domingo, 19 de janeiro de 2014

ESSÊNCIA...

Essência... Tudo nessa vida tem uma essência. E por mais que a educaçao tenha quebrado e alquebrado a gente tem essa essência. Por mais que as influências de tudo que age na gente faça com que essa essência suma, ela ainda está lá , por mais que a gente a negue e renegue. Lembro de uma fábula que exemplifica isso, chamada O sapo e o escorpião. O sapo e o escorpião estavam no lago. O escorpião diz ao sapo que precisa chegar do outro lado. O sapo, por sua vez, diz ao escorpião que se ele levasse o escorpião o morderia. O escorpião diz que não morderia o sapo e que se fosse assim, ele ia se afogar e não chegaria do outro lado. O sapo acredita no escorpião e pede que ele suba em suas costas para ser levado a outra margem. O escorpião assim o faz. E O sapo entra no lago levando o escorpião. O escorpião, ao ver a margem bem próxima, crava seu ferrão nas costas do sapo e o envenena para a morte. O escorpião olha para o sapo agonizando e  diz que não pode negar sua natureza.Moral da história: A natureza um dia vai aflorar e se a gente confiar vai  ser picado, traído,envenenado. Uma hora a natureza vai aflorar... Tem um filme baseado em fatos reais, chamado Buddy, que conta a história de um gorila que foi criado como humano, ele fazia tudo certinho, até que um dia, a natureza aflorou e ele começou a atacar as pessoas , inclusive sua dona.  se quiser assistir clica no link http://cineinsite.atarde.uol.com.br/filme/filme-fichatecnica.php?id_filme=5326  . A gente também e assim, um dia a gente por mais controlado que a gente seja , vai vacilar e deixar a natureza aflorar. Infelizmente, quando isso acontece, não acontece somente para que a gente faça coisas boas. Mas, assim como a natureza/essência aflora para ao mal, ela também vai aflorar para o bem. No meu caso, eu pego os problemas dos outros para mim, e os torno meus, compro briga. Faço isso, sem ver e muitas vezes me prejudico e me decepciono. Tenho aprendido com maturidade que a gente tem que ajudar, sem que haja prejuízo ou sacrifício. A gente tem que investir nas pessoas,isso não dá respaldo para que a gente se desgaste demais. Ainda que essa seja a minha essência, o aprendizado tem me ensinado que  os problemas dos outros , são dos outros , que eu sou limitada e não posso fazer muito, por isso não devo pegar problema para mim , tenho que selecionar bem as causas que vou defender, para fazer isso bem feito.Outra coisa que é da minha essência é querer me expressar, gosto de um bom papo, gosto de interagir com as pessoas, adoro movimento. Muita gente me critica por isso , muita gente tenta me tolir, porém, é fato que a gente não tem  muito controle dessa essência, é mais forte do que a gente. Quando viu, a gente já fez. A gente tem que ser a gente, porque não vale reprimir o que a gente tem de bom. A gente tem que reprimir nossa essência ruim, para que a boa apareça. A gente não pode perder nossa essência do bem. A espontaneidade, a simplicidade tem que existir, senão a gente morre sufocado por tanta coisa que não deixa a gente ser como a gente é por mera convenção e conveniência. .  A vida é curta demais para que a gente não a curta. A vida passa num segundo e a gente tem que se sentir realizado, usar a nossa essência para o bem. A escolha de como usar a nossa essência, tirar vantagem dela para o bem, é totalmente nossa. Afinal de contas, quem cultiva sua boa essência, cultiva valores, princípios ,o melhor do mundo, é verdadeiro e não vive de aparências ... A gente tem que fazer coisas para que haja uma válvula  de escape,afim de dar vazão á  nossa  essência e esta aflore  sem prejuízo, para o bem, aflore para celebrar a vida que há dentro da gente.. A vida nos convida para ser simplesmente ... Viva a vida !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário