazer diferente, atitudes que a gente precisa mudar na gente . Então, que se recorte as coisas tristes para que as alegres sobrevivam;  as atitudes não gentis, para que a gentileza impere. Recortar toda dor, doença, sofrimento para que todo mundo fique bem... Recortar assim, é somente um sonho, e as maiores realizações da humaninadade não começaram  na imaginação? Vai que cola... Vai que a gente consegue só um pouquinho... Vai que a gente consegue mudar a gente, e contagiar os outros. Acreditar não custa... Esperança e atitude fazem parte da vida (pelo menos da minha)... Viva a vida!!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O BRINCAR DE SER FELIZ...


O brincar de ser feliz... é um tipo de comportamento que certas pessoas tem diante do que acontece a elas e aos outros. É um comportamento que interfere na interação das pessoas que o tem , com o mundo. Quem brinca de ser feliz, é capaz de mudar uma história bíblica , se achar que vai traumatizar seu filho, é capaz de ignorar a traição do seu cônjuge , é capaz de fingir que não ofendeu alguém e agir como se nada em todas as situações tivesse acontecido. Talvez, seja uma defesa não sei, fingir que não aconteceu e seguir a vida como se nada tivesse acontecido. O problema é que aconteceu e a pessoa está magoada , ferida, ressentida por isso, mas, tem um comportamento de brincar de ser feliz, de ter a vida perfeita, de não encarar o que precisa ser encarado. Conheço gente assim, que vive ás mil maravilhas , vive numa falsa atmosfera de super felicidade, num sonho, numa quimera, num delírio... Coisa triste!!! A pessoa que brinca de ser feliz, finge para si mesma , engana os bobos,acredita naquilo que sonha ter, sabendo que não tem. Escondido na alma dessas pessoas estão suas verdades, sua verdadeira realidade. Erguem castelos de areia movediça e se embrenham neles, num caminho quase sem volta, numa ''mentirada'' sem fim. E ainda tem coragem de criticar gente que é Pollyanna na vida , gente que faz o jogo do contente, por opção. Acham que gente que enfrenta as coisas da vida com positividade , foco, bom humor é gente falsa , é gente feliz demais para ser real. Gente  que brinca de ser feliz, não sabe como é bom ser Pollyanna, enfrentar a vida de frente , ser verdadeiro, e procurar uma coisa boa no que acontece . Gente que brinca de ser feliz, está tão arraigado em sua realidade virtual que perde a noção de que a vida real nem sempre tem final feliz,nem sempre é como a gente planeja, nem sempre é bonitinha do jeito que a gente quer. A vida é cheia de decepções, de morte, de coisas fora do normal... Acho que a vida é muito curta para ser levada numa brincadeira insana de ser feliz sem ser real, de ser irrealmente feliz, de ser infeliz e fingir não ser. A vida é pra ser verdadeira, senão deixa de ser vida passa a ser mentira,novela, história para boi dormir, história da Carochinha. Vida tem que ser real com tudo que vem com isso... Vida para ser vida, tem que ser de verdade!! A vida é agora e  para quem não vive de fato, já está mais que na hora de viver  ...Brincar de ser feliz  , não é vida ... A melhor coisa no mundo é a gente ser o que é, livre , leve ,imperfeito,que dentro das possibilidades,  enfrenta a vida de peito aberto, cabeça erguida, luta, se alegra, chora ,sente, aprende , sem deixar de ser a gente mesmo, sem deixar a nossa essência de lado, sem esquecer de ser verdadeiro. Viva a vida!!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

BAGAGEM

Bagagem...Avida é como uma longa viagem em que a gente vai em cada aventura,aprendendo a conviver com esse mundo pós útero... Tudo que a gente aprende,é bagagem adquirida. Desde que a gente nasce essa bagagem vai sendo aprimorada. Bagagem também  são coisas que a gente carrega, sentimentos, valores, coisas boas e ruins que marcam a gente. As marcas com certeza são bagagens. Como tudo na vida, a gente é quem escolhe o que fazer com a bagagem da gente, o que precisa ser resgatado, guardado, usado ou desprezado. O que não pode acontecer é que a bagagem ruim seja  acumulada e pese a vida da gente. A gente leva na bagagem um pouco dos ancestrais, um pouco de cada gene que eles passaram para gente, somos uma mistura de muitas pessoas,  como sementes que frutificam, sementes de gente e de valores que são perpetuados através  do que a gente é.A gente tem que saber aproveitar as bagagens que os outros trazem, para que a gente  entenda como lidar melhor com as pessoas.A vida é um compartilhar de bagagens. Como cada um dá o que tem, muitas vezes a gente é bombardeado com atitudes ruins, vinda daqueles que não conseguem dar seu melhor.A  gente tem que fazer uma  escolha por não revidar e sim por tirar algo de bom do que é ruim. A gente pode seguir a nossa vida espalhando a semente do bem, porque o bem acrescenta coisas boas nas bagagens da gente. Dar o nosso melhor, é compartilhar um pouco da nossa bagagem com o mundo.É repartir um pouco da gente para que se faça valer a vida. Mudar o mundo começa na gente, com atitudes gentis, verdadeiras, coerentes.  A vida é muito curta para que a gente não a curta, e deixe de aproveitar a paisagem e tudo de melhor que tem nessa viagem, aventura de viver e conviver que nos convida sempre a celebrar cada dia, sorver cada momento,carregar somente aquilo que nos faz mais leves ... A vida é agora!! Só nos resta viver ... Viva a vida!!

domingo, 19 de janeiro de 2014

ESSÊNCIA...

Essência... Tudo nessa vida tem uma essência. E por mais que a educaçao tenha quebrado e alquebrado a gente tem essa essência. Por mais que as influências de tudo que age na gente faça com que essa essência suma, ela ainda está lá , por mais que a gente a negue e renegue. Lembro de uma fábula que exemplifica isso, chamada O sapo e o escorpião. O sapo e o escorpião estavam no lago. O escorpião diz ao sapo que precisa chegar do outro lado. O sapo, por sua vez, diz ao escorpião que se ele levasse o escorpião o morderia. O escorpião diz que não morderia o sapo e que se fosse assim, ele ia se afogar e não chegaria do outro lado. O sapo acredita no escorpião e pede que ele suba em suas costas para ser levado a outra margem. O escorpião assim o faz. E O sapo entra no lago levando o escorpião. O escorpião, ao ver a margem bem próxima, crava seu ferrão nas costas do sapo e o envenena para a morte. O escorpião olha para o sapo agonizando e  diz que não pode negar sua natureza.Moral da história: A natureza um dia vai aflorar e se a gente confiar vai  ser picado, traído,envenenado. Uma hora a natureza vai aflorar... Tem um filme baseado em fatos reais, chamado Buddy, que conta a história de um gorila que foi criado como humano, ele fazia tudo certinho, até que um dia, a natureza aflorou e ele começou a atacar as pessoas , inclusive sua dona.  se quiser assistir clica no link http://cineinsite.atarde.uol.com.br/filme/filme-fichatecnica.php?id_filme=5326  . A gente também e assim, um dia a gente por mais controlado que a gente seja , vai vacilar e deixar a natureza aflorar. Infelizmente, quando isso acontece, não acontece somente para que a gente faça coisas boas. Mas, assim como a natureza/essência aflora para ao mal, ela também vai aflorar para o bem. No meu caso, eu pego os problemas dos outros para mim, e os torno meus, compro briga. Faço isso, sem ver e muitas vezes me prejudico e me decepciono. Tenho aprendido com maturidade que a gente tem que ajudar, sem que haja prejuízo ou sacrifício. A gente tem que investir nas pessoas,isso não dá respaldo para que a gente se desgaste demais. Ainda que essa seja a minha essência, o aprendizado tem me ensinado que  os problemas dos outros , são dos outros , que eu sou limitada e não posso fazer muito, por isso não devo pegar problema para mim , tenho que selecionar bem as causas que vou defender, para fazer isso bem feito.Outra coisa que é da minha essência é querer me expressar, gosto de um bom papo, gosto de interagir com as pessoas, adoro movimento. Muita gente me critica por isso , muita gente tenta me tolir, porém, é fato que a gente não tem  muito controle dessa essência, é mais forte do que a gente. Quando viu, a gente já fez. A gente tem que ser a gente, porque não vale reprimir o que a gente tem de bom. A gente tem que reprimir nossa essência ruim, para que a boa apareça. A gente não pode perder nossa essência do bem. A espontaneidade, a simplicidade tem que existir, senão a gente morre sufocado por tanta coisa que não deixa a gente ser como a gente é por mera convenção e conveniência. .  A vida é curta demais para que a gente não a curta. A vida passa num segundo e a gente tem que se sentir realizado, usar a nossa essência para o bem. A escolha de como usar a nossa essência, tirar vantagem dela para o bem, é totalmente nossa. Afinal de contas, quem cultiva sua boa essência, cultiva valores, princípios ,o melhor do mundo, é verdadeiro e não vive de aparências ... A gente tem que fazer coisas para que haja uma válvula  de escape,afim de dar vazão á  nossa  essência e esta aflore  sem prejuízo, para o bem, aflore para celebrar a vida que há dentro da gente.. A vida nos convida para ser simplesmente ... Viva a vida !!!

sábado, 18 de janeiro de 2014

FUTURO...

Futuro... futuro é um  presente que  ainda não aconteceu.É sempre algo que a gente imagina e trabalha muuuito para que ele seja do jeito que a gente imaginou e quase sempre nunca é .... Estranho, quando eu era pequena queria que quando eu crescesse a minha casa fosse como a dos Jetsons para quem não conhece é só clicar no link http://www.youtube.com/watch?v=ZP2WK8IwM1E . Os Jetsons era o mais perto que eu conseguia ir do futuro. Imaginava o tão misterioso anos 2000 como uma coisa extraordinária, futurista demais, onde eu estaria velhinha aos 32 anos , rsrsr. O meu futuro chegou , vejo que ele não é muito como o desenho animado, apesar que tem umas coisas que até são. Ainda não inventaram uma empregada robô, igual Rosie... Que pena !! Meu futuro chegou, olho  no espelho e me pergunto quem é essa pessoa que me empresta o corpo? Parece que estou presa num corpo que não é meu. A menina que sonhava com um futuro extraordinario, vive ordinariamente como quaquer pessoa da sua época, O futuro que chegou, mostra os meus contemporâneos, conhecidos do tempo que o futuro não tinha chegado, como um monte gente transformadas pelo tempo , como no filme de volta para o futuro2 http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-de-volta-para-o-futuro-2-dublado-online.html . Detalhe é que o cara do filme pode voltar para o passado e eu não. Muitas vezes , eu gostaria de fazer isso e percebo que estou presa nesse futuro, dentro de um corpo crescido, que enfrenta as açoes do tempo. Não é que eu não goste da minha vida, só que eu ás vezes sinto isso , ao ver fotos nas redes sociais de gente que há muito tempo eu não via. O tempo passou para todo mundo, e aqueles ''velhos'' e ''velhas'' são gente como eu prisioneiros de um corpo mutante. Confesso, que tem gente que mudou para muito melhor, nesses eu me incluo,rsrs. Mas, tem muita gente que mudou demais e nem vou comentar.A sensação de estar dentro do filme  De volta para o futuro,e não poder sair é muito estranha.Diante da tecnologia que a gente tem hoje, me sinto dentro do filme Blade Runner http://www.armagedomfilmes.biz/?p=68594 , e gosto demais disso... A cena que o Harrison Ford, mexe com a fotografia é muito hoje demais , rsrsr . Nunca imagnei que viveria para ver isso.O que eu queria mesmo era um Teletransporte como o da Interprise da série Star trek, Jornada nas estrelas, http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-alem-da-escuridao-star-trek-legendado-online.html ... um aparelho que enviava as pessoas para qualquer lugar em poucos segundos, ia facilitar muito a minha vida. O futuro que eu imaginei, ficou na imaginação intacto , protegido pela criança presa dentro de um corpo carcomido pelo tempo. Tempo que por sua vez, desgasta e aprimora, envelhece e dá sabedoria. Descobri,com essa experiência de viver o futuro , que meu passado me fez, meu presente me faz, e que  a vida é agora... A vida pode ter caminhos muito diferentes, e o futuro que a gente imagina pode nunca chegar. A vida é agora !! O tempo não para... O futuro chegou e com ele , trouxe eu ... Uma criança presa dentro  do corpo de uma senhora , que teima em querer viver com alegria , com simplicidade ... Trouxe uma senhora que tem sabedoria para domar a criança e educá-la para não pagar mico , para viver como criança com responsabilidade sem perder a essencia. O futuro chegou e com ele trouxe a noção que o tempo passa rápido e  vida é curta demais para que a gente não a curta. Agora é a hora ... Agora é a vida ... Viva a vida !!   

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

FUTILIDADES...

Futilidades... São coisas que a gente pode passar sem, que não tem muita utilidade, mas a gente teima em querer. Eu sou muito prática,compro o que preciso, se não preciso não compro.Não sou dada a extravagâncias. Eu não recrimino quem tem a coragem de comprar coisas que eu acho fúteis. Conheço gente que não passa sem ir ao salão de beleza uma vez por semana ou sem fazer as unhas, não sai sem maquiagem, não fica sem roupa nova. Isso, no meu entender  é futilidade, se a pessoa perde a alegria se não puder ter. Futilidades são relativas porque eu considero futilidade, pode ser necessidade para outra pessoa e vice-versa.Eu acho futilidade ter jóias,coisas de griffe,porque posso passar sem.Houve épocas ,que eu namorava sapatos, hoje parei com isso, viso o conforto, se gosto compro. Descobri que menos da metade dos sapatos que comprei usei no dia a dia, guardo para festas , ocasiões especiais, compro para aproveitar o preço.  A verdade que a minha praticidade é tanta que sou extremamente desligada das coisas que eu acho fútil. Tem gente que é capaz de dar muito dinheiro em vestidos e roupas, mas,critica se o outro compra um equipamento eletrônico melhor porque o antigo estragou. Mais uma vez, O que é de extrema necessidade para uns é futilidade para outros. Eu gosto de viajar, muita gente acha isso futilidade, eu acho que sair de cena é necessidade.Nas viagens, me permito mimos,  comedidamente, sou ''extravagante''', faço coisas que eu não faria no cotidiano e mesmo assim, nunca gasto todo dinheiro que eu levo para gastar.Acho que sou a única pessoa que faz isso no mundo. A vida é muito curta e de vez em quando dou uma colher de chá a mim e aproveito ''Nababescamente'' á minha moda .O que me faz não dar atenção para futilidades é o meu  jeito de querer sempre o útil ao invés do fútil, o meu jeito de priorizar as necessidades básicas, ser prática demais.Ser é melhor do que ter , sempre. Então , me preocupo em ser uma pessoa melhor sempre e não ser fútil nas atitudes. A gente tem que ser útil, deixar o fútil de fora das compras e do coração.Eu penso e tento praticar isso ,é assim que eu me sinto mais gente, porque desse jeito sou agente do que acho justo, do bem e do que acredito. Priorizar o que é necessário  viver com mais plenitude... A vida é para ser vivida de fato e de verdade...A vida é urgente... Viva a vida!!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PROBLEMAS...

Problemas... Nunca fui boa em matemática. Sempre questionei o fato de em matemática uma estorinha que tem uma pergunta no final para que a gente calcule seja chamada de problema. Minha professora do 1o. ano, D. Argenita Gonzalez,  tinha sempre problemas comigo, porque eu sempre argumentava sobre o emprego dessa palavra ,sempre que   no para casa ela  dava esse tipo de  estorinha para  que a gente resolvesse.Nunca fui boa nessa coisa de resolver problemas matemáticos e para mim , esse era o grande problema. Eu entendia o raciocínio, e  calculava  mal, apesar do meu esforço. Problema matemático, como qualquer coisa nessa que envolva cálculo, sempre foi problema. Problema não tem jeito se ser coisa boa.   Conheci muita gente que tinha  e ainda tem problema em falar a essa palavra corretamente. Eu sou uma pessoa muito pratica, simples, talvez por isso, eu ás vezes dou uma solução  para os problemas da vida e nem vejo que faço isso. talvez , por isso, não vejo sentido nos problemas matemáticos, porque apesar de simples, para mim são complicados para resolver. E na vida , ás vezes complicados os problemas se tornam simples á medida que eu os enfrento, encaro, na praticidade, na calma busco a melhor solução e parto para a ação.Não sou perfeita, apenas me permito colocar a disposiçao a minha ajuda. Miro muuuito no exemplo da Madre Tereza de Calcutá. ao se deparar com o problema , resolveu ser parte da solução. Claro, que sou muito criticada por isso. Sempre tem gente que acha um absurdo, eu me envolver nos problemas dos outros.É mais forte que eu , quando vejo estou dentro da problemática e sendo parte da'' solucionática''. A gente tem que priorizar as coisas, se envolver nas causas que valem á pena. Prefiro, ser parte da solução, alvo constante de críticas, do  que ficar somente vendo o lado negativo das coisas que os outros fazem ou falam. Atitude crítica é boa quando serve para acrescentar algo positivo, crítica pela crítica, além de desagradável, é completamente desnecessária.Não quero e não faço das críticas um problema. Estou muito ocupada fazendo o que eu acredito ser o certo. A vida é muito curta ... Tudo que a gente tem  para resolver se torna tão urgente, quando a gente tem noção de que não é eterno , que é vulnerável,que  tem que viver o melhor possível, por não saber quando a gente vai embora dessa vida ou a vida vai embora da gente .A vida é Agora... . Então ... A gente não pode fazer da vida um problema, porque ela é simples, a gente que a complica ..Só se vive uma vez... Viva  a vida !! 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

IMPROVISO...

Improviso... Gosto de brincar de achar sentido das palavras,  nelas mesmas,separando em partes . Se a gente fizer isso, com improviso a gente pode ver que impro/viso,nos remete a visão improvável.Nesse raciocínio, improviso, passa a ser a visão improvável de uma situaçao.Tem gente que não consegue improvisar. Tem gente que se expõe a tantas regras que quando o improvavel acontece, se desespera, ou acha uma regra para agir diante daquilo que não se tem controle.  Interessante gente assim, que faz tudo dentro de padrões estabelecidos, num controle insano de tudo, sem expontâneidade.Imprevistos vão ocorrer sempre, a gente pensa que tem o controle só porque tem a capacidade de planejar e muitas das vezes conseguir executar bem o que planeja. A gente não controla nada, tem somente a ilusão que pode fazer isso. Sair  bem das muitas situações em que os imprevistos acontecem sem desesperar ou botar o plano todo a perder, é saber lidar com o inesperado é ter uma visão improvável de algo que pelas circuntâncias ficou fadado ao fracasso.Tem gente que numa situação imprevista não sabe de jeito nenhum , fazer algo que salve, ou seguir em frente  , desiste, e dá por perdida toda a jornada , por um item que saiu do ''controle''. A gente não sabe o que vai acontecer no segundo seguinte , mas, planeja o dia todo, como se pudesse controlar tudo. A gente tem que improvisar,quando for preciso, porque imprevistos  são parte da vida. A gente tem que saber usar as coisas improváveis a nosso favor. A gente precisa ter jogo de cintura e dançar conforme a música . Afinal, todo dia a vida nos convida a dançar e a vida é a dança que a gente faz. Quem não lida bem com o imprevisto e a consequência dele, que é o improviso, não consegue lidar com um plano que ''deu errado''.A vida é muito curta para que a gente deixe o que acontece com a gente atrapalhe tudo. A gente só tem essa vida para viver, só se vive uma vez...  A hora é agora!! Ainda há tempo de fazer valer ... Viva a vida !!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

LIVROS....

Livros... Os livros sempre fizeram parte da minha vida.Quando era pequena lia  para tentar adormecer,virava noites  lendo. Acho que gente é como um livro . Muitas pessoas julgam a gente pela capa. Outros leem a gente e não entendem. Há os que  leem e gostam  e os que nao gostam.  A gente  escreve todo dia um capítulo da nossa história. A gente tem todo dia uma página em branco, e a gente  é quem decide o que vai ser escrito. Nesse livro a gente muitas vezes vai ter que fazer ressalvas, porque nem sempre o que a gente escreve  nele é bonito, feliz, agradável e sem sofrimento. Mas, coisas assim, são parte do contexto  junto com muitos personagens, pessoas com quem a gente interage. Não sei da vida de ninguém sei da minha vida, quem me lê me conhece porque sou muito verdadeira. Tem gente que vive de ilusão e escreve uma história centrada nisso , a gente se engana , até perceber que as atitudes não são condizentes com o discurso delas. Aí é triste porque a pessoa se engana e a gente fica enganado até ler o texto e o contexto e analisar as ações . Livros... pessoas... Parte intengrantes de um livro maior e escrito por DEUS que sabe juntar todas as páginas dos autores que ele delega dando o poder e a liberdade  para que  de certa forma todos  escolherem seu próprio destino. Um livro que tem histórias de todos nós, história da humanidade toda , que DEUS começou  no princípio do planeta terra.Meu livro , eu não sei quantas páginas faltam para terminar, DEUS é quem sabe. Meu livro não sei o que vai acontecer daqui a um segundo, confio em DEUS, que sempre escreve certo e  a gente lê torto. Enquanto há vida , há esperança de preencher estas páginas  da melhor maneira possível, da forma mais leve , mais livre, sem culpas, cobranças ,sem peso, é assim que eu quero escrever minha história. Quero ler todo dia o capítulo , para que no outro dia eu possa escrever melhor , porque infelizmente, nesse livro, escreveu , está escrito , não dá para apagar,dá para fazer algo que minimize o estrago, e de certa forma corrija a história. Desse jeito, faço tudo de acordo com o que creio, de acordo com o que acho certo e continuo na escrita , querendo e fazendo com que cada cada capítulo seja melhor escrito. Dar o melhor de mim, esforçar  e me empenhar o máximo, acreditar que DEUS escreve essa história comigo, é só o que eu posso fazer.Livros...Histórias... Vidas... Simplicidade complicada , que a gente tem para viver .... Viva a vida !!!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PROCURA... BUSCA

Procura... Busca ...Quem procura acha, é o que o ditado diz.Há um verso na bíblia que diz que a gente vai encontrar DEUS quando buscá-lo de todo coração.  A gente está sempre buscando algo melhor para a vida. Ninguém quer o pior par si. Tem gente que nessa busca, acha caminhos e coisas que fazem mal a elas e aos outros. Tem gente que nessa busca nunca fica saciado, satisfeito e faz da vida um eterno buscar sem nunca encontrar o que procura. Todo mundo quer ser feliz, e na busca pela felicidade idealizada se sacrifica, se anula, faz tantas concessões que acaba se perdendo . Quem se perde , sai em busca de si , sai em busca de saber quem é, sai a procura daquilo que o identifica. Quem se perdeu pelo caminho, tem a árdua tarefa de procurar dentro de si , alguém que não sabe quem é.Eu já fui caçador de mim... nesse caminho  achei um ser  que todos queriam eu fosse, um ser que não sabia lidar consigo, que não sabia o que queria, que tinha se esquecido de quem era enquanto tentava agradar todo mundo. Tive que viajar muito dentro de mim para encontrar exaurido quem eu era de verdade e quem eu poderia ser se eu trabalhasse duro. Nessa busca, me aproximei de mim ,de quem eu sou realmente, e me acheguei a DEUS . Quanto mais me conheço mais reconheço a minha necessidade de DEUS. Quando me achei pude buscar de todo coração o DEUS que se mostra na biblia, que se mostra para mim de tantas maneiras e se relaciona comigo .Eu ainda busco ser uma pessoa melhor , ainda busco ser uma pessoa que serve os outros, que não esquece de si,É dificil para quem tem tendencias a se anular, pensar em si e achar o equilibrio entre o egoismo e o exagero em se doar aos outros. Tudo tem que ter equilibrio.... Procurava o equilíbrio , enquanto tentava me equilibrar entre o que eu sou e o que os outros esperavam de mim. Quando percebi  que eu não era o poço dos desejos, que eu não tinha que atender as expectativas alheias, foi libertador , foi bom demais. Tirei um peso enorme de mim...Achei a paz,o alívio de quem não tem culpa e está livre para viver sem carregar o mundo nas costas. Hoje, ajudo no que posso, sirvo com prazer ,  me empenho, dou o meu melhor .Mas, nada de sacrifícios, de querer agradar tanto a ponto de me anular e esquecer quem sou. A vida é uma eterna busca, é uma procura continua por tantas e tantas coisas.... A gente não pode esquecer de viver de fato, por buscar tanto. Pena, que a vida não é um site de buscas , que a gente encontra respostas para tudo... Talvez ,seria muito chato, se assim fosse.A gente tem que buscar viver de modo que tenha equilíbrio em tudo. Buscar correr menos atrás do que  prejudica e mais do que faz a gente sentir bem. A gente tem que  buscar o  desapego dos pesos e culpas...  A gente  tem que Procurar uma vida Mais do que essa vidinha mais ou menos  que a gente leva e tem potencial de melhorar se a gente der uma chance para  que isso aconteça. A vida é agora e oferece um monte de oportunidades , basta a gente saber encontrar... Viva a vida!!

domingo, 12 de janeiro de 2014

SERVIÇO

Serviço... Diz o ditado que quem não vive para  servir não serve  para viver . Concordo e pratico o que esse ditado diz. Muita gente acha que eu me deixo explorar ,que os outros se aproveitam de mim. Talvez, até aconteça isso. Mas, faço de coração ,consciente de que estou fazendo aquilo que acho certo,  que acredito e me faz feliz. Muita gente só vê o trabalho que dá servir os outros, eu vejo uma oportunidade de partilhar um pouco de mim. Não me pesa em nada, sinto prazer em ver que contribuí para que alguém se sentisse melhor. É bom demais poder servir, me sinto honrada. Servir é bom  e me ensina a ser menos egoísta, menos preocupada comigo, menos  ensimesmada. Servir é saudável, faz bem para quem serve e para quem é servido. Machado  de Assis escreveu:-"A gratidão de quem recebe é sempre menor que o prazer daquele que o faz", e é bem  assim que eu me sinto quando me disponho a doar meu tempo , meu trabalho , em qualquer serviço. A vida é muito curta para que a gente não a curta intensa e plenamente. A gente precisa valorizar os momentos, as pessoas e com atitudes de serviço mostrar que  se importa. A vida vale mais a pena quando a gente faz  valer. Viva a vida!!

sábado, 11 de janeiro de 2014

REFEIÇÕES...

Refeições...Refeição é alimento. Alimento  é o que  dá energia ao corpo. A refeição além de ser uma necessidade  básica, é um ritual de compartilhamento.Numa refeição, as pessoas estão sempre relacionando com o outro, mesmo que esteja sozinho. Quando  se faz uma refeiçao, ainda que seja natural, esse alimento sempre passa por alguém.   Quando a gente convida  uma pessoa para comer  com a gente divide com ela , não só um espaço no tempo, mas, um pouco da gente . É durante uma refeição que a gente celebra , comemora. Talvez, por isso, quando JESUS pediu para ser lembrado, celebrado, ele pede que os seus discípulos façam uma ceia em memória DELE. Desde o preparo até chegar ao destino final, a refeição é um dividir de vida. Uma refeição  é uma interação em que a comida e a mesa unem as pessoas. Nem sempre quem a gente privilegia e convida para estar com a gente durante uma refeição vai ser amigo verdadeiro, ou não vai fazer algo que nos magoe , ainda que a gente  avise . O exemplo de Pedro na bíblia, que durante a última ceia foi avisado que negaria 3 vezes  a JESUS, mesmo sabendo negou. Quem sabe , o exemplo de Judas sirva para gente ficar atento, porque ás vezes quem come com a gente é o que vai passar uma rasteira e trair na primeira oportunidade. Certo é que os são convidados a sentar á nossa mesa , que comem com a gente é  quem  a gente tem apreço. A vida é curta!!! A vida foi  feita para ser dividida, servida e sorvida ... A vida foi feita para que a gente  curta cada momento,comemore sempre a presença das pessoas , a presença da vida .  Viva a vida !!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

RUAS...

Ruas... Rua é um caminho com um nome para que a gente ache um endereço. A gente passa por muitas ruas  ao longo da vida. A rua da vida da gente corta , cruza ,atravessa, outras ruas de outras vidas. A gente pode escolher o endereço da nossa alma. Conheço gente que mora na rua do mal humor e é super infeliz, não vê que se quiser pode sair de lá para uma rua num endereço melhor. Conheço gente que mora na rua da negatividade, e nao consegue ver que pode morar em um lugar que faça a vida melhor. Eu já morei na rua da depressão, até que decidi mudar para a rua do eu vou sair dessa. Morei na rua da murmuração,  resolvi mudar para rua da gratidão. A gente pode mudar sempre que precisar, e o aluguel , o preço que se paga  é sempre menor se a gente mudar para melhor. Nunca morei na rua da amargura, mas infelizmente, conheço gente que está tão acostumada a morar lá que acha que lá é um bom lugar. A gente tem que saber que quando  está no caminho certo , no endereço correto, o coracão  tem paz , mesmo se os outros acharem que o endereço da gente está completamente errado. A gente tem que estar onde a gente se sente em paz, de bem com a vida, isso independe dos outros gostarem do nosso endereço. Ás vezes, as nossas escolhas não vão agradar as pessoas e a gente não é obrigado satisfazer  as expectativas alheias, apesar de que a gente  se sente melhor quando isso acontece. Nas ruas da vida, nos caminhos do coracão a gente tem que  aprender  que os melhores endereços são aqueles que  fazem da gente  pessoas melhores, mais saudáveis , mais felizes. Quem escolhe onde morar, a vizinhança que quer ter é a gente. DEUS nos ajuda, mas deu esse poder de escolher o caminho onde a gente quer ir, o endereço em que a alma, o coracão vai morar . A vida é agora ... Sempre é tempo de aproveitar e celebrar a vida.Sempre é tempo de mudar , sempre é tempo de ir para um lugar melhor .A gente pode passar por muitas ruas, visitar muitas pessoas , mas ,a gente não pode esquecer que  rua  que a gente vive é aquela que a gente  escolhe .Viva a vida!!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

LUZES

Luzes... A luz causa encantamento nas pessoas. Crianças e adultos se deixam levar pela luz. Tempo de festas no fim do ano a gente é bombardeado por toneladas de luz. Esse facínio do homem pela luz, faz com que ele crie mecanismos para expandir , difundir e expargir a luz, de modos tão brilhantes que o encantamento se perpetue e atue como bem e nao somente como beleza. Infra-vermelho, lazer, sao fachos de luz que podem ser usados para cura, quando bem empregados. Desde o mais simples pisca pisca, ou mesmo  o efeito de clarear a escuridão, a luz sempre  modifica o ambiente. Um ambiente iluminado é  mais seguro, menos perigoso, já que  á luz fica mais fácil desviar daquilo que poderia servir de tropeço no escuro. A mesma luz que tanto beneficia pode cegar quando mal utilizada. Então a gente volta para  a premissa tão usada , que diz que as coisas são o que a gente faz delas. O uso que a gente   faz da luz, é o que  faz dela uma coisa boa ou ruim. O que a gente faz com a luz que a gente tem é que faz diferença na  vida.Todo mundo tem luz, uns acendem essa luz, outros a  apagam.  Tem gente que resolve se deixar apagar por mesquinharias, maus atos, e dão desculpas para ter atitudes ruins, escolhem ter uma luz falsa em nome do falso carácter. Outros mesmo com as circunstâncias agindo contra eles, deixam se iluminar pelo certo e com isso iluminam aos que estão ao seu redor. O que a gente tem que fazer é nao deixar a luz da nossa vida apagar ainda que tudo ao  nosso redor seja escuridão. A gente pode e deve ser luz primeiro para gente e depois para os que se deixaram contagiar pelas augruras da vida e enfraqueceram sua luz diante das tristezas, dos acontecimentos da vida. Antes que a nossa luzinha se apague  de vez , a gente  tem que fazer de tudo para brilhe e deixe brilhar , para  que nunca perca o encantamento pelas descobertas, pelas pessoas, pela vida. A gente pode  fazer desse fachozinho de luz, chamado vida algo que seja cada dia mais iluminado... basta a gente querer... basta a gente direcionar a luz sempre  rumo ao bem ,em direção ao melhor ... Viva a vida!!!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

RETRATOS...

Retratos...Retratar não é tratar de novo. Retratar pode ser descrever alguém ou algo, tirar uma fotografia e também pode ser  se desculpar com alguém que se ofendeu com nossa atitude.Quando alguém descreve o outro, tira uma fotografia ou se desculpa tem que se relacionar com o mundo e as pessoas. Retratos de todo os jeitos fazem parte da vida.Retratos contam histórias. Retratos guardam lembranças boa e ruins. Retratos tem sempre relação com imagem.Quando a gente vê uma fotografia, a gente tem o momento eternizado em imagem. Gosto de retratos, de recordar com  eles  um passado próximo ou distante. Gosto de me retratar quando ofendo alguém, não para preservar a imagem que as pessoas fazem de mim, mas preservar a imagem que eu tenho de mim. Gosto de descrever as pessoas da melhor maneira, não  quero ter atitude de só ver  o que há de  ruim nos outros.A vida tem a imagem que a gente quiser ter dela. A gente sempre pode escolher o que fazer da vida. A vida é agora!! A imagem que a gente quer ter nao depende do que a gente tem , mas, do que a gente é ...Ser é sempre melhor que ter!.. Viva a vida !!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

MARCAS

Marcas... Tudo  que acontece com a gente deixa marcas, ainda que essas marcas sejam mínimas, e sejam esquecidas com o tempo . O tempo é um grande propagador das marcas, das positivas e das negativas. Marcas que a gente carrega pela vida a fora , numa bagagem de experiência, de aprendizado. As marcas são parte integrantes do que a gente é, muitas atitudes que a gente tem são devido á elas. Gente marcada  negativamente, é gente sofrida, gente que precisa de restauração.Eu,  lembro bem da marca que  a minha professora do Pré fez em mim. Ela destruiu um relógio de tampa de margarina que   era a liçao de casa e eu tinha feito sozinha, minha mãe achava que era assim que tinha de ser feito. Por esta causa, eu, até hoje, não consigo ler as horas rápido em relógios analógicos. Aconteceu há 40 qnos atrás e eu ainda sofro as consequências das marcas que a dita professora deixou. Outro dia, conversando com um amigo depois de mais de 20 anos  de perda de contato, ele me disse que eu gostava de falar , que isso era uma coisa positiva. Nisso, eu disse a ele que sempre lembrei dele positivamente, porque ele conversava comigo. Foi bom saber que a gente tinha levado com a gente as boas marcas da amizade,que não se perdeu no tempo.Tive outro amigo que já morreu, ele quando no auge  das suas dores sempre me ligava, dizia que eu o alegrava e aliviava a situaçao dele. Num desses telefonemas eu disse que eu era sua palhaça de plantão, porque eu o fazia rir e todo mundo ria de mim. Ele me disse que não era assim, que eu o ajudava a levar a vida melhor e isso de fazer  as pessoas rirem era um dom. E desde então,eu não me acho tão ruim. Marcas positivas que meus bons amigos deixaram em mim que me motivam e inspiram. A gente tem que sobreviver ás marcas negativas que deixam na gente para seguir em frente . A vida é feita de muito mais que marcas, a gente supera por mais negativas que elas sejam e por mais que elas tenham consequencias permanents. A gente é muito  mais que as marcas que estão com a gente. A vida da gente é escrita pelo que a gente faz com tudo que acontece, a gente decide o que fazer dela e com ela. A gente será marcado e deixará marcas. Enquanto isso...O mundo gira, o tempo passa, a vida continua... Viva a vida !!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

JEITO DE VER ...

Jeito de ver... A gente tem a ilusão de que todo mundo vê como a gente. A gente sabe que o modo ver as coisas , assim como de definí-las depende  do jeito que se vê. Cor é uma coisa que  cada um tem preferência, e tem gente que prefere não ver , tem gente que não vê , ou distingue direito. Mas, a cor não deixa de ser cor por isso, o jeito de vê-la , sim. Respeitar os diferentes e as diferenças faz parte da vida. A gente não pode sair por aí metralhando quem não concorda, pensa, ou age como a gente. A gente não pode sair por aí ,( mesmo quando acha que tem o jeito certo de ver ) ,detonando todo mundo que  não acredita no que a gente  crê. O que a gente pode fazer é viver de acordo com a nossa fé, nossa crença para que atitudes mostrem a verdade. Argumentar de forma sadia, expor as ideias sem impor, sem enfiar o dedo na cara, é um coisa boa, assim como ouvir os argumentos dos outros com respeito e educação.  JESUS, é  um exemplo disso, ele convivia com todo tipo de gente e convivia bem, aceitava as pessoas, respeitava sua opinião. A gente nunca lê na bíblia, que JESUS, enfiou o dedo na cara e disse que era do jeito dele e pronto. JESUS, deixava as pessoas livres para escolher e quando elas escolhiam , ELE as respeitava, não recriminava. Hoje, tem gente fazendo o contrário em nome DELE. A gente tem que exercer a tolerância, porque a gente mesmo é cheio de defeitos, de atitudes erradas.  A gente tem que ter empatia e tratar as pessoas como a gente gosta de ser tratado. A vida é muito curta para que a gente não a curta. A vida passa muito rápido para que a gente  a leve por aí de forma pesada e ''forçando barras'', em lutas inglórias que não levam a nada. A gente pode viver em paz, a vida todo dia nos convida a isso... Cabe a gente aceitar o convite ... Viva a vida!!

domingo, 5 de janeiro de 2014

ANDANÇAS

Andanças... olhei no espelho do tempo e vi o quanto andei... Como eu andei !! Vi o reflexo de alguém mais maduro, mais velho, mais experiente, vivido. Vi meus amigos da juventude que me falaram que eu estava bem, que eu estava ali  e querendo ser gentis diziam que eu estava do mesmo jeito. Do mesmo jeito?Não!! De jeito nenhum!! Estou diferente demais, apesar de ainda manter minha essência. Meu reflexo é uma imagem que eu nem vi o tempo construir, ainda acho que tenho tempo, mesmo não tendo todo tempo pela frente .Vou andando nessa vida e nas andanças que eu faço, percebo sem convencimento algum,  que andei por muitos caminhos, fiz escolhas, sou o que me permiti ser. Vi  as risadas que eu dei, as lágrimas que eu verti , o tobogã de emoções que eu senti e vi que valeu... Caminhei, rumo a lugares que me  fizeram ser o que sou , concluí que  meu passado é parte integrante do meu presente ...Eu vi meu reflexo no espelho do tempo e me vi tão eu , tão diferente  e tão igual em tantas coisas. Vi que mesmo perdido nas marcas do tempo, o meu relfexo ainda mostra que eu sou eu, e  ali comigo fielmente DEUS . Vi uma pessoa com muitos defeitos e com qualidades que só quem me conhece pode ver ... Andei demais, mas, não me perdi nas andanças , nas voltas que a vida deu. E cheguei a conclusão , que depois de tanto tempo, e de tudo que me aconteceu, é bom ver que eu ainda estou lá , que ainda sou eu . O tempo passa, e a gente passa com ele por muitas coisas. Mas, a gente sobrevive, a gente supera, suplanta, a gente caminha , anda. O importante é saber que a gente é gente , não é super herói. Pelo  caminho, a gente erra, aprende, magoa e é magoado, perdoa e muitas vezes, não é perdoado... Anda ...E como anda!! A vida é um ciclo...A vida é urgente!! Cabe a gente saber viver, caminhar para promover a saúde da gente e dos outros. Cabe a gente andar dignamente , de forma a ser mais leve , mais livre, mais pleno. A vida é o que a gente faz dela. Eu resolvi ver minha andança de um jeito mais positivo para ter uma vida  bem mais feliz... Tem coisas que só a gente pode fazer... a gente pode fazer valer !!  Viva a vida!!!

sábado, 4 de janeiro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS ....

Perguntas e respostas... A gente  está sempre cheio de perguntas, e muitas  não se tem a resposta de imediato. A dúvida é inerente ao ser humano. A dúvida é o que instiga a procura da resposta, do caminho do rumo. Olho sol e me pergunto como ele pode sobreviver a ele mesmo? Como eu vou sobreviver a mim ? Não que me compare ao sol, nao que eu me ache o centro da terra. Sou o centro das perguntas feitas e das questoes sem resposta.Sou  um poço sem fundo de ideias curiosas que inspiram a questionar mais e mais , buscando o saber. Quem dera a gente pudesse ser tão brilhante e luminoso como o sol... Quem dera..... Quem dera a gente pudesse esquentar os que tem frio , estimular a fotossintese da humanidade . A gente é isso , perguntas e respostas, uma indefinição ambulante , que DEUS vai dando seu toque especial. A gente é isso um pedaço de vida em eterna mutação.  A gente quer resolver tanta coisa... A gente tem pressa  quer solucionar toos os conflitos e dielmas, quer aprender a fazer as escolhas, pois estas, interferem no que a gente é , no que a gente vai viver e tudo isso interage com o mundo. Olho para o sol e penso como ele fica lá no alto e não cai?Olho para mim e penso  como eu posso permanecer em pé ante a tanta coisa que acontece? Percebo que quanto mais olho para mim, preciso exercer minha fé em DEUS. Não num deus de rituias e culpa , não num deus carrasco, que pune e amedronta. Não no deus que esmaga e prende . Percebo  que necessito do DEUS real, que sabe quem eu sou e que se mostra a mim tão vivo... Um DEUS que me faz pensar , que me faz ter perguntas .e como um pai sensato, á medida que o filho cresce , vai explicando o que precisa aprender. Preciso demais desse DEUS que não se limita a paredes, nao se limita a lugares... Preciso do DEUS vivo que  se preocupa com as pessoas e me faz comungar com elas. Um DEUS que liberta da culpa, do medo , de mim e dos outros .....Questiono o mundo e tudo que nele há, questiono a mim , reflito para melhorar, vejo DEUS bem perto ...O DEUS que tem todas as respostas  e todas as perguntas ...  A gente é fruto da criatividade divina... A gente é pergunta sem resposta ... É assim que eu vejo a vida...  estou livre para pensar ... Sou  devota do DEUS que me instiga o pensamento,e a buscar quem eu sou , para que eu possa me achegar a ELE. Sou devota do DEUS próximo que me entende, me ensina , se relaciona comigo , que me ama, sem cobrar , sem querer nada em troca ,que não discrimina , apenas aceita, recebe acolhe , perdoa, liberta Cada pergunta tem resposta , se a gente procurar a gente acha... eu acho muitas respostas na vida , mas acho tambem muitas respostas em DEUS. Funciona para mim. A gente tem que ser mais correto , mais gentil , mais gente porque as perguntas mais complicadas são reveladas no conviver com os outros, no cotidiano, no simples. A vida é agora!!! A vida é muito curta !!O jeito é a gente respirar fundo  e ir vivendo o mais plenamente possível  porque  um dia, assim como o sol brilha no céu, cada  pergunta vai encontrar sua resposta.Viva a vida !! 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ENFOQUE...

Enfoque...Tudo na vida da gente é uma questao de enfoque . O jeito que a gente  percebe o mundo é diretamente  relacionado com enfoque que a gente tem dá á vida. Dependendo do enfoque, o mundo ao redor muda. Enfoque é tão somente o ''focar em ''', nossa visão das coisas.A maturidade dá a percepção desse ''focar em'', desse dicernimento. Se a gente firma o olhar em algo, a gente só consegue ver aquilo que em que fixou o olhar e não vê as possibilidades, as potencialidads , as coisas todas ao redor. Outro dia, uma pessoa compartilhou  que tinha mandado um de seus filhos, em férias, arrumar o quarto,e saiu para o trabalho. O filho, quando  a pessoa retornou  tinha comido muitos doces escondido e  o quarto continuava do mesmo jeito. A pessoa perguntou :- O que eu faço com essa criatura? respondi que ela deveria conversar. Depois pensei, o foco foi na bagunça do quarto, na realidade que refletia a desobediencia e o descumprimento de uma regra, uma ordem. E daí que o quarto esteja bagunçado?Era férias do filho, podia relaxer um pouco. Não que seja o caso dessa pessoa,mas, tem gente que só vê a bagunça... tem gente que só enxerga o caus... tem gente que não consegue ver nada de bom. Tem gente que foca no triste, no dram, no infeliz,no amargo, no sem cor do mundo. E aí não vê que a vida não é tão ruim, que ela pode ter cor, que pode ter momentos de felicidade simples e pura. Tem gente que não sabe curtir essa grande e louca Aventura que é a vida. Tem gente que entra nessa viagem e não consegue olhar para a janela. Tem gente que no meio da viagem se impõe tantas regras, cobranças, pressões, que não consegue carregar tanta bagagem, tanto peso acumulado desnecessariamente. O enfoque que a gente dá as coisas é reflex daquilo que a pensa. Se a gente muda, o enfoque muda e parece que as coisas, pessoas, tudo muda ao redor.O que aconteceu de fato é que a gente mudou e o enfoque também mudou, e aí o mundo todo mudou. Transformar é o verbo que a gente precisa conjugar para conseguir encarar a vida de outra forma. Quando isso acontece, a gente se sente mais seguro, mais dono das situações,  dono da própria vida. A vida é uma viagem que a gente faz , e a gente pode escolher não passear, não olhar para a janela, ficar somente deitado no hotel, sem descobrir o que há  de bom e até de ruim.A gente precisa se aventurar mais , usando a sensatez, mudar o enfoque, olhar o céu , brincar de achar formas nas nuvens,fazer coisas que dão prazer, fazer coisas que na simplicidade façam a gente perceber que a vida é boa, que pode ser uma experiência de extremo deleite e não tediosa , irritante, e morosa passage no mundo. DEUS fez tanta coisa linda, teve muuito trabalho para criar o mundo para a gente ficar olhando para o próprio umbigo? Ah...não!! ''Tô fora"!! Quero mais, viver de bem comigo, com DEUS, com o mundo, mudando o enfoque, para transformar aquilo que dentro da gente ,é preciso mudar. A vida é muito boa, se a gente quiser enfocar na bondade da vida . Afinal, tenho que aproveitar a viagem,quero me transformar, mudar o enfoque para não ficar só olhando  fixo . Quero viajar de primeira classe, me permitir mudar o enfoque para ao mudar a mim, o mundo mude. ... Viva a Vida!!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

VÍTIMAS...

Vítimas... Pela vida a fora a gente  vai interagindo com o mundo. Enquanto que essa interação acontece, a gente vai vitimando e sendo vítima das nossas ações. A gente nem repara, vai somente seguindo o fluxo dos acontecimentos e das nossas escolhas. Tem gente que se faz de vitima para tentar se eximir de culpa, tenta chantagear emocionalmente os outros para sair ileso de alguma coisa que incomoda. Esse chantagista, faz vitimas e insere culpa nos outros, somente para se justificar, somente para  se sentir melhor. As vitimas de quem se faz de vítima, nunca são boas o bastante para ele, porque não vê o outro como o outro realmente é. Isso não é bom, fazer dos outros reféns da culpa. A gente só é refém do chantagista emocional, se a gente se deixar vitimar. O problema é achar a imunidade para isso. A gente tem que tomar cuidado para não ter esse comportamento, e judiar das pessoas. Se é inevitável que pela vida, a gente  ao interagir vitime e seja vitima das escolhas e açoes, que isso coopere para o bem, que a gente seja além de vítima agente do bem, da paz, de tudo de melhor. A gente também é vitima daquilo que acredita, daquilo que faz da gente ser agente e gente , daquilo que faz ter sentido de vida, que culmina nas nossas atitudes e escolhas.  A vida é muito curta, e certo é que  tudo que a gente fizer transforma toda a nossa história e pode não ter conserto ou uma nova chance. O tempo da gente ser uma pessoa melhor é hoje. O jeito é a gente fazer o melhor que pode para não vitimar  de mal jeito, nem a gente e nem ninguém. O jeito é ser agente do bem, do que acredita, do certo pelo certo. O jeito é  viver intensamente, sendo mais verdadeiro possivel... O jeito é a gente ser a gente do jeito que a gente é, imperfeito, sem jeito, mas, que preza o que importa. Acho que se a gente  agir priorizando o importante e rejeitando o que faça oposição a isso, o que impede da gente seguir em frente , a gente vai ver que a vida é simples, a gente que a complica. A vida pode ser bem mais leve  e mais fácil do que a gente imagina ...  A gente pode fazer valer ... Viva a vida!!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

NOVO DE NOVO...

Novo de novo ... Sou dessas pessoas que assistem várias vezes os filmes que gosta.Tenho a capacidade de chorar sempre nas mesmas cenas. Espero ansiosa aquela cena e digo comigo, que não vou chorar e choro. O mesmo não acontece com o riso, ás vezes, até dou uma risadinha nas cenas que eu mais gosto. Outro dia, conversando com amigos, eles me disseram que também assistem várias vezes quando gostam de um filme. Então, não sou a única maluca nesse mundo. Como acontece com os filmes, na vida, tem coisas que mesmo repetidas são sempre bem vindas: - Coca cola,Pão de queijo com pernil, strogonoff com arroz e purê da minha tia Marta, encontros com a minha avó Judith, Pão assado da minha mãe, as conversas com meu pai, jogos em  familia. E ainda, a algazarra que as minhas sobrinhas fazem, os beijos apaixonados do meu marido. Tudo se repete mas, há sempre um ''que'' de novidade,por mais que a gente já conheça o enredo. É como se  fosse um filme que a gente gosta, que emociona a gente nas mesmas cenas  e que a gente assiste por gosto.Prefiro ver a vida  como uma boa repetição e se  algo de ruim se repete, o jeito é a gente parar de assistir e tomar uma atitude para mudar. Pior é quando  certas coisas boas param de acontecer porque os protagonistas não estão mais presentes. Repetição boa é o novo de novo, é a vida convidando a gente a se emocionar, é a vida convidando para fazer parte da vida. E á gente, só resta viver,fazer valer o que se repete,e nesse contínuo renovo,  se entregar para viver tudo de novo.